I3geo/Digitalizando

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Digitalizacao.png

Veja os filmes: 1 e 2

O I3Geo possibilita a criação de novas camadas de dados que consistem em arquivos Shapefile, armazenados temporariamente no servidor de arquivos. Esses arquivos locais podem ser editados e também copiados para a máquina local do usuário em um processo de download.

Digitalização[editar | editar código-fonte]

Na barra de ferramentas a opção insere xy dá acesso ao menu de inserção de pontos. Os novos pontos podem ser obtidos clicando-se no mapa na posição desejada, ou se preferir, pode-se digitar os valores das coordenadas. Os novos pontos serão incluídos em um tema local existente ou em um novo tema local.

A inclusão de dados só é permitida em temas do tipo pontual, porém, após a entrada dos pontos, pode-se converter o arquivo em um tema poligonal ou linear. No caso de linhas, são necessários pelo menos dois pontos e, para polígonos, três pontos.

Exportação[editar | editar código-fonte]

A exportação de dados também gera arquivos locais, que podem ser baixados para a máquina do usuário, sendo que no caso de pontos, é possível acrescentar novos elementos ao arquivo.

Para exportar os dados de um tema já existente no mapa, deve-se primeiro selecionar os elementos desejados, o que pode ser feito com o uso da ferramenta seleção ou abrindo-se a tabela de atributos do tema desejado.