Manual do Ubuntu/Conectando-se

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Manual do Ubuntu
Ir para: navegação, pesquisa

Conectando-se[editar | editar código-fonte]

Esta seção do manual irá ajudá-lo a verificar a sua conexão com o Internet e a configurar quando necessário. O Ubuntu pode se conectar à Internet usando uma rede sem fio, conexão dial-up ou conexão com fio. O Ubuntu também suporta métodos de conexão mais avançados, que serão brevemente discutidas no final desta seção.

Uma conexão com fio é quando o computador se conecta à Internet usando um cabo Ethernet. Isso geralmente é ligado a uma tomada de parede ou um dispositivo de rede, como um switch ou um roteador.

A conexão sem fio é quando o computador se conecta à Internet usando uma rede wireless sem fio, geralmente conhecida como Wi-Fi. A maioria dos roteadores já vêm com uma rede sem fio, como fazem a maioria dos laptops e netbooks, por causa deste, a Wi-Fi é o tipo de conexão mais comum para estes tipos de dispositivos. A conectividade sem fio torna laptops e netbooks mais portáteis quando se tem a liberdade de mover-se para diferentes cômodos de uma casa ou até durante uma viagem.

A conexão dial-up é quando seu computador usa um modem para conectar-se a Internet através de uma linha telefônica.

Gerenciador de Rede[editar | editar código-fonte]

Para conectar-se à Internet usando o Ubuntu, você precisará usar o utilitário Gerenciador de Rede. O Gerenciador de Rede permite que você ative ou desative as conexões de rede, gerencie redes cabeadas e sem fio, e abrir novas conexões de rede, como dial-up, banda larga móvel, e VPNs.

Gerenciador rede

Gerenciador de rede do Ubuntu

Você pode acessar o Gerenciador de Rede clicando no ícone encontrado no painel superior. Este ícone pode se encontrar diferente, dependendo do seu estado de conexão atual (Status da rede Ubuntu). Ao clicar neste ícone irá revelar uma lista de conexões de rede disponíveis, a conexão atual (se houver) terá a palavra "Desconectar" logo abaixo dela. Você pode clicar em "Desconectar" para se desligar manualmente desta rede.

Este menu também permite que você visualize detalhes técnicos sobre a sua atual conexão ou editar todas as configurações de conexão. Na imagem acima, você vai ver uma marca de seleção ao lado de "Habilitar rede", desmarque esta opção para desativar todas as conexões de rede. Selecione "Habilitar Rede" para ativar a rede novamente, isto pode ser muito útil quando você é obrigado a desligar todas as rede, com ou sem fio, como em um avião.

Estabelendo uma conexão com fio[editar | editar código-fonte]

Se você já se encontra on-line neste momento (indicado pelo ícone de conexão do Gerenciador de Rede na parte superior do painel, ou simplesmente abrindo um navegador e obtendo sucesso ao acessar alguma página da Internet), então você não precisa fazer nenhuma configuração desta seção, caso contrário, então continue lendo.

Caso você tiver um cabo Ethernet em execução a partir de uma tomada de parede ou de rede dispositivo como um switch ou roteador, então você vai querer configurar uma conexão rede com fio no Ubuntu.

Para se conectar à Internet com uma conexão com fio, você precisa saber se a rede suporta DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol, em português, Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede). DHCP é um protocolo para o seu computador para que a rede seja configurada automaticamente para acessar uma Internet. DHCP geralmente é configurado automaticamente no seu roteador, esta geralmente é a maneira mais rápida e fácil de estabelecer uma conexão com a Internet. Se o seu roteador não está configurado para usar DHCP, vamos aprender em breve a configurar uma rede manualmente.

Conexões automáticas com DHCP[editar | editar código-fonte]

Se a sua rede suporta DHCP, então você já pode configurar para acesso online. Para verificar, clique no ícone do Gerenciador de Rede, deve haver uma opção com "Conexão com fio 1", Se a opção "Conexão com fio 1" aparecer logo abaixo, seu computador está conectado e, provavelmente, com configuração DHCP. Se a opção "Desconectar" aparece em cinza por baixo da seção de rede com fio, olhe abaixo para ver se uma opção chamada "Conexão com fio 1" aparece na lista, se assim for, clique sobre ela para tentar estabelecer uma conexão com fio.

