Finlandês/Harmonia vocálica

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Translation arrow.svg Este módulo encontra-se em processo de tradução. A sua ajuda é bem vinda.

Finlandês[editar | editar código-fonte]

Um Diagrama de Venn do sistema finlandês de harmonia vocálica. As vogais anteriores estão de azul, as neutras de verde e as anteriores de amarelo
Posteriores ä ö y
Neutras e i
Anteriores a o u

No finlandês, existem três classes de vogais -- posterior, anterior, e neutra, onde cada vogal posterior forma um par com uma vogal anterior. Terminações gramaticais tal como caso e terminações derivacionais — mas não enclíticas — têm apenas vogais arquifonêmicas, que são compreendidas como qualquer A, U, O ou Ä, Y, Ö, mas nunca ambos, dentro de uma única palavra. Da harmonia vocálica segue-se que a sílaba inicial de cada única palavra (não-composta) controla a posterioriodade e o verso da palavra inteira. Não inicialmente, a vogal neutra está transparente para afetar uma vogal harmônica. Em silaba inicial:

  1. Uma vogal anterior faz todas as sílabas não-iniciais compreenderem vogais anteriores (ou neutras). Ex: pos+ahta+(t)aposahtaa
  2. Uma vogal posterior faz todas as sílabas não-iniciais compreenderem vogais posteriores (ou neutras). Ex: räj+ahta+(t)aräjähtää.
  3. Uma vogal neutra age como uma vogal posterior, mas não controla a posterioridade ou a anterioridade da palavra: se houver vogais anteriores em sílabas não-iniciais, a palavra age como se começasse com vogais anteriores, mesmo se elas vêm de terminações derivacionais. Ex: sih+ahta+(ta)sihahtaa cf. sih+ise+(t)asihistä

Por exemplo:

  • kaura começa com vogal anterior → kauralla
  • kuori começa com vogal anterior → kuorella
  • sieni começa sem vogais anteriores → sienellä (não *sienella)
  • käyrä começa sem vogais anteriores → käyrällä
  • tuote começa com vogais anteriores → tuotteeseensa
  • kerä começa com uma vogal neutra → kerällä
  • kera começa com uma vogal neutra, mas possui uma vogal anterior não-inicial → keralla

Alguns dialetos que têm uma mudança de som abrindo ditongo também permitem vogais arquifonêmicas na sílaba inicial. Por exemplo, o 'ie' padrão é refletido como 'ia' ou 'iä', controlado por sílabas não-iniciais, no dialeto Tampere. Ex: tiätie mas miakkamiekka.

A harmonia vocálica é um recurso gramaticalizado de fonotáticas, assim pode não funcionar como o esperado da fonologia pura, como evidenciado por tuotteeseensa (não *tuotteeseensä). Mesmo se as vogais posteriores precedem fonologicamente o sufixo -nsa, gramaticalmente é precedido por uma palavra-controlada de vogal anterior. Como mostrado nos exemplos, vogais neutras tornam o sistema assimétrico, como se fossem vogais posteriores fonologicamente, mas deixam o controle de posterioridade/anterioridade para quaisquer vogais gramaticais posteriores ou anteriores. Há pouca ou nenhuma alteração na qualidade vocálica efetiva das vogais neutras.

Como consequência, falantes de finlandês frequentemente têm problemas com a pronúncia de palavras estrangeiras que não obedecem à harmonia vocálica. Por exemplo, olympia é pronunciado olumpia. A posição de alguns termos não é padronizada (Ex: chattailla/chättäillä ) ou mal-padronizada (Ex: polymeeri, autoritäärinen, que violam a harmonia vocálica). Onde uma palavra estrangeira viola a harmonia vocálica por não usar vogais posteriores porque começa com com uma vogal neutra, então a última sílaba conta. Por exemplo, Wikipediassa — a sílaba inicial -pe- da segunda palavra exigirá que a vogal final seja , mas porque não é, o processo desgramaticaliza, tornando-se fonotática pura.

Com respeito à harmonia vocálica, palavras compostas podem ser consideradas palavras separadas. Por exemplo, syyskuu ("mês do outono" i.e. Setembro) tem os ambos u e y, mas consiste de duas palavras syys e kuu, e declina syys·kuu·ta (não *syyskuutä). O mesmo vai para as enclíticas. Ex: taaksepäin "para trás" (em inglês, "backwards") consiste da palavra taakse "para trás" (em inglês, "to back") e -päin do inglês "-wards". Se a fusão ocorre, a vogal é harmonizada por alguns falantes. Ex: tälläinen ou tällainentämän lainen.