Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro continuação 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Voltar para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro continuação

Cadastro de responsáveis[editar | editar código-fonte]

Na primeira execução do sistema, devem ser cadastrados os responsáveis pelas avaliações que serão realizadas. Esse cadastramento tem como objetivo informar quem são os avaliadores, e quais são seus dados profissionais. Essas informações são muito importantes, pois os laudos são assinados eletronicamente pelo sistema, ou seja, o nome do profissional responsável é inserido em todos os laudos executados pelo profissional.

Para iniciar o cadastro clique no menu Arquivo/Responsáveis. Será exibida a Janela de Listagem, que contém uma tabela, a Tabela de Dados, onde cada linha da mesma representa um avaliador previamente cadastrado.

O procedimento de cadastramento é simples. Ele deve iniciar digitando-se o nome da pessoa no campo destinado para tal fim, campo de inclusão, e após digitar o nome pressione ENTER, no teclado. Após este procedimento, será exibida a janela de detalhamento de dados.

Nesta janela preencha todos os dados para completar o cadastro, incluindo o usuário, previamente cadastrado, caso você deseje fazer o controle de acesso ao sistema e assinar digitalmente os laudos. Você também pode definir quais são as turmas que o profissional terá privilégio para acessar as fichas dos alunos das mesmas. Caso, você não escolha nenhuma turma, o profissional terá acesso as fichas de todos os alunos, de todas as turmas. Finalize o cadastro clicando no botão Salvar. Caso existam outros avaliadores repita esse procedimento para cada um deles.

Cadastro de Responsáveis

(a) Tela de listagem de dados. Nesta tela é exibida a lista de pessoas que foram previamente cadastradas como responsáveis. Para visualizar ou editar os dados cadastrados selecione o nome do responsável na tabela de dados e pressione ENTER ou dê um clique duplo sobre o nome desejado. Para excluir um responsável selecione o mesmo na tabela e pressione DELETE, porém caso o responsável já tenha realizado alguma avaliação ele não poderá ser excluído, apenas poderá ter seu registro editado. (b) Tela de detalhamento de dados. Dados complementares do responsável tais como nome, número e órgão do registro profissional e os dados de endereço e telefone. É importante preencher todos os dados para possíveis consultas, principalmente os dados de nome e registro profissional, pois os mesmos serão impressos nos laudos das avaliações que foram realizadas pelo avaliador. Defina o usuário, caso você deseje fazer controle de acesso ao sistema e as turmas que o profissional terá privilégio de acessar as fichas dos alunos.


Cadastro de testes e classificações[editar | editar código-fonte]

O Sistema Vida permite que os profissionais da Saúde criem seus próprios testes para avaliar o desempenho de seus alunos/pacientes, tais como Força Máxima e Glicemia. O registro regular dos resultados de testes cria um importante histórico das condições do avaliado e o próprio avaliado tem condições de acompanhar esse histórico, o que tende a incentivá-lo a ter maior comprometimento com seu treinamento ou tratamento. O cadastramento de testes é muito prático e fácil de usar, porém requer cautela para o cadastramento de cada teste. Testes cadastrados considerando todas suas nuances não demandam novos ajustes, são mais fáceis de usar e permitem que o próprio sistema emita com precisão suas classificações. O fluxograma abaixo mostra a seqüência recomendada para o cadastramento dos testes e logo em seguida é apresentado o significado de cada um dos blocos do diagrama. Note que algumas etapas podem ser eliminadas caso não sejam necessárias:

Fluxograma do Cadastro de Testes

O fluxograma mostra os passos para se cadastrar com sucesso um teste. Existem casos onde testes distintos utilizam as mesmas faixas de classificação (ruim, bom, excelente, por exemplo), tabelas de classificação ou unidades. Neste caso, não é necessário re-fazer o cadastro das faixas, tabela ou unidade.

O Banco de Dados padrão do sistema já vem com alguns testes previamente cadastrados como o teste de flexibilidade com Banco de Wells. Esse teste, por exemplo, possui como unidade de avaliação a distância, em centímetros, que o avaliado conseguiu atingir no equipamento que leva o nome do teste. Para esse teste também existe uma tabela de classificação que faz com o que o sistema, além de guardar as informações dos testes realizados e gerar gráficos comparativos, também possa classificar o resultado. Essa tabela possibilita que o sistema classifique o resultado obtido em faixas: Ruim, Bom, Excelente, dentre outras. Você pode utilizar os testes previamente cadastrados no sistema ou pode inserir os seus próprios testes. Como demonstrado no fluxograma acima alguns passos precisam ser executados para o cadastramento dos testes. São eles:


Cadastro de qualificações[editar | editar código-fonte]

Existem inúmeros tipos de testes e cada um deles possui um diferente número de faixas de classificação. As faixas são as possíveis classificações de um teste (bom, ruim, etc.). Além do número variável de faixas, a nomenclatura de cada faixa pode mudar entre testes. Para que o sistema seja capaz de gerenciar essas nuances de forma fidedigna aos testes, o cadastro de faixas deve ser utilizado. Neste cadastro, devem ser criadas as nomenclaturas para cada faixa, sendo que uma mesma nomenclatura poderá ser utilizada para mais de um teste. Veja um exemplo de cadastro de faixas: a pior faixa pode ser denominada “Ruim” para dois testes distintos, tais como Força Máxima e Flexibilidade. Porém, a melhor faixa destes testes pode ser “Excelente” para um e “Muito Bom” para o outro. No Cadastro de Qualificações você configura as faixas, porém a seleção de quais faixas fazem parte de um teste é feita no Cadastro de Tabelas de Classificação, que será apresentado a seguir.

Para acessar o cadastro de Qualificações acesse o menu Arquivo/Qualificações. Note na figura abaixo que além da faixa você pode configurar cores para as letras e para o fundo de cada faixa. Essas cores têm como objetivo facilitar a visualização dos resultados dos exames, já na execução dos testes. Recomendamos utilizar cores e contrastes que facilitem a visualização. Exemplo: Para uma faixa “Ruim” a letra de cor Branca (White) com fundo Vermelho é uma boa opção.

Cadastro de Qualificações

(a) Tela de listagem de dados. Nesta tela são listadas todas as faixas previamente cadastradas. Para fazer o cadastramento de uma nova faixa digite o nome da mesma no campo de inclusão/pesquisa e pressione ENTER. (b) Tela de detalhamento de dados. Esta tela tem os mesmos recursos básicos presentes em todas as telas desse tipo. Você ainda pode configurar as cores de fonte e de fundo para cada faixa. Assim, os processos de configuração e execução do teste se tornam mais intuitivos e simples.


Ir para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro continuação 2: Classificação, unidades de medida...