Manual do Ubuntu/Gestão de software no Ubuntu

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Manual do Ubuntu
Ir para: navegação, pesquisa

Gestão de software no Ubuntu[editar | editar código-fonte]

Instalar software no Ubuntu é muito fácil neste sistema operacional. Este capítulo descreve a forma como o Ubuntu gerencia instalação de software e como ele mantém todos os software.

Sistema gerenciador de pacotes[editar | editar código-fonte]

O Ubuntu e várias outras distribuição Linux usam um conjunto de ferramentas de software chamado de sistema de gerenciamento de pacotes, ou gerenciador de pacotes. Um gerenciador de pacotes é uma coleção de ferramentas que tornam a instalação, exclusão, atualização e configuração do software mais fácil. Um sistema de gerenciamento de pacotes tem um banco de dados de software chamado de repositório de software, onde são organizados em uma coleção chamada de pacotes. Estes pacotes, além de software, contêm informações importantes sobre o próprio software, tais como o nome do software, descrição, versão, nome do fornecedor, e uma lista de várias dependências em que o software se baseia para a instalação correta. 

A maioria dos outros sistemas operacionais requerem que o usuário compre softwares comerciais (on-line ou através de uma loja física) ou procurar na Internet uma alternativa livre (se estiver disponível). O arquivo de instalação deve então baixado, verificado sua integridade, e localizado no computador, seguido pelo processo do usuário por meio de uma série de instruções de instalação e opções. Um sistema de gerenciamento de pacotes remove a interação do usuário a partir destas etapas e automatiza a maioria, se não a totalidade, do processo de instalação. 

Ubuntu vem com um sistema de gerenciamento de pacotes chamado Advanced Packaging Tool(Ferramenta avançada de pacotes) ou apt

Conforme discutido anteriormente, o Ubuntu oferece uma ampla gama de aplicações para o seu trabalho diário, com um conjunto básico de aplicações para tarefas comuns, como navegar na Internet, verificar e-mail, ouvir música, e organização de fotos e vídeos. Às vezes, você pode precisa de um nível extra de especialização, por exemplo, você pode querer retocar suas fotos, software para executar o seu negócio, ou jogar novos jogos. Em cada um destes casos, você pode procurar por um aplicativo, instalá-lo e usá-lo normalmente sem nenhum custo extra. 

Por padrão, o Ubuntu fornece um ponto centralizado, com duas maneiras diferentes para procurar os repositórios para pesquisar, instalar e remover softwares: 

  • Central de programas do Ubuntu; 
  • Linha de comando apt-get

Central programas ubuntu

Ícone da Central de programas do Ubuntu

A central de programas do Ubuntu torna a pesquisa, instalação e remoção de aplicações fáceis e convenientes; é na maioria das vezes o software de gerenciamento de aplicativos utilizado por iniciantes e experientes usuários do Ubuntu. É altamente recomentado a Central de programas do Ubuntu para pesquisar, instalar e remover aplicativos, embora você ainda pode usar a linha de comando apt-get ou instalar e usar o aplicativo Synaptic package Manager. O Ubuntu torna a instalação do software de forma one-click, processo no qual é preciso de somente uma etapa ao usar a Central de programas do Ubuntu.