Discussão:Xadrez/Anotações

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

Recomendação

Embora haja um conjunto de imagens úteis na Commons da Wikimedia, como por exemplo

atualmente o mais interessante é recorrer a http://en.wikipedia.org/wiki/Template_talk:Chess_diagram Luis Dantas 21:21, 15 Março 2007 (UTC)


Edição

Excluí o seguinte trecho desta página, por considerar que não se trata de notação, mas de estratégia:

Dominando o centro

Um dos principais objetivos do jogo no inicio é dominar o centro. Qual é o centro? São as quatro casas do meio do tabuleiro. Porque dominar o centro é tão importante? Pois dominando o centro você pode atacar o rei adversário com mais facilidade. Quem domina o centro tem grandes vantagens no jogo.

Poder das peças

O poder das peças muda com o passar do tempo. No começo do jogo, onde há muitas peças no tabuleiro, o cavalo é mais poderoso que a torre. num tabuleiro com menos peças, a torre se torna mais poderosa que o cavalo.

Características do cavalo

O cavalo pode cobrir até um máximo de oito casas distintas. Nesta ilustração os peões pretos indicam as posições válidas para o próximo movimento do cavalo branco ao centro.

O cavalo é a única peça que pode ameaçar uma rainha sem ser ameaçado por ela. Seu movimento é sempre de duas casas em uma direção (horizontal ou vertical) e uma casa na direção restante, o que resulta em um movimento em "L". É permitido passar por cima de outras peças durante esse movimento.

(CesarAKG 03h27min de 3 de Novembro de 2008 (UTC))

Bem observado!
Por mim, podemos colocar esse conteúdo em outro lugar no livro. Principalmente por ter sido o primeiro conteúdo adicionado nessa página... Concordo que trata-se de estratégia, então o lugar adequado é Xadrez/Estratégia, para onde acabo de mover o conteúdo. Novas sugestões são muito bem vindas! Helder 12h08min de 3 de Novembro de 2008 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Discussão:Xadrez/Anotações/Arquivo LQT 1 em 2015-11-03.

Não existem tópicos antigos