Mário Ferreira dos Santos
Wikilivros, manuais e livros didáticos gratuitos.
Este livro tem como objetivo guiar o leitor através da atividade de Mário Ferreira dos Santos como autor, tradutor, filósofo e importante pensador pitagórico brasileiro do século XX.
O estudo está dividido em seções introdutórias, que oferecem uma síntese da produção artística do pensador e do contexto em que ela surgiu, bem como uma série de fichas que comentam mais detalhadamente cada uma das obras.
No que diz respeito às obras filosóficas, o objetivo principal do livro é dar conta da forma mais completa possível do processo criativo que esteve na base de cada uma das obras que não se perderam, identificando as fontes das obras e os elementos possíveis (ie.: o público, o cliente, a censura, o talento particular de um ator) que contribuíram e condicionaram a forma como as obras nos foram transmitidas.
Para uma discussão mais sobre a vida de Mário Ferreira dos Santos, consulte a entrada biográfica na Wikipédia.
Índice
[editar | editar código-fonte]- 1. Introdução
- Prefácio
- Contexto histórico
- Visão geral das obras
- Decadialética e pentadialética
- Estudos sobre Mário Ferreira dos Santos e suas obras
- 2. Obras filosóficas
- Filosofia concreta
- Homens da tarde
- Texto sendo iniciado () - Livro que ainda não apresenta nenhuma informação que possa ser utilizada; ainda está no começo de uma elaboração.
- Texto em criação () - Estágios iniciais do surgimento de uma idéia e especificação de seu conteúdo; já possui informações úteis.
- Texto em maturação () - Já tem a boa parte do conteúdo, ao mesmo tempo que passa pela restruturação dos itens com a possível adição de itens novos.
- Texto desenvolvido () - Em processo de finalização, com poucos trechos a serem desenvolvidos.
- Texto abrangente () - Atingiu grande maturidade, podendo inclusive já ser utilizado; no entanto, ainda pode passar por pequenos acréscimos.