Guia do Rugby/Básico

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Rugby?[editar | editar código-fonte]

É muito simples jogar Rugby, basta ter sempre em mente os seguintes pontos:

  1. A bola só pode ser passada para trás ou para o lado;
  2. Quando alguém chuta, todos os colegas do mesmo time, que estão na frente, estão IMPEDIDOS (off-side), e consequentemente fora do jogo;
  3. Quando existe contato de pelo menos 2 de um time com 1 de outro (2x1), existe uma linha imaginária, nos últimos pés de cada time. Todos os jogadores têm de estar atrás dessas 2 linhas, senão estão IMPEDIDOS (off-side);
  4. Só é permitido tacklear (derrubar) o jogador que tiver a posse da bola;

Porém, há muitas regras e leis que todos jogadores devem seguir. Algumas simples, outras mais complicadas, mas deve-se compreender todas elas, não só para o jogo fluir, mas também para segurança de todos jogadores.

O jogo é disputado nas modalidades XV - onde cada time conta com 15 jogadores. 7-a-side - com 7 jogadores para cada lado. 10-a-side - com 10 jogadores em cada equipe.

Princípios básicos[editar | editar código-fonte]

Como é um campo de Rugby.
Objetivo do jogo 
O objetivo do jogo é muito simples - marcar mais pontos que o adversário usando a bola.
Você pode correr com a bola, chutá-la e passá-la, mas não é permitido passar para frente.
O Rugby é um esporte de contato, assim, você pode "tacklear" o adversário para obter a posse de bola, desde que faça isso dentro das Leis. É importante observar que você só pode "tacklear" o jogador que estiver com a posse da bola.
O árbitro, auxiliado por dois juízes (um em cada lado do campo), decide de que maneiras as Leis serão aplicadas durante a partida, sendo também a autoridade máxima dentro do campo. Somente os capitães dos dois times podem falar com ele.
  • As maneiras de se marcar pontos são:
    • Try - cinco pontos são marcados apoiando-se a bola no in-goal adversário.
    • Conversão - dois pontos são marcados caso o chute passe entre as traves do "H" depois do try.
    • Goal kick - três pontos são marcados através de um drop kick ou chute de penalidade entre as traves durante a partida.
Caso os dois times marquem o mesmo numero de pontos, ou não marquem pontos, a partida termina empatada. Em alguns casos há uma prorrogação para decidir o vencedor.
Duração 
Em um jogo de XV (15 jogadores), a partida consiste em dois tempos de 40 minutos cada, com um intervalo de no máximo 10 minutos entre os tempos. Na modalidade 7-a-side são dois tempos de 7 minutos e na 10-a-side dois tempos de 10 minutos.
Saída de jogo 
O arbitro, através de sorteio, decide qual time começará a partida. O time ganhador do sorteio decide se irão atacar primeiro ou se defender. A saída de jogo se dá através de um chute no chão ou um drop kick no centro da linha central. Porém a bola tem que atravessar os primeiros 10 metros do campo adversário. Caso isso não aconteça a oposição poderá escolher entre a formação de um scrum ou uma saída de line-out, ambos no meio do campo.
O reinício do jogo após a marcação de um drop goal ou uma penalidade é feito por um drop kick no meio do campo.
No XV o time que não marcou chuta e no 7-a-side o time que marcou chuta.
A bola 
As bolas de Rugby possuem um formato oval e bexiga interna igualmente oval. As mais utilizadas são as sintéticas de quatro painéis.
Vestimentas 
Os jogadores devem vestir camiseta, calção, meias e chuteiras. É permitido o uso de proteções, porém elas devem obedecer as definições do IRB, e nenhuma proteção deve ser rígida. As proteções mais comuns são as bucais, de cabeça e ombros.