Línguas do Mundo/Inglês

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
English language.png

Qual o sistema de escrita usado nessa língua?[editar | editar código-fonte]

O inglês usa o alfabeto romano, que, originalmente foi usado para escrever em latim. Hoje, esse alfabeto é usado na maioria das línguas europeias. O inglês usa 26 letras e deve ser escrito da esquerda para direita.

Quantas pessoas falam essa língua?[editar | editar código-fonte]

Cerca de 380 milhões de pessoas usam o inglês como língua nativa, porque aprenderam quando eram crianças pequenas. No entanto, possivelmente, um bilhão de pessoas aprenderam a língua já adultos. Apenas, chinês mandarim é falado por mais gente como língua nativa. A língua inglesa é considerada globalmente como lingua franca (língua falada por pessoas cuja língua nativa é diferente) do mundo diplomático, de negócios e científico.


Onde essa língua é falada?[editar | editar código-fonte]

Inglês é falado como primeira língua no Reino Unido, Irlanda, USA, Canadá, África do Sul (junto com muitas outras línguas), Austrália, Nova Zelândia e muitos outros países.

Qual é a história dessa língua?[editar | editar código-fonte]

Há 1500 anos atrás, a língua inglesa como a conhecemos hoje nem sequer existia. Tribos de guerreiros que viviam onde hoje é o norte da Alemanha, falavam uma língua chamada anglo-saxão. Essa língua era parente da língua alemã.

Quando os romanos saíram da Bretanha em 400 AD, esses guerreiros alemães atravessaram o Mar do Norte para pilhar as cidades que os romanos abandonaram. Encontrando um lugar ao seu gosto, eles ficaram e se estabeleceram como fazendeiros.

Cerca de 600 AD, os anglo-saxões estavam convertidos ao cristianismo. Como resultado disso, adotaram muitas palavras latinas em seu idioma porque latim era a língua usada pela igreja. Palavras vindas do latim como bishop, mass e angel foram adicionadas ao inglês.

Entre 800 AD e 1000 AD, a Inglaterra foi invadida pelos Vikings diversas vezes. Eles eram comerciantes e guerreiros que chegavam à Inglaterra em grandes navios. Os Vikings falavam Norse, uma língua aparentada ao dinamarquês e norueguês. Quando os Vikings se estabeleceram no norte e no leste da Inglaterra, logo começaram a viver em paz com os ingleses ao invés de guerrear com eles.

Dessa forma, os ingleses aprenderam diversas palavras em norse. Muitas palavras do dia a dia em inglês, como cake, sister, skin, horse e knife foram emprestadas dos Vikings.

Em 1066, a Inglaterra foi invadida por William (Guilherme) o Conquistador, que vinha da Normandia e falava o francês normando. William se tornou Rei da Inglaterra mas não falava inglês.

Logo, o governo e o comércio na Inglaterra estavam sendo conduzidos em francês normando. Palavras como merchant, money e price — todas foram emprestadas do francês normando — isso mostra como os invasores controlavam os negócios; palavras como castle, law, royal, prince, e government mostram a autoridade dos falantes em francês.

William Shakespeare

No século 15, foi inventada a imprensa. Ao mesmo tempo, o povo da Europa se tornou mais e mais interessados nas descobertas dos antigos filósofos e cientistas, e aprendiam latim e grego, para poder ler o que essas pessoas haviam escrito.

Logo as pessoas estavam exibindo sua cultura, misturando latim e grego na língua inglesa. Algumas dessas palavras ficaram incorporadas à língua, como as latinas manuscript e circumference e as gregas como encyclopedia e philosophical.

Por volta de 1600, William Shakespeare escrevia peças hoje famosíssimas. Nessa época muitas palavras novas foram incorporadas à língua. Shakespeare foi a primeira pessoa a usar as palavras, obscene, accommodation, e leap-frog. Ele também inventou muitas outras palavras.

