Introdução à comunicação entre computadores e tecnologias de rede/Características elétricas de um cabo
Para entender melhor as várias variáveis envolvidas na qualidade de um cabo elétrico, é preciso entender melhor alguns dos conceitos envolvidos na transmissão de dados via eletricidade.
Atenuação
[editar | editar código-fonte]À medida que um sinal percorre um cabo, ele começa a perder força. À isso damos o nome de atenuação. Dentre os cabos vistos na sessão anterior, os cabos par trançado são os que apresentam maior atenuação, seguido pelo cabo coaxial e pela fibra óptica. Outra coisa que afeta a atenuação é a distância percorrida. Quanto maior a distância, maior a atenuação. A unidade de medida utilizada para quantificar o grau de atenuação é o decibel por unidade de comprimento (ex.: dB/km). Quanto maior o valor da atenuação, maior é a perda de força do sinal.
Capacitância
[editar | editar código-fonte]Embora seja comum representar ondas digitais como ondas "quadradas" que possuem ângulos de 90 graus, na prática a passagem de sinal de "0" para "1" e de "1" para "0" não ocorre de forma instantânea. Existe um intervalo de tempo no qual o sinal fica ambíguo por estar em um estado intermediário. Por isso, na verdade as ondas digitais não são "quadradas", elas são ligeiramente arredondadas. O nome dado à essa distorção das ondas digitais é capacitância. Quanto maior a capacitância, maior a distorção da onda digital.
Assim como a Atenuação, a Capacitância também aumenta com a distância. Ela aumenta tanto que não podem existir cabos par trançado com mais de 100 metros, pois se isso ocorrer, o nó não transmitirá corretamente o que é "0" e o que é "1". A capacitância também é um dos motivos pelos quais costuma-se usar apenas dois tipos de sinais nas transmissões. Ao invés de apenas 0 e 1, seria possível enviar uma maior quantidade de sinais. Entretanto, uma das coisas que impede isso é a capacitância. Quanto mais sinais enviamos, menor deve ser a capacitância para que os dados sejam corretamente interpretados. Logo, teríamos limitações de distância muito maiores e maior probabilidade de não entendermos os dados.
Indutância
[editar | editar código-fonte]A indutância é a medida do "esforço" necessário para mudarmos a quantidade de corrente fluindo pelo circuito. Fazendo uma analogia com a mecânica, podemos considerar a indutância como equivalente à inércia de uma corrente elétrica.
Impedância
[editar | editar código-fonte]A Impedância é um valor importante para cabos de uma rede. Ela na verdade é o resultado de uma função que envolve capacitância, indutância e resistência. A impedância de um cabo é medido em ohms (cujo símbolo é Ω). Misturar cabos com diferentes valores de impedância é algo que pode diminuir a velocidade de uma rede, pois isso promove a distorção de sinal.
Redes de Token Ring costumam usar equipamentos com 150 Ω de impedância e redes de par trançado Ethernet/802.3 precisam de equipamentos cuja impedância esteja entre 85 e 111Ω.
Resistência
[editar | editar código-fonte]A resistência é algo que depende do material usado para conduzir a corrente elétrica e também aumenta com a distância. Ela é uma força de oposição à passagem da corrente. Se ela for muito alta, a corrente elétrica nem mesmo é conduzida.