Introdução à comunicação entre computadores e tecnologias de rede/Tipos de cabo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Os seguintes tipos de cabo são os mais comuns nos diversos tipos de rede que utilizam cabos:


Cabo Par-Trançado[editar | editar código-fonte]

Um cabo par-trançado.
Um cabo ethernet que usa cabos par-trançado.

O cabeamento por par trançado é um tipo de fiação na qual dois condutores são entrançados um ao redor do outro para cancelar interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas. A taxa de transmissão de cabos par-trançado pode variar entre 300 e 115.000 bps. Devem existir pelo menos dois pares de fios internos a este cabo: um para enviar e outro para receber dados. Ele é provavelmente o cabo mais popular usado em redes atualmente.

As vantagens dos cabos par-trançado são a sua flexibilidade, que permite que eles possam ser dobrados, o fato deles serem pequenos e baratos.

Existem várias categorias de cabos par-trançado. A descrição de cada uma destas categorias encontra-se na tabela abaixo:

Categoria Descrição
Categoria 1 Utilizada na fiação de rádios e telefones. Ela serve para transportar voz. É inadequada para transportar outros tipos de dados.
Categoria 2 Pode ser utilizada para transportar voz e dados em baixa velocidade. Sua velocidade máxima é de 4 Mbps.
Categoria 3 Transmite tanto voz como dados. Pode chegar à uma velocidade de até 10 Mbps. Pode ser usada em redes Ethernet, Fast Ethernet e Token Ring.
Categoria 4 Tem a mesma utilidade dos cabos da categoria 3, mas sua velocidade chega a 20 Mbps.
Categoria 5 Pode ser usado em redes Ethernet, Fast Ethernet, Gigabit Ethernet, Token Ring e ATM. Sua velociade chega a 155 Mbps.
Categoria 5e Igual à categoria 5, mas com um processo de fabricação refinado. Ela tem a mesma velocidade, mas suporta uma freqüência maior.
Categoria 6 Ainda não padronizada. Mas deverá suportar velocidades de até 1.000 Mbps.

Assim como podem ser classificados em diferentes categorias, os cabos par trançado também se subdividem em Cabos Par Trançado Blindados (também chamados de STP - Shielded Twisted-Pair) e Não-Blindados (também chamados de UTP - Unshielded Twisted-Pair). Os cabos blindados possuem uma proteção maior contra interferência externa por possuírem uma camada de blindagem ao redos do fio de cobre condutor que transmite os sinais. Entretanto, eles são mais caros.

Cabo Coaxial[editar | editar código-fonte]

Cabo Coaxial.
A: Revestimento de plástico externo.
B: Tela de cobre.
C: Isolador dielétrico de cobre.
D: Núcleo de cobre.

Um cabo coaxial é um tipo de cabo constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes. Ele é o tipo de cabo utilizado para levar até a televisão o sinal de TV à cabo. Entretanto, do ponto de vista elétrico, um cabo coaxial projetado para ser usado em redes de computadores é diferente do cabo coaxial usado por TVs à cabo.

O cabo coaxial é dividido em dois tipos: cabo coaxial fino (thinnet) ou cabo coaxial 10Base2, e cabo coaxial grosso (thicknet) ou cabo coaxial 10Base5. Hoje em dia, o cabo grosso já quase não é mais utilizado. O cabo fino é utilizado na "Thin Ethernet".

A sua velocidade máxima de transmissão é de 10 Mbps. A grande vantagem deste tipo de cabo é a sua resistência à interferências elétricas. A malha de metal que recobre este cabo cria uma Gaiola de Faraday que protege os dados de fontes de interferência externa.

Cabo de Fibra Óptica[editar | editar código-fonte]

Fibra óptica

Estes cabos transmitem os dados em forma de luz, e não de eletricidade. Existem dois tipos principais de cabos de fibra óptica: as fibras de modo múltiplo e as fibras de modo simples.

Os cabos de modo múltiplo (ou multi-modais) são aqueles que possuem diâmetro entre 50 e 100 micrometros (um micrometro é um milésimo de milímetro). Por terem um diâmetro relativamente grande, os raios de luz não fazem dentro dele um caminho em linha reta. A luz é continuamente refletida pela parede interna do cabo. Com isso, existem alguns feixes de luz que fazem um percurso menor e outros que são mais refletidos e com isso fazem um percurso maior. Isso gera uma maior dispersão da luz, o que causa distorção do sinal.

Tipos de Fibra Óptica. As duas de cima são multimodais e a de baixo é monomodal.

Já as fibras de modo simples são mais caras e mais finas. Elas medem apenas algo entre 7 e 9 micrometros. Por serem tão finas, os raios de luz percorrem a fibra em linha reta e isso torna este tipo de fibra mais rápida e sem problemas de distorção de sinal.

Deve-se lembrar que nem sempre o mais sábio é optar pelo tipo de transmissão mais rápido. Em curtas distâncias, a diferença de velocidade entre uma fibra óptica multimodal e monomodal é praticamente imperceptível. A diferença só costuma ser notada em cabos que atravessam longas distâncias (algo como uma rede que conecta vários nós dispersos ao longo do país). Portanto, se em um projeto uma pessoa for montar uma rede típica em um edifício ou campus universitário utilizando cabos de fibra óptica, o mais sábio é optar pela mais barata (no caso, a multimodal).

Também existe a subdivisão de fibras ópticas em fibras graduais e de passo. As primeiras refletem as ondas de luz oscilam de uma maneira mais "arredondada". Ou seja, o percurso que a luz faz dentro da fibra assemelha-se ao de várias curvas arredondadas como as de um "S". Elas são ideais para fibras de modo múltiplo, poi isso diminui a dispersão das ondas de luz. Já as fibras de passo refletem as ondas de forma brusca de modo que a trajetória delas passa por várias mudanças repentinas de direção, como as que formam a letra "Z". Essa característica é ideal para fibras monomodais.

A grande vantagem do uso de fibras ópticas é a sua grande velocidade, imunidade à interferência eletromagnética e outras fontes de ruído, tem peso e diâmetro menor. A grande desvantagem de fibras ópticas é o seu maior custo e a maior fragilidade dos cabos.

Considerações sobre a fibra óptica:

Utilize cabo de fibra óptica se: Tiver que transmitir dados a velocidade muito altas, ao longo de grandes distâncias, em uma mídia extremamente segura.

Não utilize cabo de fibra óptica se: Estiver sujeito a um orçamento bastante limitado; Não tiver o conhecimento especializado para a instalação e para a conexão correta dos dispositivos.

É importante observar que apenas empresas autorizadas por órgãos do governo podem instalar fibras ópitcas fora de suas instalações físicas, ou seja, nas ruas, avenidas, passeios, etc.