Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro continuação

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Voltar para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastros

Cadastro de perfis e usuário[editar | editar código-fonte]

Você pode controlar o acesso ao Sistema Vida, mas para isso é preciso configurar o controle de acesso e a partir de então, o acesso ao sistema só será permitido para as pessoas cadastradas. O controle de acesso também permite definir níveis de acesso separados por perfil. Exemplo: o perfil avaliadores daria acesso a todas as funções do sistema, porém o perfil professor poderia permitir somente a visualização dos dados das avaliações e a inserção do resultado de testes simples.


Caso você deseje controlar o acesso ao sistema você deve cadastrar o usuário e o perfil. Dessa forma sempre que abrir o Sistema Vida essa tela será exibida e você deve digitar o usuário (login) e sua senha.


A primeira etapa para utilizar o controle de acesso é criar os perfis. Para isso acesse o menu Arquivo/Perfis de Usuário, dê um nome para o perfil e na tela de detalhamento de dados selecione todas as operações que poderão ser efetuadas pelo perfil. Depois de configurar o perfil acesse o menu Arquivo/Usuários, dê um pseudônimo para o usuário, na tela de listagem de dados, que deve lembrar o nome do usuário e não deve conter acentos ou qualquer outro caractere que não sejam letras, minúsculas ou números. Exemplo: para o usuário André de Paula Ramos o pseudônimo poderia ser andre. Na tela de detalhamento você também deve definir a senha e associar o usuário ao um perfil previamente cadastrado. Depois de associar o primeiro usuário ao um perfil qualquer, o Sistema Vida somente poderá ser acessado informando o pseudônimo e a senha de um dos usuários cadastrados. Por isso, é essencial que você memorize sua senha ou a anote em um local seguro, caso contrário você não poderá acessar o sistema.


Cadastro de Perfis

(a) Tela de listagem de dados. Todos os perfis já cadastrados são listados nesta tela. Para inserir um novo perfil clique no botão Insert e para visualizar ou editar as permissões dos perfis já cadastrados selecione um deles e clique no botão Enter. (b) Tela de detalhamento de dados. A lista de Itens disponíveis exibe os recursos do Sistema Vida que podem ter seu acesso controlado. As permissões atribuídas ao perfil são as que forem adicionadas na lista de Itens escolhidos. Para escolher o item que fará parte do perfil, selecione o mesmo na lista de itens disponíveis e clique no botão “selecionar”, caracterizado por uma mão para a direita. Repita esse processo para todos os recursos que desejar. Além disso, para cada um dos itens selecionados você pode, com um clique duplo com o mouse, nos campos de cor verde (sim) ou vermelha (não), dar permissões operacionais a cada recurso. Essas permissões são: mostrar: permite o acesso ao recurso, ou seja, exibe ou esconde o recurso; incluir: permite a inclusão de um novo registro; alterar: permite alterar um registro já cadastrado; excluir: permite excluir um registro já cadastrado; visualizar: permite visualizar o registro previamente cadastrado.


Cadastro de Usuários

(a) Tela de listagem de dados. Nesta tela são listados os pseudônimos cadastrados que deverão ser informados, juntamente com a senha, para acessar o sistema. (b) Tela de detalhamento de dados. Nesta tela você deve definir a senha (digitando duas vezes) e associar o usuário a um perfil de acesso previamente cadastrado. Caso você utilize o Vida Quiosque, você deve cadastrar pseudônimos para cada avaliado e informar o nome do avaliado no campo apropriado, para que assim eles tenham permissão para acessar suas avaliações pelo Vida Quiosque.


ATENÇÃO: o primeiro perfil criado deve permitir o acesso a todas as funções do sistema. Perfil usualmente chamado de administrador, onde o(s) usuário(s) que for(em) associado (s) a este perfil terá(ão) total controle sobre o sistema. Caso esse perfil não seja criado e associado à pelo menos um usuário, que será o administrador no sistema, seu sistema corre o risco de ter funções importantes bloqueadas. Também não se esqueça que depois de associar um usuário qualquer a um perfil qualquer, o sistema somente poderá ser acessado informando o usuário e senha.

Cadastro de profissões[editar | editar código-fonte]

A função do cadastro de profissões é fornecer uma interface para que o operador do sistema possa cadastrar as principais profissões do grupo alvo de alunos/pacientes da empresa, previamente ao início dos trabalhos de cadastramento de pessoas, que será detalhado posteriormente. O cadastramento prévio de profissões maximiza a velocidade de operação do sistema e diminui a possibilidade de erros de digitação. Entretanto as profissões podem ser cadastradas a qualquer momento, inclusive durante um cadastro de pessoas. Em outras palavras será montada uma lista de profissões que pode ser alterada a qualquer momento durante a operação do sistema.

Para efetuar o cadastramento clique no menu arquivo/profissões. Para se realizar o cadastro digite a profissão no campo inclusão/pesquisa e pressione ENTER. Os procedimentos de alteração, exclusão e pesquisa de registros seguem o padrão descrito no início deste capítulo.

LEMBRE-SE: Erros de digitação devem ser evitados a todo o custo para que os relatórios estatísticos do Sistema Vida não sejam gerados com incoerências. Recomendamos que você padronize o cadastro de operações para facilitar sua operação. Exemplo: sempre cadastre os dados em letras maiúsculas e se for utilizar abreviaturas crie um padrão.

Cadastro de Profissões

(a) Tela de listagem de dados. Nesta tela são listadas todas as profissões que foram previamente cadastradas. Para fazer o cadastramento de uma nova profissão digite o nome da mesma no campo de inclusão/pesquisa e pressione ENTER. (b) Tela de detalhamento de dados. Esta tela tem os mesmos recursos, básicos, presentes em todas as telas desse tipo.


Ir para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro continuação 1