GNU Health/Controle de Acesso

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< GNU Health
Ir para: navegação, pesquisa

Visão Geral de Controle de Acesso[editar | editar código-fonte]

Como em muitos outros sistemas de TI, o acesso aos dados e funções no GNU Health é controlado através de grupos (também conhecidos como papéis). Um grupo é um conjunto de direitos de acesso. Ao atribuir um usuário (também conhecido como conta ou login) a um grupo, esse usuário ganha todos os direitos deste grupo.

Grupos[editar | editar código-fonte]

A lista Grupos no GNU Health

Para criar, editar ou excluir grupos, por favor consulte a seção Administração → Usuários → Grupos. Crie um novo grupo ou dê um duplo clique em um grupo existente para abrir o formulário Grupos. Todos os dados deste formulário são divididos em duas abas:

Aba Membros[editar | editar código-fonte]

A aba Membros no formulário Grupos

A aba "Membros" lista todos os usuários que foram atribuídos a esse grupo. Você pode adicionar usuários ao grupo aqui, ou você pode clicar duas vezes sobre um usuário para ver este detalhes de usuários.

É uma prática segura definir todos os direitos de acesso de um grupo primeiro e adicionar usuários ao grupo depois.

Aba Permissões de Acesso[editar | editar código-fonte]

Aba Permissões de Acesso no formulário Grupos

A aba permissões de acesso define os direitos de acesso de um grupo. Existem quatro tipos de direitos que podem ser concedidos a um grupo:

  1. O acesso a um determinado modelo: Isto permite conceder o direito de ler, escrever, criar e/ou excluir registros de um determinado tipo de registro (ou modelo, como é chamado no GNU Health).
  2. O acesso a um determinado campo: Este permite conceder o direito de ler, escrever, criar e/ou apagar dados em determinado campo. Enquanto o acesso de campo não é tão comumente usado como modelo de acesso, esta opção permite-lhe refinar a sua permissão de acesso para proteger dados sensíveis.
  3. O acesso a um determinado item do menu: Isto permite mostrar ou ocultar seções na navegação principal. É uma boa prática para ocultar seções onde um grupo não deve ou não pode editar dados para simplificar a interface do usuário.
  4. O acesso a uma determinada regra

Usuários[editar | editar código-fonte]

Para criar, editar ou excluir usuários, consulte a seção Administração → Usuários → Usuários. Crie um novo usuário ou dê um duplo clique em um usuário existente para abrir o formulário Usuários.

Cada usuário precisa de um Nome (que é um nome descritivo, não o nome do usuário para acessar o sistema) e um Status (que pode estar ativo ou não ativo e define se um usuário pode se autenticar no sistema como todo).

Todos os outros dados nesse formulário é dividido em quatro abas:

Aba User[editar | editar código-fonte]

A aba User no formulário Usuários

A aba User contém as informações básicas sobre um usuário:

  • Login: Este é o nome do usuário para acessar o sistema e não pode estar vazio. Ele deve ser exclusivo, ou seja, não pode ter mais de dois usuários com logins idênticos.
  • Password: Esta é a senha para entrar no sistema. Ao digitar uma senha você pode marcar a caixa de seleção ao lado direito do campo Password para ver o que você está digitando.
  • Email: Se você digitar o endereço de e-mail de um usuário aqui, clicando no ícone de globo ao lado direito do campo e-mail abre a composição de uma nova mensagem de e-mail em seu cliente de e-mail.

Aba Ações[editar | editar código-fonte]

Aba Permissões de Acesso[editar | editar código-fonte]

Na aba Permissões de Acesso um usuário pode ser atribuído a um ou mais grupos. Esteja ciente que não atribuir usuários a grupos, vai levar a eles poderem se autenticar no sistema, mas não poderão fazem nada lá dentro.

Aba Preferências[editar | editar código-fonte]

Na aba Preferências você pode definir o idioma preferido de um usuário.