I3geo/Incluindo camadas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Veja também o filme

Adicionando temas[editar | editar código-fonte]

Guiatemas.png

Além dos temas mostrados na guia temas é possível acrescentar novas camadas ao mapa. Para isso deve-se utilizar a guia adiciona.

Os temas disponíveis para serem acrescentados ao mapa são organizados em grupos e sub-grupos. Na árvore Temas é possível navegar por sua estrutura até aparecer a lista de temas em cada sub-grupo. Nessa lista, para cada tema, é apresentado um box que deve ser ativado para acrescentá-lo ao mapa. Mais de um tema pode ser ativado ao mesmo tempo, sendo que, da mesma forma que na guia temas, pode-se clicar no botão aplicar para efetivar a adição, ou então, esperar alguns segundos para que a mesma ocorra.

Uma vez adicionado, o tema passa a constar na guia temas, podendo ser ligado ou desligado. Caso o tema seja excluído da guia temas, pode ser feita a sua adição repetindo-se o mesmo procedimento.

Incluindo arquivo local[editar | editar código-fonte]

A opção "Upload de arquivo local" Upload.png, permite carregar arquivos locais (em formato Shapefile) no mapa. Ao ativar essa opção, abre-se uma tela para a escolha do arquivo de interesse (extensão shp, shx, dbf). O arquivo adicionado aparecerá como uma nova camada na guia "Temas".

Observe que os dados existentes no arquivo shape file devem estar na projeção geográfica para que possam ser vistos no mapa.

O arquivo submetido ao mapa é armazenado temporariamente no servidor de dados do I3Geo e não pode ser recuperado novamente quando o I3Geo é aberto, ou seja, ao iniciar um novo I3Geo, o arquivo deve ser submetido novamente.

Conectando com dados externos[editar | editar código-fonte]

Uma forma de adicionar camadas ao mapa é através de uma conexão com servidor externo (WMS). Nesse caso, o serviço a ser conectado deve seguir os padrões definidos pelo OGC. A tecnologia WMS possibilita que, ao mapa atual, sejam acrescentadas camadas existentes em servidores de dados distribuídos e construídos em diferentes estruturas tecnológicas. Uma vez adicionadas ao mapa, camadas desse tipo podem ser consultadas e visualizadas de forma transparente ao usuário.

Para adicionar uma camada WMS, utilize a opção Conectar com servidor externo (WMS). Na janela que irá surgir, escolha o serviço a ser conectado em "Serviços" ou digite o endereço no espaço adequado. Feito isso, o I3Geo tentará fazer a conexão, retornando a lista de camadas disponíveis. Os metadados do tema adicionado serão mostrados na guia "Metadados" que possibilita visualizar um resumo do serviço ou sua documentação completa.

A opção Conectar com GeoRss Georss-1.png permite a leitura de um GeoRSS e acrescenta os resultados como uma camada no mapa. Na tabela de atributos do novo tema, pode-se ter acesso aos metadados do mesmo. Os dados no padrão GeoRSS não são acessados diretamente pelo Mapserver, sendo que o I3Geo faz a leitura dos dados e armazena-os temporariamente no formato Shapefile.

É importante ressaltar que a disponibilidade dos serviços externos depende da manutenção feita pela instituição que o disponibiliza. Em muitas situações, tais serviços podem não estar disponíveis, impedindo o acesso a suas camadas.