Introdução à língua portuguesa/Termos essenciais/Predicado
O predicado é um dos termos essenciais da oração. Neste, ocorrem as declarações a cerca do sujeito, sendo seu núcleo, o verbo ou a locução verbal. O predicado pode ser considerado toda oração, retirados o sujeito, e o vocativo nos casos de sua existência. No predicado encontram-se os termos integrantes, os adjuntos adverbias, e em certos casos, alguns adjuntos adnominais. Veja:
- Nossa casa precisa de reformas.
O sujeito da oração é nossa casa, logo, o predicado será precisa de reformas.
Predicativo
[editar | editar código-fonte]O predicativo é a parte da oração em que certos adjuntos adnominais (nestes casos, certos pronomes e adjetivos) se encontram, estando separados do sujeito, dando um sentido completo a oração. O predicativo é separado do sujeito por um verbo de ligação:
- As passagens de avião são caras. - aqui o sentido da frase está completo, posto o uso do predicativo;
- As caras passagens de avião... - nota-se que falta o predicado da frase, já que os adjuntos adnominais estão juntos ao sujeito.
Veja que o predicativo é utilizado quando as informações a cerca do sujeito é uma característica, não dando importância às ações, e isto difere o predicado nominal (o que possui o predicativo) do predicado verbal (o que declara uma ação).