História do Brasil/O governo de Prudente de Morais

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< História do Brasil
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Restabelecimento das relações entre Portugal e Brasil

Com a saída dos militares no poder, em 1894, o poder ficou dominado pelas oligarquias paulistas e mineiras. A "Política do Café com Leite" foi formalizado no governo de Campos Sales.

Prudente de Morais foi o primeiro presidente civil do Brasil. Ele pacificou a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, restabeleceu as relações diplomáticas com Portugal, rompidas por Floriano Peixoto durante a Revolta da Armada, e assinou o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação com o Japão, para o incentivo da imigração japonesa para o Brasil.

Enfrentou a questão diplomática envolvendo os ingleses que queriam a posse da Ilha de Trindade, sob o pretexto de ali instalar uma estação telegráfica.

O seu governo teve que enfrentar a revolta da Escola Militar, mas pouco tempo depois, teve que enfrentar a Guerra de Canudos.

Em 5 de novembro de 1897, Prudente de Morais sofre um atentado contra a sua vida praticado pelo anspeçada Marcellino Bispo de Mello, saindo ileso, mas o seu ministro da Guerra, Marechal Bittencourt, morreu defendendo a vida do presidente.

Em 15 de novembro de 1898, passou o cargo de presidente da República para Campos Sales.