GNU Health/Socioeconomia

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< GNU Health
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução à Socioeconomia[editar | editar código-fonte]

O módulo health_socioeconomics cuida da entrada de todos os fatores socioeconômicos que influenciam a saúde do indivíduo/família e da sociedade.

Em outras palavras, o GNU Health inclui fatores importantes, como condições de vida, nível educacional, infraestrutura, afeição familiar (APGAR), dependência de drogas, ambiente hostil, gravidez na adolescência, trabalho infantil, etc.

Aba Principal[editar | editar código-fonte]

A aba Principal do módulo socioeconomia no GNU Health

O fator Principal avalia a qualidade geral de vida através das condições de habitação, escolaridade, ocupação, local de trabalho e suas condições. As informações neste menu é complementado por uma caixa de texto livre onde você pode adicionar notas relevantes de interesse. Em cada categoria, encontramos um amplo espectro que nos permitirá definir com precisão o nível socioeconômico do paciente e determinar as suas condições de vida.

No caso particular deste exemplo, vemos que o paciente Ana Betz tem um nível socioeconômico médio, já completou o ensino universitário e trabalha como professora. Ana Betz também passa 10 horas longe de casa, não funciona em casa e seu local de trabalho não é uma área hostil.

Aba Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

A aba Infraestrutura do módulo socioeconomia no GNU Health

Em relação à aba Infrasestrutura, encontramos a lista de verificação dos serviços básicos do paciente, como esgotos sanitários, fornecimento de gás, telefone, internet, etc. Como podemos ver no exemplo a seguir:

Note que a lista foi concebida para desmarcar o serviço que está faltando. Todos os serviços já estão marcadas para uma maneira mais fácil de para completar a lista.

Aba Família[editar | editar código-fonte]

A aba família do módulo socioeconomia no GNU Health

A aba Família fornece informações sobre a família através do APGAR Familiar. O APGAR Familiar tem sido amplamente utilizada para estudar a relação entre a função da família e problemas de saúde em consultório de medicina familiar. Este índice irá fornecer uma pontuação que avalia a satisfação do adulto com apoio social da família. Nós também podemos completar a informação com outras questões familiares, tais como dependência de drogas, abuso da família, violência doméstica, trabalho infantil, etc.