Logística/Gestão de desperdícios e rejeitados/Resíduos agrícolas/Classificação dos resíduos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Numa exploração agrícola são produzidos diversos resíduos de diferentes naturezas que são classificados em diversas categorias, são deles exemplo:

  • Pneus usados: por exemplo os pneus de um motocultivador que após sofrerem um desgaste e serem substituídos, passam a ser resíduos quando já não têm qualquer tipo de utilidade para o agricultor. Os mesmos podem ser utilizados como âncora para as coberturas dos silos, e deste modo deixam de ser considerados resíduos mas sim uma forma de reutilização dos mesmos.
  • Óleos usados: os óleos de lubrificação resultantes das substituições por lubrificantes novos, contêm substâncias perigosas que não devem ser derramados no solo, em linhas de água ou em fossas de efluentes, nem utilizados como combustível em queimas.
  • Embalagens de produtos fitofarmacêuticos: são embalagens de produtos que após sua utilização apresentam ainda substâncias perigosas para o homem ou para os animais, e que por este motivo não devem ser abandonadas, queimadas ou enterradas, nem mesmo ter o mesmo tratamento das restantes embalagens.
  • Embalagens de medicamentos para uso veterinário: são embalagens vazias ou fora de prazo que ficam na posse do agricultor ou do médico veterinário e que nunca devem ter o mesmo tratamento das restantes embalagens.