Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastros

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Voltar para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Gráficos de desempenho

Cadastros[editar | editar código-fonte]

Os cadastros são utilitários que permitem a inserção de informações previamente às operações de rotina. As informações inseridas nos cadastros serão armazenadas no banco de dados e o acesso a essas informações poderá ser feito de forma simplificada em várias partes do sistema. A arquitetura dos cadastros é composta por duas janelas, na primeira, a “Janela de Listagem”, é exibida uma lista de registros previamente cadastrados, a fim de possibilitar uma visão geral sobre os dados inseridos. Abrindo um registro, como será explanado a seguir, será aberta outra janela, a “Janela de Detalhamento” para que o operador do sistema possa completar os dados do registro selecionado. O design da janela de detalhamento de dados sofrerá algumas mudanças de um cadastro para o outro, porém o mecanismo básico de funcionamento se manterá o mesmo em todas.

Cadastro de Alunos

Todas as telas de listagem de dados do sistema contam com design semelhante a este. Elas possuem campo para pesquisa/inserção de dados, tabela de dados, barra de manipulação de dados, botão fechar e imprimir. Em alguns cadastros também é exibido o número total de registros já gravados no cadastro.


Como já citado, o design básico dos cadastros é padronizado, eles contam com uma barra de cor vermelha que está localizada na parte inferior de cada janela, juntamente com a tabela de dados. Essa barra é chamada de Barra de Manipulação de Dados, ela possui atalhos para os comandos necessários para operar as funções de:

Inserção: o primeiro botão da barra é o botão de Insert. Clicando nele ou, colocando o foco na Tabela de Dados e pressionando INSERT no teclado será aberta uma janela de inserção/detalhamento de novos registros;

Visualização: para visualizar e/ou editar um registro selecione o mesmo na “Tabela de Dados” com um clique simples com o mouse ou diretamente pelo teclado utilizando as SETAS DE NAVEGAÇÃO. Logo em seguida clique no botão Visualizar na barra de manipulação de dados ou pressione ENTER diretamente no teclado para visualizar o registro selecionado;

Exclusão: para excluir um registro selecione o mesmo na tabela e clique no botão Delete na barra de manipulação de dados ou pressione DELETE, no teclado.

Detalhamento de Dados

Exemplo de tela de “Detalhamento de dados”. Todos os cadastros contam com uma tela de detalhamento de dados, onde a interface básica é a mesma. Os componentes que estão presentes em todas as telas desse tipo são a barra de status e os botões de salvar, cancelar, novo, fecha, imprimir, excluir, registro anterior e posterior. Em alguns cadastros também existem guias utilizadas para organizar as informações por afinidade e para acessar o seu conteúdo é preciso clicar na guia.


Após a edição ou inclusão de qualquer dado é preciso salvar as alterações clicando no botão Salvar ou cancelar as alterações clicando no botão Cancelar. O cancelamento descarta todas as alterações que ainda não foram salvas. Lembre-se de salvar seu trabalho com freqüência para evitar possíveis perdas de dados.

Todas as telas de detalhamento de dados dos cadastros contam com uma barra de status lateral que indica se o cadastro está no modo de inclusão, edição ou está salvo, em modo de consulta. Esse recurso tem a finalidade de aumentar a segurança na operação do sistema mostrando para o usuário o status da operação que está sendo realizada. Nos modos de inclusão e edição a informação ainda não foi gravada e quaisquer falhas como perda de energia elétrica ou mau contato nos dispositivos de interface humana, mouse e teclado, podem acarretar a perda dessas informações não salvas. Logo, é altamente recomendável que o operador do sistema sempre salve seu trabalho freqüentemente ou ative o salvamento automático nas configurações do sistema, como descrito no capítulo de configurações do sistema.

Barra de Status

As barras de status estão presentes em todas as telas de detalhamento de dados. Se um registro estiver sendo somente exibido ele estará em modo de consulta, caso o registro que está sendo analisado sofra alguma modificação a barra de status será exibida como modo de edição. Finalmente, quando um novo registro estiver sendo incluído a barra de status ficará em modo de inclusão, até que as alterações sejam salvas, clicando no botão apropriado.


Convênio de terceirização[editar | editar código-fonte]

Empresas prestadoras de serviços de avaliação física têm o sistema Vida como grande diferencial. O recurso Synchro (In e out) do sistema Vida permite que todas as avaliações físicas realizadas por uma empresa terceirizada possam ser enviadas para a empresa contratante pela Internet. Para isso, a empresa contratante da terceirização precisa instalar o módulo Vida Quiosque nos computadores nos quais as avaliações serão visualizadas. O Vida Quiosque é um sistema que permite que as pessoas responsáveis, assim como os próprios avaliados tenham acesso a todas as avaliações, tudo com a devida segurança ativada por senhas individuais. O pacote Synchro requer a adesão de terceiros ao contrato de utilização firmado entre você e a Requisito Tecnologia. Portanto, caso queira utilizar este recurso consulte a Requisito Tecnologia para mais informações.


Cadastro de turmas e modalidades[editar | editar código-fonte]

É possível que você restrinja o acesso de cada usuário do sistema a determinadas turmas. Esse recurso é utilizado, por exemplo, em clubes onde, além da equipe de avaliação física, os professores de cada turma também têm acesso as avaliações, porém esse acesso só é limitado aos alunos da turma de cada professor. Assim, esses profissionais, não diretamente ligados a avaliação física também podem além de acompanhar os resultados dos alunos, também possam inserir dados de testes diversos tais como força máxima, flexibilidade, resistência, dentre outros. Dessa forma, além das avaliações físicas propriamente ditas, qualquer teste poderá ser registrado no sistema, permitindo um melhor acompanhamento do histórico de atividades físicas do aluno.

Caso você deseje utilizar este tipo de controle você deve cadastrar as modalidades oferecidas e logo em seguida as turmas. Feito o cadastro, durante a avaliação de cada aluno o avaliador deverá informar quais são as turmas que o aluno freqüenta e assim quando os professores dessas turmas acessarem o sistema eles poderão acessar as fichas do aluno. Além disso, as operações que cada profissional pode executar no sistema podem ser definidas. Exemplo: o professor de uma turma pode ter permissão para lançar determinados testes, porém não de efetuar uma avaliação física completa. Caso você deseje utilizar esses controles, cadastre as modalidades no menu Arquivo/Modalidades e logo em seguida as turmas no menu Arquivo/Turmas.

Cadastro de Modalidades

(a) Tela de listagem de dados. Nesta tela é exibida a lista das modalidades que foram previamente cadastradas. Para editar os dados cadastrados selecione o nome da modalidade na tabela de dados, pressione ENTER ou dê um clique duplo sobre a mesma. Para excluir selecione a modalidade na tabela e pressione DELETE, porém caso a modalidade já esteja sendo utilizada em alguma avaliação ela não poderá ser excluída, apenas poderá ser editada. (b) Tela de detalhamento de dados. Esta tela tem os mesmos recursos, básicos, presentes em todas as telas desse tipo.

Cadastro de Turmas

(a) Tela de listagem de dados. Nesta tela é exibida a lista das turmas já cadastradas. Você pode inserir uma nova turma clicando no botão Insert, visualizar ou editar selecionando a turma e clicando no botão Enter e caso a turma não tenha sido associada a nenhum avaliado você poderá excluí-la clicando no botão Delete. (b) Tela de detalhamento de dados. Nesta tela você pode selecionar a modalidade principal da turma, a capacidade de alunos, o horário de início da turma e a duração. Essas informações são utilizadas para que os profissionais possam identificar a turma com maior facilidade durante a avaliação física.


Ir para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro continuação