Logística/Movimentação de materiais/Equipamento/Equipamento de identificação e comunicação automática/Comunicação automática, sem papel/Light e computer aids

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


A utilização de light e computer aids (ver Figura 1 e Figura 2), tem como objectivo reduzir o tempo de procura, recolha e documentação, de preparação e selecção de pedidos, aumentando, assim, a eficiência do processo (Tompkins et al., 1996, p. 266). O tempo de procura é reduzido através da iluminação automática de um display, instalado no local de armazenagem ou de recolha de materiais. O tempo de recolha é reduzido através da exibição da quantidade de material necessária, no display. O tempo de documentação é reduzido, quando o operador pressiona num botão, situado no mesmo local, informando o computador que o pedido foi concluído. O resultado deste sistema automatizado, reflecte-se na eficiência da selecção e preparação de pedidos, tendo o sistema uma taxa de 600 pedidos, por hora laboral. Os displays pode ser integrados em equipamentos como; bin-shelving, flow rack e carousel systems.

Estes sistemas dispõem, também, de um ecrã instalado em cada estação de armazenamento, onde é projectada a configuração do contentor de armazenamento. No compartimento onde o pedido deve ser processado, o display é iluminado e exibe a quantidade de material que deve ser processada. Estes sistemas também são utilizados em pequenos sistema de recuperação e armazenamento automatizado.

O objectivo dos light e computer aids é planear a selecção e preparação de pedidos. Contudo, pressupõe-se um desafio para os operadores: com a utilização destes sistemas, o trabalho torna-se muito mais simples e espontâneo, logo, mais aborrecido e até aviltante para muitos operadores.