Logística/Gestão de armazéns/Configuração de áreas de armazenagem contínuas/Múltiplos produtos/Armazém com duas portas do mesmo lado

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Aplica-se a área já calculada no exemplo Armazém com duas portas do mesmo lado (Um produto) e a figura 1, extensivo a várias classes de produtos. Para o produto onde, (Francis et al., 1992, p.305-306):

Para três classes de produtos, a distância média percorrida é dada por:

=


Supondo que são feitas 100 movimentações por hora e um espaço total necessário de :

  • os produtos da classe I representam 75% das movimentações e 15% das necessidades de espaço;
  • os produtos da classe II representam 20% das movimentações e 35% do espaço de armazenagem;
  • os produtos da classe III representam 5% das movimentações e 50% do espaço.

Considerando , , , , e , as razões entre as movimentações e os espaços para as três classes de produtos são respectivamente de ; e . Com , a distância média percorrida para as três classes é de .

Para estabelecer um limite superior para o espaço necessário em armazenagem aleatória resultar na mesma distância média percorrida em armazenagem dedicada das três classes de produtos calcula-se a distância média percorrida para uma classe de produtos de área desconhecida e iguala-se à distância média percorrida pelas três classes de produtos.

Assim sendo, para e tem-se:

=

Resolvendo em ordem a tem-se .

Assim sendo, com base nos resultados obtidos é possível verificar que o espaço necessário para a armazenagem aleatória não pode exceder 27,72% da área do sistema de armazenagem dedicada.