Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro continuação 3: Cadastro de tratamentos, Diagnósticos...

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Voltar para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro continuação 2: Classificação, unidades de medida...


Cadastro de tratamentos[editar | editar código-fonte]

Para acessar o Cadastro de Tratamento acesse o menu Arquivo/Tratamentos do diagnóstico. Os tratamentos são indicações de procedimentos terapêuticos contra patologias ou limitações físicas. O Cadastro de Tratamentos tem o objetivo de possibilitar a inserção de nomes e instruções de quaisquer tratamentos que você deseje. Este cadastro é pré-requisito para o Cadastro de Diagnósticos, caso você queira que o sistema indique tratamentos para seus diagnósticos. Durante a execução do Exame você terá a opção de selecionar qual a “quantidade” do procedimento terapêutico que será aplicada, essa quantidade pode ser a posologia de um medicamento, repetições de um exercício, dentre outras. Veja um exemplo de aplicação dos tratamentos: para um diagnóstico de patologia postural, a Escoliose, possíveis tratamentos seriam aulas de alongamento, exercícios para região lombar, dentre outros.

Cadastro de Tratamentos

(a) Tela de listagem de dados. Apresenta os tratamentos previamente cadastrados. Para inserir um novo tratamento clique no botão Insert e para visualizar ou editar os detalhes de um tratamento já cadastrado, selecione-o e clique no botão Enter. (b) Tela de detalhamento de dados. Informe o nome do tratamento no campo Descrição e as instruções que serão exibidas para o avaliador e para o avaliado.

Cadastro de diagnósticos[editar | editar código-fonte]

Para acessar o Cadastro de Diagnósticos, acesse o menu Arquivo/Diagnósticos do Procedimento. Acessando o cadastro, na primeira tela, Listagem de Dados, é exibida uma lista dos diagnósticos (patologias) já cadastrados. O mecanismo de operação desta tela foi apresentado no início deste capítulo, é o mesmo das demais telas deste tipo. Neste cadastro, você pode cadastrar as conclusões de seus processos de diagnóstico, ou seja, quais as patologias que você identifica ao final de um processo de análise. O cadastramento dos diagnósticos é pré-requisito para o Cadastro de Procedimentos que será descrito a seguir. Para completar o cadastro de diagnósticos você pode informar além do nome do diagnóstico, que deve ser tão claro quanto possível, os possíveis tratamentos, previamente cadastrados, e as instruções para o avaliador e para o avaliado. Caso você inclua, no momento da execução do exame, os possíveis tratamentos neste cadastro, para cada diagnóstico selecionado o sistema irá exibir os tratamentos recomendados e o avaliador terá a opção de selecionar quais são os mais indicados para cada paciente.

Cadastro de Diagnóstico

Tela de detalhamento de dados. Nesta tela devem ser selecionados quais tratamentos recomendáveis para cada diagnóstico. Note que a lista de tratamentos cadastrados já deve ter sido previamente cadastrada e o mesmo tratamento pode ser utilizado para um ou mais diagnósticos.


Cadastro de vistas auxiliares[editar | editar código-fonte]

Para acessar o Cadastro de Vistas auxiliares, acesse o menu Arquivo/Vistas auxiliares. Acessando o cadastro na primeira tela, a de Listagem de Dados, é exibida uma lista das vistas (imagens) já cadastradas. O mecanismo de operação desta tela foi apresentado no início deste capítulo, e é o mesmo das demais telas deste tipo. As vistas são recursos visuais, em foto ou vídeo, que podem ser digitalizados para viabilizar a execução dos processos de diagnóstico por fotogrametria. Além disso, essa digitalização armazena todo histórico de fotos e vídeos dos avaliados, viabilizando futuras comparações de evolução. Alguns exemplos de vistas são fotos do avaliado em postura Anterior Ortostática, Lateral Curvado a Frente, Lateral Sentado, dentre outras.

Cadastro de Vistas

Tela de detalhamento de dados. Nesta tela você deve definir se a vista é a mesma para ambos os sexos ou é distinta a partir do campo de segmentação da vista. Você pode inserir fotos ou vídeos como exemplos para auxiliar no processo de execução do teste. O campo Tamanho da foto define o tamanho das fotos (não os vídeos) a serem salvas, tanto para o exemplo no Assistente de Exames quanto para as vistas que serão efetivamente usadas na avaliação do paciente. O botão Carregar salva a vista no cadastro.


Cadastro de procedimentos[editar | editar código-fonte]

Para acessar o Cadastro de Procedimentos, acesse o menu Arquivo/Diagnósticos do Procedimento. Acessando o cadastro na primeira tela, a de Listagem de Dados, é exibida uma lista dos procedimentos já cadastrados. O mecanismo de operação desta tela foi apresentado no início deste capítulo, e é o mesmo das demais telas deste tipo. O Cadastro de Procedimentos é utilizado para que você selecione quais são as Vistas e possíveis Diagnósticos do procedimento a ser realizado. Tanto as Vistas quantos os Diagnósticos já devem ter sido previamente cadastrados nos cadastros apropriados. Um procedimento é uma seqüência de passos, descritos pelas instruções inseridas no cadastro de cada uma das Vistas e dos possíveis Diagnósticos. Um exemplo de procedimento seria a Avaliação Lateral Ortostática, que demanda a análise das vistas “Foto Lateral Direita Ereto” e “Foto Lateral Esquerda Ereto”.

Cadastro de Procedimentos

Tela de detalhamento de dados. Este cadastro tem o objetivo de associar as Vistas e Diagnósticos previamente cadastrados a um determinado procedimento. Lembre-se que um mesmo procedimento pode usar mais de uma imagem para sua análise, assim como pode gerar mais de um diagnóstico. Neste cadastro você conecta o procedimento com a(s) Vista(s) a ser(em) utilizada(s) no procedimento e com o(s) Diagnóstico(s) identificado(s) mediante a observação da(s) vista(s).


Cadastro de exames[editar | editar código-fonte]

Para acessar o Cadastro de Exames acesse o menu Arquivo/Exame.

Acessando o cadastro na primeira tela, a de Listagem de Dados, é exibida uma lista dos exames já cadastrados. O mecanismo de operação, desta tela foi apresentado no início deste capítulo, e é o mesmo das demais telas deste tipo. O Cadastro de Exames tem o objetivo de unificar os vários procedimentos, previamente cadastrados, em um único exame. Exemplo: um exame de postura pode conter procedimentos para análise de escoliose, cifose, lordose e pés, ou podem ser separados em exames distintos tais como coluna e membros.

Cadastro de Exames

Tela de detalhamento de dados. Selecione dentre os procedimentos cadastrados quais serão os procedimentos que farão parte do exame. O tipo de exame que será utilizado para separar os testes por tipo. Lembre-se que o Cadastro de Exames é a última fase do cadastramento e deve ser precedido dos cadastros, de Tratamentos, Diagnósticos, Vistas e de Procedimentos.


Ir para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro continuação 4: Cadastro de questões, questionários...