Para verificar se você está online, clique no ícone do Gerenciador de Rede no painel superior e selecione a opção Informações da Conexão. Você deverá ver uma janela que mostra detalhes de sua conexão. Se o seu endereço é exibido como 0.0.0.0 ou começa com 169.254, em seguida, o seu computador não configurado com sucesso através do DHCP. Se ele mostra um outro endereço (por exemplo, 192.168.219.133), então é provável que a sua conexão DHCP foi bem sucedida. Para testar sua conexão de Internet, você pode abrir o navegador Firefox e acessar uma página na internet.

A configuração manual de endereço estático[editar | editar código-fonte]

Se sua rede não suporta DHCP, então você precisa conhecer algumas informações antes de obter acesso a internet.

  • Endereço IP: Este é um endereço exclusivo utilizado para identificar o computador na rede. Um endereço IP é sempre fornecido em quatro grupos de números separados por pontos, por exemplo, 192.168.100.10. Quando conectar utilizando DHCP, este endereço vai mudar periodicamente (por isso o nome "dinâmico"). No entanto, se você tiver configurado um endereço IP estático, o seu endereço de IP nunca vai mudar.
  • Máscara de rede: Diz o tamanho da rede à qual está sendo conectado. Ele é formatado da mesma forma como o endereço IP, mas geralmente é algo como 255.255.255.0.
  • Gateway: Este é o endereço IP do dispositivo que sua máquina irá acessar para o acesso à Internet. Normalmente, este será o endereço IP do roteador.
  • Servidor DNS: Este é o endereço IP do servidor DNS (Domain Name Service, em português, Sistema de Nomes de Domínios). Servidor DNS é o endereço que o computador usa para resolver endereços IP para os nomes de domínio. Por exemplo o dominio: http://www.ubuntu.com resolvendo com DNS seria: 91.189.94.156. Este é o endereço IP do site do Ubuntu na Internet, o DNS é usado para você não precisar lembrar endereços IP. Os nomes de domínio (como ubuntu.com) são muito mais fáceis de lembrar. Você vai precisar de pelo menos um endereço de servidor DNS, mas você pode inserir até três endereços no caso de um servidor indisponível. Se você não sabe os endereços de servidor DNS do seu provedor, o Google tem servidores de DNS que qualquer pessoa no mundo possa usar gratuitamente.

Para configurar manualmente uma conexão com fio, clique no ícone Gerenciador de Rede e selecione Editar Conexões. Certifique-se de que você está olhando para a aba Com fio. A lista já pode conter dados, como "Conexão com fio 1" ou um nome similar. Se existe uma conexão na lista, selecione-o e clique no botão Editar, se nenhuma conexão estiver na lista, clique no botão Adicionar. Para adicionar uma conexão, você precisará fornecer um nome para a conexão, isto irá distinguir a conexão que está sendo adicionado de quaisquer outras conexões adicionais no futuro, no campo "Nome da conexão", escolha um nome que melhor identifique a conexão para você.

Editar conexẽos no Ubuntu

Para configurar uma conexão:

  1. Certifique de que a opção Conectar automaticamente está selecionada.
  2. Alterne para a aba Configurações IPV4.
  3. Altere o método para "Manual".
  4. Clique no botão Adicionar ao lado da lista vazia de endereços.
  5. Digite seu endereço de IP no campo abaixo do cabeçalho de Endereço.
  6. Clique à direita do endereço IP, diretamente abaixo do cabeçalho Máscara de rede e digite a sua máscara de rede, caso você não sabe a máscara de rede, "255.255.255.0" é o mais comum.
  7. Clique à direita da máscara de rede diretamente abaixo do cabeçalho Gateway e digite o seu endereço de gateway.
  8. No campo Servidores DNS logo abaixo, digite o endereço do seu servidor (s) DNS. Se você cadastrar mais de um servidor DNS, separe-os com vírgulas, por exemplo: "8.8.8.8, 8.8.4.4".
  9. Clique em Salvar... para salvar as alterações.

