Introdução à Biologia/Biodiversidade/Reino Animalia/Phylum Chordata

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O filo chordata é o filo mais desenvolvido em relação todos os outros do reino animália o mesmo é constituído por 47 mil espécies, possuem notocorda (estrutura embrionária de origem mesodérmica que dá sustentação ao corpo do animal) .

            Neste filo encontramos três subfilos:
             *Urocordados
             *Cefalocordados
              *Vertebrados 
  • Os urocordados recebem este nome porque possuem notocorda na região caudal da fase inicial da sua vida.

São cordados invertebrados, todos marinhos. Neste grupo destacam_se as ascídias , estas na fase adulta vivem fixas apresentando dois cifões um inalante que permite a entrada da água e outro exalante que permite a saida das substâncias de excreção. Têm sistema nervoso ganglionar, sistema digestivo completo ,sistema circulatório fechado ,consta de um coração e dois grandes vasos, são hermafroditas (gametas masculino e feminino),fecundação ocorre na água.

  • Os Cefalocordados do grego kephale=cabeça e khordé=corda são todos aquáticos. Neste grupo destacam_se os anfioxos, este é um animal pequeno com cerca de 5 à 10 cm,podem viver livremente nadando ou enterrar_se na área no fundo do mar.Têm respiração branquial,circulação fechada mas sem coração diferenciado o sangue é bombeado através de contrações de horta ventral,fecundação externa e sexo Separado. Embora apresentem uma aparência de peixe têm diferenças relevantes em relação a estes como: Ausência de barbatanas pares,não têm maxilas nem coração,o encefalo não é bem desenvolvido.
  • Vertebradosfazem parte deste filo todos os animais q possuem coluna vertebral. Conhecem_se cerca de 43 mil espécies constituindo a maior parte de espécies neste filo. Têm características como: Endosqueleto interno com função de suporte e proteção, cabeça onde existe o crânio que protege o encefalo, sistema circulatório fechado com o coração e uma rede de vasos sanguineos (arterias, veias, capilares), o coração tem posição ventral e pode apresentar duas,três ou quatro cavidades,hemoglobina contida nas hemáceas, hematose pulmonar, cutânea e branquial como os aquáticos, tubo digestivo completo, celoma desenvolvido,são de sexo separado fecundação interna e externa.

O subfilo está dividido em duas super classes: Super classe Peixe e a super classe Tetrápodes. Na super classe Peixe temos: As classes Agnathas ou Cyclostomatas;Condítrios e Osteítos. Na super classe Tetrápode temos: As classes Anfíbia; Répteis, Aves e Mamíferos.

Origem evolutiva[editar | editar código-fonte]

Os Hemichordata, tais como o Balanoglossus, possuem fendas branquiais e tubo nervoso dorsal, mas por não possuírem notocorda verdadeira, não são considerados cordados, e são o grupo-irmão dos Chordata. Assim, os Chordata mais primitivos são os Urochordata e os Cephalochordata.

Os Urochordata são as ascídeas, animais sésseis filtradores, que possuem notocorda, fendas branquiais e tubo nervoso dorsal em sua fase larval. No entanto, a notocorda está presente apenas na cauda de suas larvas, daí o nome (Uro = cauda). Os Cephalochordata possuem a notocorda até a cabeça, e por isso mesmo possuem esse nome (Cephalo = cabeça). O membro mais conhecido desse grupo é o anfioxo, que é um organismo-modelo para o estudo de cordados por possuir as três características obrigatórias até seu estágio adulto. Nele, a notocorda ajuda a escavar o fundo do oceano, onde habita.

Os anfioxos, mesmo sendo cordados, não são considerados vertebrados por alguns autores, por não possuírem tecidos mineralizados a ponto de serem chamados de ossos. Os grupos mais basais com ossos são as feiticeiras (Myxinoidea) e as lampreias (Ptromyzontoidea), que formam o grupo Cyclostomata.