Magic: The Gathering/Condições de vitória e derrota

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Condições de vitória e derrota[editar | editar código-fonte]

  • A qualquer momento um jogador pode conceder (desistir do jogo e perder).
  • A primeira condição básica para um jogador perder o jogo é ter 0 ou menos pontos de vida. Supondo que alguma carta o mantenha vivo enquanto ele tem 0 ou menos pontos de vida, a perda de vida e dano ainda são contados. O jogador não pode pagar pontos de vida se ele tiver zero ou menos, também não pode pagar mais pontos de vida do que os pontos que lhe restam. Por exemplo, se uma carta pede que se pague quatro pontos de vida para ativar uma habilidade, e o jogador tiver dois pontos de vida ele não pode pagar dois para ativar um "meio-efeito".
  • A segunda condição básica para um jogador perder o jogo acontece quando o jogador é obrigado a comprar uma carta e o grimório não tem mais cartas, ou quando compram-se mais cartas do que o que resta no grimório. É possível o jogador ter cartas que permitem não comprar mais cartas depois que o grimório acabou, evitando que ele perca o jogo.
  • Algumas cartas antigas trazem a regra dos marcadores de veneno. Quando um jogador tem 10 ou mais marcadores de veneno ele perde o jogo.
  • Se um jogador entrar numa situação em que ao mesmo tempo ele ganha e perde a partida, ele perde o jogo. É uma situação extremamente rara de acontecer. Note que isso não quer dizer empate, o empate só acontece se os dois jogadores perdem ao mesmo tempo. Em magic é impossível dois jogadores ganharem o jogo ao mesmo tempo, não existe nenhuma combinação de cartas que crie esta situação.
  • Se alguma situação envolvendo efeitos de cartas cria uma repetição infinita de eventos que nenhum jogador pode interromper, o jogo termina empatado. Também é uma situação rara de acontecer. Dois exemplos são citados na pilha de mágicas.
  • Existem cartas que dão condições alternativas para ganhar ou perder o jogo, trazendo um texto que diz "Você ganha o jogo" ou "Você perde o jogo". Anjo de Platina não é um exemplo disso, pois ele não força o fim do jogo, mas força a quebra das regras.
  • A carta "Anjo de Platina", quebra todas as regras de derrota e vitória, não permitindo que você perca o jogo ou que o seu oponente ganhe o jogo de nenhum jeito, a menos que você desista do jogo. Enquanto o Anjo de Platina estiver em jogo, mesmo que você atinja uma das condições para perder o jogo, o jogo continua. Os dois jogadores podem ter esta carta em jogo e a menos que uma delas saia do jogo, o jogo não termina.