Quando você retornou para a tela de Conexões de rede, a sua conexão recém criada agora deve estar listada. Clique em Fechar para retornar à Área de Trabalho. Se a sua conexão foi configurada corretamente, o ícone Gerenciador de rede deveria ter mudado para mostrar uma conexão com fio ativa. Para testar se sua conexão está corretamente configurado, basta abrir um navegador web.

Wireless[editar | editar código-fonte]

Se o seu computador está equipado com uma placa sem fio (Wi-Fi) e você tem um rede sem fio por perto, você pode configurar uma conexão sem fio no Ubuntu.

Conectando-se a uma rede sem fio pela primeira vez[editar | editar código-fonte]

Se o seu computador tem uma placa de rede sem fio, você pode se conectar a uma rede sem fio rede. A maioria dos laptops e netbooks tem uma placa de rede sem fio embutida.

O Ubuntu geralmente é capaz de detectar qualquer rede sem fio ao alcance do seu computador. Para ver uma lista de redes sem fio, clique no ícone Gerenciador de rede. Sob o título "Redes sem fio" você deve ver uma lista de redes sem fio disponíveis. Cada rede será mostrada por seu nome e um sinal à esquerda, mostrando a sua força de sinal. O medidor de sinal se parece com um conjunto de barras semelhante ao que é visto ao ver a intensidade do sinal de um telefone celular. Simplificando, quanto mais barras, mais forte o sinal. Para provar a velocidade e a confiabilidade de sua conexão sem fio, tente se aproximar de seu roteador ou ponto de acesso sem fio.

Uma rede sem fio pode ser aberta a qualquer pessoa, ou pode ser protegido com uma senha. Um pequeno cadeado será exibido pela barra de sinal se houver rede sem fio protegida por senha, ou seja, você precisará de uma senha correta, a fim de se conectar a estas sem fio segura redes.

Para se conectar a uma rede sem fio, selecione a rede desejada clicando em seu nome dentro da lista. Este será o nome que foi usado durante a instalação do roteador sem fio ou ponto de acesso. A maioria dos provedores de internet fornecem roteadores pré-configurados com um adesivo sobre eles detalhando o nome da rede sem fio atual e a senha.

Se a rede não está protegido (isto é, o medidor de sinal não mostra um pequeno cadeado), a conexão deve ser estabelecida dentro de alguns segundos, e sem nenhuma senha necessária. Se a conexão for bem sucedida, o ícone muda para exibir um medidor de sinal. Uma mensagem de notificação na tela também aparecerá informando que a conexão foi bem sucedida. Se estiver protegido por uma senha, o Ubuntu irá exibir uma janela chamada de "Autenticação necessário na rede sem fio", como na imagem (Wi-fi no Ubuntu), isto significa que uma senha válida é necessária para se conectar a rede.

Se você souber a senha, digite-o no campo Senha e clique em no botão Conectar. Ao digitar a senha, ela será obscurecida para evitar que outras pessoas visualize a senha enquanto você digita. Para verificar os caracteres que estão entrando para a senha, você pode visualizar a senha, marcando a caixa de seleção Mostrar senha. Uma vez que a senha é digitada, clique no botão Conectar. Se a conexão for bem sucedida, o ícone mudará para um medidor de sinal. Uma mensagem de notificação na tela também aparecerá informando que a conexão foi bem sucedida.

Se você entrar com a senha incorretamente, o Gerenciador de Rede vai fazer mais uma tentativa de se conectar a rede, e a janela "Autenticação necessário na rede sem fio" irá aparecer para que você possa digitar a senha novamente. Você pode selecionar o botão o Cancelar, para abortar a conexão.

