Manual do Ubuntu/Usando a Central de programas do Ubuntu

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Usando a Central de programas do Ubuntu[editar | editar código-fonte]

Existem inúmeras maneiras de instalar um software em um sistema operacional. No Ubuntu, a maneira mais rápida e fácil de encontrar e instalar novos aplicativos é através da Central de programas do Ubuntu.

Para iniciar o aplicativo, clique no painel Inicial e procure "Central de programas do Ubuntu".

[IMAGEM CENTRAL DE PROGRAMAS DO UBUNTU]

A Central de programas do Ubuntu pode ser usado para instalar aplicativos disponíveis nos repositórios oficiais do Ubuntu. A janela da Central de programas do Ubuntu possui quatro seções:

  • Uma lista de categorias, à esquerda;
  • Um banner na parte superior;
  • Um painel "Novidades" logo abaixo do banner superior;
  • Em seguida, um painel "Recomendado para você ";
  • E finalmente, um painel de "Mais bem avaliados" na parte inferior.

Ao clicar em uma categoria você será levado a uma lista de aplicações relacionadas. Por exemplo, a categoria de Internet contém aplicativos como o navegador Firefox.

Cada áreas em destaque como "Novidades" e "Mais bem avaliados", apresenta ícones de aplicação diferentes. Basta clicar em um ícone para obter mais informações sobre a aplicação ou para instalá-lo. Para ver todos os softwares contidos na área, clique no botão "Mais" no canto superior direito de cada painel.

As três seções no topo da Cetral de programas do Ubuntu representam uma visão atual do seu catálogo de Softwares. Clique no botão "Todos aplicativos" para ver todo os aplicativos instalados, clique no botão "Instalados" para ver uma lista de aplicativos já instalados no seu computador e clique em "Histórico" para ver as instalações e exclusões anteriores organizados por data.

Pesquisando um aplicativo[editar | editar código-fonte]

A Central de programas do Ubuntu exibe diferentes fontes na seção "Todos os aplicativos". Clicando na seta ao lado de "Todos os aplicativos" irá mostrar uma lista de seções individuais, selecionando "Fornecido pelo Ubuntu" irá mostrar os aplicativos livres oficiais. "Para Compra" mostrará os aplicativos disponíveis para compra, e "Parceiros da Canonical" mostrará os aplicativos de parceiros da Canonical, como a Adobe.

Se você estiver procurando por um aplicativo, você já deve saber seu nome específico (por exemplo, o VLC Media Player), ou você pode apenas ter uma categoria geral em mente (por exemplo, a categoria som som e vídeo inclui uma série de aplicações diferentes, tais como conversores de vídeo, editores de áudio e players de música).

Para ajudar você a encontrar o aplicativo certo, você pode navegar pelo catálogo da Central de programas do Ubuntu clicando na categoria do software que você procura. Ao selecionar uma categoria, será mostrado uma lista de aplicativos, algumas categorias têm subcategorias, por exemplo, a categoria de jogos tem subcategorias para simulação e jogos de cartas. Para mover através de categorias, use o botões "Voltar" e "Avançar" no topo da janela.

Como você vê uma categoria de software, você verá uma caixa de pesquisa no canto superior direito da janela. Esta caixa de pesquisa pode ser utilizada para específicar nomes ou pesquisas de palavras-chave dentro desta categoria.

Instalando aplicativos[editar | editar código-fonte]

Depois de ter encontrado um aplicativo que você gostaria de experimentar, a instalação exigirá apenas um clique.

Para instalar um aplicativo:

  1. Clique no botão "Instalar" à direita do pacote selecionado, se você gostaria de ler mais sobre o pacote de software antes de instalá-lo, em primeiro lugar clique no botão "Mais Informações", logo abaixo do software selecionado. Isso vai lhe dar uma breve descrição do aplicativo, bem como uma imagem e links da web, quando disponível. Pacotes adicionais relacionados serão listados abaixo na descrição do aplicativo. Você pode clique em "Instalar" a partir desta tela também.
  2. Após clicar em "Instalar", digite sua senha na janela de autenticação, esta é a mesma senha que você usa para fazer login na sua conta. Você é obrigado a digitar sua senha sempre que instalar ou remover software, a fim de evitar que alguém sem acesso de administrador faça alterações não autorizadas ao seu computador. Se você receber uma mensagem de falha de autenticação depois de digitar sua senha, verifique se você digitou corretamente e tente novamente.
  3. Aguarde até que o Ubuntu termine a instalação, durante a instalação (ou remoção) de programas, você verá um ícone animado de rotação à direita do botão Histórico na parte superior da tela. Este ícone animado é rotulado de "Progresso". A qualquer momento, clicando no botão de "Progresso" na parte superior irá levá-lo a um resumo de todas as operações que estão sendo processadas no momento. Você também pode clicar no "X" para cancelar quaisquer operações listadas.

Uma vez que a Central de programas do Ubuntu terminou de instalar um aplicativo, ele está pronto para ser utilizado. Você pode iniciar o aplicativo recém instalado, indo para o Painel Inicial e digitar o nome do aplicativo na barra de pesquisa.

Removendo aplicativos[editar | editar código-fonte]

Remover aplicativos é muito semelhante à instalação de aplicativos. Primeiro, encontre o aplicativo instalado na Central de programas do Ubuntu, você pode clicar no Botão "Instalados" para ver todos os aplicativos instalados listados por categorias. Vá até o aplicativo que você deseja remover, se você clicar na seta ao lado ao botão "Instalados", você vai encontrar uma lista de fornecedores de aplicativos, que pode ajudá-lo a refinar a sua pesquisa. Você também pode digitar palavras-chave na busca campo para encontrar rapidamente aplicativos instalados, ou você pode pesquisar por data na Guia "Histórico".

Para remover um aplicativo:

  1. Clique no botão "Remover" na direira do aplicativo selecionado.
  2. Digite sua senha na janela de autenticação, semelhante à instalação de aplicativos a remoção de aplicativos requer sua senha para ajudar a proteger o seu computador contra alterações não autorizadas. O pacote será então colocado em fila para a remoção e aparecerá na seção progresso até que ele termine de remover.

Histórico de aplicativos[editar | editar código-fonte]

A central de programas do Ubuntu mantém o controle dos aplicativos já intalados na seção Histórico. Isso é útil se você quiser reinstalar um aplicativo previamente removido e não se lembra o nome do aplicativo. Há quatro botões na seção: "Todas as alterações", "Instalações", "Atualizações" e "Remoções". Se você clicar na seta ao lado de um dia, uma lista de pacotes individuais serão exibidos, juntamente com o que foi feito com eles e a hora.

Aplicativos Recomendados[editar | editar código-fonte]

A central de programas do Ubuntu recomenda aplicativos baseados em outros instalados em seu sistema. Quando você ativa recomendações, uma lista de aplicativos instalados localmente será enviado periodicamente para os servidores da Canonical. Recomendações aparecerão no mesmo painel. Se você quiser desativar essas recomendações, vá em "Visualizar ‣ Desativar Recomendações".