Magic: The Gathering/Anatomia de uma carta

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Existem vários modelos diferentes de organização visual do card (carta), mas o mais comum atualmente é o apresentado ao lado>>


  • Nome do card: É o nome específico do card, o título dele.

Obs.: Só pode existir NO MÁXIMO 4 cards com um mesmo título em seu deck (baralho) para jogar.

  • Custo de mana: Mana é o recurso do jogo, usado para pagar (invocar) as mágicas. O custo pode ser de mana incolor, como no exemplo ao lado, aonde se tem um numero no meio de um círculo incolor (cinza na verdade). Custo de mana incolor quer dizer que você pode pagar com mana de qualquer terreno. O custo pode ser de mana colorida, aonde se terá um círculo da cor referente e internamente um pequeno desenho. Os desenhos serão: uma árvore para mana verde, uma bola de fogo com cauda para mana vermelha, um crânio humano para mana preta, uma gota d'água para mana azul, um sol radiante para mana branca. O custo de mana colorida não é traduzida em números e sim em quantidade de círculos referentes. Por ex.: Custo de 4 manas verdes seriam no card 4 círculos verdes com árvores. Este tipo de custo só pode ser pago com terrenos que geram mana daquela cor.
  • Imagem abaixo do nome do card: É um desenho que representa o card, foi feito por algum artista, é possível ele ser famoso ou reconhecido, a pedido da Wizards of the Coast LLC.
  • Linha de tipo: Mostra o tipo do card. Ele pode ser: terreno, criatura, artefato, feitiço, encantamento, mágica instantânea, planeswalker ou uma combinação destes tipos. Exemplo de combinação.: Criatura Artefato, muito comum no jogo. Essa parte também mostra o supertipo e o subtipo. O supertipo vem antes do travessão ex. "Lendária" e "Básico" em: "Criatura Lendária — Humano Guerreiro" e "Terreno Básico — Floresta" . O subtipo vem depois do travessão, seriam os "Humano Guerreiro" e "Floresta" no exemplo anterior. Muitos cards NÃO vêm com supertipo e/ou subtipo.
  • Símbolo da expansão: Mostra a coleção de Magic: The Gathering a qual o card pertence. No card da imagem acima a coleção é a Magic 2011. Pela cor de preenchimento do símbolo se mostra o nível de raridade daquele card. Cores e níveis de raridade: preto (ou branco) é comum, prateado é incomum, dourado é raro, alaranjado é mítico raro.
  • Caixa de texto: Essa parte fala os efeitos e/ou habilidades do card, se houver custo para ativa-los também aparece aqui, tudo isso em texto normal. O texto em itálico, ou é para relembrar o funcionamento de uma habilidade comum (que nem sempre vem explicada, por ex. "Voar") ou para mostrar algo do Mundo de Magic.
  • Poder / Resistência: Essa parte é somente para os cards que pertencem ao tipo Criatura. Poder é o ataque da Criatura, o quanto ela causa de dano. Resistência é a defesa (ou vida), é o quanto de dano ela tem que receber no MÍNIMO e num MESMO turno para ser destruída (nem sempre isso acontece pois mágicas podem impedir).

Obs.: Os cards de tipo Planeswalker no lugar de Poder e Resistência tem os Marcadores de Lealdade.

  • Info. técnica do card: Aqui mostra ao lado do pequeno desenho de um pincel o artista responsável pelo desenho que representa o card. Abaixo disto vem o nome da detentora dos direitos de Magic: The Gathering. Em seguida aparece o número do card na coleção ao qual pertence.


Obs. Importante: A borda (moldura) do card pode ser preto ou branco e isso não influi na jogabilidade, é somente uma diferença de coleções.