Depois de ter estabelecido com êxito uma conexão sem fio, o Ubuntu irá armazenar essas configurações (inclusive a senha) para tornar mais fácil para se conectar a esta mesma rede sem fio no futuro.

Conectando-se a uma rede sem fio salva[editar | editar código-fonte]

O Ubuntu vai tentar conectar-se automaticamente a uma rede sem fio no se houver configurações salvas, tanto sem fio aberta e segura redes.

Se você tem inúmeras redes sem fio salvas em seu computador, o Ubuntu pode optar-se em conectar a uma rede, enquanto você pode querer se conectar a outra rede. Para remediar esta ação, clique em no ícone do Gerenciador de Rede. A lista de redes sem fio aparecerá junto com os seus indicadores de sinal. Basta clicar a rede à qual você deseja conectar e o Ubuntu irá desconectar da rede atual e tentar se conectar com a rede que você tiver selecionado.

Se a rede é segura e Ubuntu tem os dados de conexão (senha da rede) amazenados, o Ubuntu irá se conectar automaticamente. Se os dados de conexão sobre rede não estão armazenadas, ou estão incorretas, ou mudaram, então você será solicitado a digitar a senha da rede novamente.

Se a rede está aberta (não exige nenhuma senha), tudo isso ocorrerá automaticamente, e a conexão será estabelecida.

Conectando a uma rede sem fio oculta[editar | editar código-fonte]

Em alguns ambientes, pode ser necessário se conectar a uma rede sem fio oculta. Estas redes ocultas não são visíveis como as outras redes sem fio, e, portanto, seus nomes não vão aparecer na lista de redes sem fio disponíveis, mesmo se elas estão no alcance. Para se conectar a uma rede sem fio oculta, você irá precisar do nome e os dados de segurança do administrador de rede ou provedor de rede.

Para se conectar a uma rede sem fio oculta:

  1. Clique no Gerenciador de Rede no painel superior.
  2. Selecione "Conectar-se a rede sem fio oculta". Será aberto a janela "Conectar a rede sem fio oculta".
  3. No campo Nome da rede, digite o nome da rede. Este é também conhecido como o SSID (Service Set Identifier, em português, Identificado de serviço). Você deve digitar o nome exatamente como foi entregue a você. Por exemplo, se o nome é "Ubuntu-Wireless ", digitando "ubuntu-wireless", a conexão irá falhar, pois as letras "U" e "W" são ambas em maiúsculas.
  4. No campo da Segurança sem fio, selecione uma das opções. Se a rede não é segura (não exige senha), deixe o campo definido para "Nenhum". Se você não sabe o configuração correta para este campo, provavelmente você não conseguirá conectar a rede sem fio oculta.
  5. Clique no botão "Conectar". Se a rede é segura, será solicitado uma senha. Com todos os detalhes de conexão corretos, a rede deve, em seguida, conectar, e você receberá uma notificação informando que foi conectado com sucesso.

Como é o caso de redes sem fio visíveis, rede sem fio oculta configurações são salvas depois que uma conexão é realizada com sucesso. Em seguida, sua rede sem fio oculta conectada aparecerá na lista de conexões salvas. 

Habilitando e desabilitando sua rede sem fio[editar | editar código-fonte]

Por padrão, o acesso sem fio é ativado se você tiver uma placa sem fio (Wireless) instalada no seu computador. Em certos ambientes (como em aviões), você pode precisar desativar temporariamente o seu cartão sem fio. 

Para desabilitar a rede sem fio, clique no ícone do Gerenciador de Rede e desmarque a opção Habilitar Rede sem fio. A rede sem fio agora ser transformado será desabilitada, e seu computador não irá mais procurar redes sem fio. 

Para habilitar sua rede sem fio, basta selecionar a opção Habilitar rede sem fio. O Ubuntu irá então começar a procurar redes sem fio automaticamente, se você estiver no alcance de uma rede salva, você será automaticamente conectado. 

Muitos Laptops/Notebooks modernos também têm um botão físico que fornece uma maneira de ativar ou desativar rapidamente a rede sem fio.  

