Finlandês/Alfabeto
Alfabeto
[editar | editar código-fonte]Estrutura fonológica
[editar | editar código-fonte]A estrutura fonológica finlandesa tem grande semelhança com a do japonês, idioma com o qual compartilha algumas palavras comuns (embora com significados totalmente diferentes) e que alguns linguistas especulam que tenha um longínquo parentesco (cf. Línguas uralo-altaicas). As vogais predominam na fala e os encontros consonantais são muito raros. Também é comum a existência de vogais e consoantes duplicadas. Existe o fenômeno da harmonia vocálica, assim como as demais línguas fino-permianas, e oposição entre as vogais "anteriores" (a, o, u) e as vogais "posteriores" (ä, ö, y).
Regras de pronúncia
[editar | editar código-fonte]Todas as letras são pronunciadas, as letras dobradas, tanto vogais como consoantes, têm um som mais longo, porém contínuo, não se pronunciam como duas letras separadas.
A sílaba tônica ou acentuada é sempre a primeira, não importa o tamanho da palavra.
A maioria das letras é pronunciada como em português, com as seguintes exceções:
- A letra Ä pronuncia-se um A e um E ao mesmo tempo (pronunciar um E com a boca um pouco mais aberta como um A).
- A letra Ö se pronuncia mais ou menos como um Ö alemão, mas a variação na duração da vogal não afeta na qualidade. ÖÖ é mais longo que Ö mas não tem som diferente, como em 'hören' e können' em alemão.
- A letra Y se pronuncia como um I fechado, como a letra U em francês.
- A letra J se pronuncia como a letra I em português.
- A letra H tem som aspirado como em inglês ou como o RR carioca na palavra carro.
- A letra R se pronuncia como a letra R arara.