Logística/Gestão de devoluções/Custos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


O mercado está cada vez mais competitivo e globalizado, isto leva a que a eficiência e a produtividade assumam papéis vitais no sucesso de uma empresa.

Nestes últimos anos as empresas investiram muito em logística, perceberam que a logística assume um papel muito importante para todo o processo de produção, a pré-transacção, transacção e pós-transacção do produto e que uma boa logística pode fazer com que o custo do produto seja reduzido.

A isto tudo existe um custo associado. Neste momento os custos de qualidade estão incluídos nos custos logísticos, que são: custos de inspecção, custos de revisão, custos de devolução do produto (despesas com a recepção e substituição do produto não conforme), custos decorrentes da reparação e serviços previstos na garantia do produto, custos decorrentes da investigação de queixas por parte dos clientes, mais outros tipos de custos que podem ser por exemplo: custo de armazenagem e de transporte.

Todos os custos referenciados no parágrafo anterior são considerados custos de devolução. São muitos os custos associados à devolução se o processo de produção e de pré-transacção não forem bem acompanhados, deverá haver uma boa estratégia de inspecção e revisão antes de entregar os produtos aos clientes.

Logo, pode-se dizer que as empresas devem fazer todos os possíveis para que a devolução não aconteça.