Saltar para o conteúdo

Guia de problemas matemáticos/Geometria plana/Triângulo com lados iguais às medianas de outro

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

O problema[editar | editar código-fonte]

Considere os triângulos ABC e MNP. Se as medidas dos lados do segundo triângulo são, respectivamente, iguais às medidas das medianas do primeiro, então calcule a razão da área de MNP para a de ABC.

Uma solução[editar | editar código-fonte]

O enunciado do problema não tomou como base um triângulo isolado. Então, podemos inferir que tal razão será equivalente para qualquer triângulo. Portanto, a maneira mais simples de encontrar a resposta é imaginando que o triângulo ABC seja eqüilátero.

Com ABC sendo eqüilátero, todas as medianas possuirão medidas iguais, que, por sua vez, serão iguais à altura do mesmo. Como a altura do triângulo eqüilátero é dada por , na qual l é o lado do triângulo, essa será a medida das medianas e, conseqüentemente, dos lados do triângulo MNP.

Temos ainda que a área do triângulo eqüilátero é dada por , onde l representa o lado do triângulo. Assim sendo, pela área do triângulo MNP podemos calcular a razão pedida pelo problema (chamando o lado desse triângulo de m):



Lembrando que  :




E assim terminamos o problema.


Caso você tenha uma outra solução, sinta-se livre para editar o artigo, apenas utilize a aba "Discussão" para discutir as soluções antes de alterar o tópico. Sinta-se livre também para comentar, criticar ou sugerir qualquer coisa.

Agradecimentos[editar | editar código-fonte]

  • A Ângelo Alberto de Castro Almeida, que me enviou esse e outros vários problemas do CACN, juntamente com suas soluções, colaborando para o desenvolvimento do Guia.