Alterar uma rede sem fio existente[editar | editar código-fonte]

Às vezes, você pode querer alterar as configurações de uma rede sem fio salva, por exemplo, quando a senha da rede sem fio foi alterada. 

Para editar uma conexão de rede sem fio salvo:  

  1. Clique no ícone do Gerenciador de rede e selecione "Editar conexões..."  
  2. Uma janela "Conexões de Rede" será aberta. Clique na aba "Sem fio".  
  3. Por padrão, redes salvas estão em ordem cronológica, com as mais recentemente conectadas ao topo. Localize a rede que deseja editar, selecione-a e clique no botão "Editar".  
  4. O Ubuntu agora irá abrir uma janela chamada "Edição <nome da conexão>", onde <nome da conexão> é o nome da conexão que você está editando.  
  5. Acima das abas, há um campo chamado "Nome da conexão", onde você pode alterar o nome da conexão para um nome mais reconhecível.  
  6. Se a opção "Conectar automaticamente" não estiver selecionada, o Ubuntu irá detectar a rede sem fio, mas não tentará uma conexão até que seja selecionado a partir do menu Gerenciado de rede. Marque ou desmarque esta opção como necessário.  
  7. Na aba "Sem fio", você pode precisar de editar o campo "SSID". Um SSID é o nome da rede de conexão sem fio, se este campo não está definido corretamente, o Ubuntu não será capaz de se conectar à rede sem fio em questão.  
  8. Abaixo do campo "SSID" é um campo "Modo". O modo de "Infra-estrutura" significa que você está conectado a um roteador sem fio ou ponto de acesso. O modo "adhoc" significa que a conexão será de um computador a outro computador.  
  9. Na guia "Segurança sem fio", você pode alterar o campo de Segurança. A seleção marcada como "Nenhum" significa que você está usando uma rede aberta que não requer uma senha. Outras seleções nesta guia pode exigir Informações adicionais:
    1. Chave WEP de 40/128 bits é uma configuração de segurança mais antiga, ainda em uso por alguns dispositivos sem fio mais velhos. Se a sua rede utiliza este método de segurança, será necessário inserir uma chave no campo "Chave" que aparecerá quando este modo estiver selecionado.  
    2. Frase secreta WEP de 128 bits é a outra configuração de segurança antiga, semelhante a citada acima. No entanto, em vez de ter uma chave, o administrador da rede deve uma senha para se conectar à rede.   
    3. WPA & WPA2 pessoal é o modo mais comum de segurança para redes sem fio. Uma vez que você selecionar este modo, você terá que inserir um senha no campo "Senha".

Se o seu administrador de rede requer LEAP, WEP dinâmico ou WPA e WPA2 empresarial então você vai precisar de ter a ajuda do administrador com esses modos.  

  1. Na aba "Configurações IPv4", você pode alterar o campo Método de "Automático (DHCP)" para "Manual" ou um dos outros métodos. Para configurar as configurações manuais (também conhecido como um endereço estático), consulte a seção acima sobre a configuração manual para conexões de rede com fio.   
  2. Quando terminar de fazer alterações na conexão, clique em "Aplicar" para salvar suas alterações e fechar a janela. Você pode clicar em "Cancelar" a qualquer momento para fechar a janela sem salvar as alterações.   
  3. Por fim, clique em "Fechar" para retornar ao ambiente de trabalho.

  Após clicar em "Aplicar", as alterações feitas para a conexão de rede entram em vigor imediatamente.

Outros métodos de conexão[editar | editar código-fonte]

  Há outras maneiras de se conectar com o Ubuntu:

  •   Com o Gerenciador de rede, você pode configurar conexões de banda larga móvel para se conectar à Internet através de sua operadora de dados de celular.
  •   Você pode se conectar a redes de linha de assinante digital (DSL), um método de conectar à Internet através de sua linha de telefone através de um modem.
  •   É possível também no Gerenciador de rede, estabelecer uma conexão de rede virtual privada (VPN). Estes são mais comumente utilizados para criar um conexão segura com uma rede local de trabalho.