Nos anos 1600 e 1700, a Inglaterra estabeleceu um império além mar. A língua inglesa se espalhou pela América e Canadá no século 17 com os colonizadores que se tornaram fazendeiros.

Nos séculos 18 e 19 os prisioneiros ingleses eram enviados para a Austrália e no século 19 a língua também chegou à Nova Zelândia. O inglês foi usado nas colonias britânicas e nos territórios das Índias Ocidentais, África, Índia e no distante oriente – incluindo Hong Kong.

Enquanto se espalhava além mar, a língua inglesa foi enriquecida pelo seu contato com outras culturas, emprestando muitas palavras de outras línguas como wigwam, racoon, e skunk dos índios americanos, curry, bungalow e pyjamas, juggernaut, bandicoot da India, e inclusive rickshaw assim como a expressão long time no see do cantonês.

Com a influência da cultura norte americana no século 20, o inglês continuou a se expandir e o vocabulário inglês aumentou cada vez mais. Palavras como movie, hamburger e TV dinner todas refletem a influência da cultura popular norte americana.

Mais recentemente, o surgimento de palavras como blog e cyberspace, text usado como verbo, e mobile usado como substantivo mostra como a tecnologia está influenciando o desenvolvimento da língua no século 21.


J.K. Rowling autora de Harry Potter

Quem são os autores ou poetas famosos nessa língua?[editar | editar código-fonte]

William Shakespeare, que escreveu em verso, é o autor de dezenas de peças e mais de cem sonetos.

Alguns dos autores populares da língua inglesa escreveram em prosa, como Mary Shelley, autora de Frankenstein, Jane Austen, autora de Pride and Prejudice, e Charles Dickens, autor de A Tale of Two Cities e pertencem às eras romântica e vitoriana, o mesmo que dizer nos anos 1800. Uma das autoras mais populares de ficção inglesa para crianças foi Enid Blyton. Ela escreveu uma série de livros baseados em personagens recorrentes. Em 2006, Blyton era a quinta autora mais popular do mundo.

Ainda podemos citar J.K. Rowling que escreveu a série de livros Harry Potter, grande sucesso entre crianças e adultos.


Quais são as palavras básicas dessa língua que eu posso aprender?[editar | editar código-fonte]

English (Inglês) Português
Yes Sim
No Não
Maybe Talvez
Always Sempre
Hello Olá
Hi Oi
Hi! How are you? Oi! Como vai?
Good morning Bom dia
Good afternoon Boa tarde
Good night Boa noite
What's up? O que há?
Not much. Não muito.
Not now Agora não.
Good bye Tchau.
See you tomorrow. Vejo você amanhã.
I need to find a bathroom (restroom) Preciso encontrar um banheiro.
How much is it? Quanto custa?
I want a glass of milk. Quero um copo de leite.
I like you Gosto de você.
I love you. Eu te amo.
Thank you or thanks Obrigado.
I miss you Sinto saudade.
You´re welcome Por nada (resposta ao obrigado)
What time is it? Que horas são?
Please Por favor.
Sorry Desculpe
Do you speak english? Você fala inglês?
I don’t speak Portuguese. Eu não falo português.
I don´t understand. Não entendo.
Speak slower, please. Fale mais devagar, por favor.
Say it again, please. Repita, por favor.
Where can I change money? Onde posso trocar dinheiro?
Nice to meet you. Prazer em conhecê-lo (a)
Today Hoje.
Yesterday Ontem.
Tomorrow Amanhã.
brilha, brilha estrelinha

Qual é uma pequena música/poema/história que eu posso aprender nessa língua ?[editar | editar código-fonte]

English (Inglês) Português
Twinkle, twinkle little star Brilha, brilha estrelinha
How I wonder what you are Quero ver você brilhar
Up above the world so high Lá em cima flutuar
Like a diamond in the sky Como um diamante no céu
Twinkle, twinkle little star Brilha, brilha estrelinha
How I wonder what you are Quero ver você brilhar


References[editar | editar código-fonte]