Xadrez/Anotações

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Introdução[editar | editar código-fonte]

A Notação é a linguagem usada para anotar partidas, permitindo que a mesma seja apreciada mais tarde, analisada, arquivada, catalogada, e estudada. Pode-se dizer que o xadrez só evoluiu depois que foi inventada uma notação para registrar as partidas.

Existem dois sistemas em voga, o sistema descritivo, e o sistema algébrico. Os dois sistemas tem mais ou menos a mesma idade, sendo o sistema descritivo empregado com sucesso primeiro por Phillidor, e o sistema algébrico por Stamma. Como Phillidor ganhou uma partida de Stamma, o sistema algébrico caiu em desuso, sendo popular apenas entre alemães, franceses, russos e italianos, até retornar à popularidade com o uso de computadores e a adoção do mesmo pela FIDE. Independente da notação usada, alguns símbolos são universais:

 e.p.     captura "en passant"
 O-O      roque pequeno
 O-O-O    roque grande
 =        promoção
 x        captura
 +        xeque
 ++ ou #  xeque-mate
 + desc.  xeque descoberto
 + dup.   xeque duplo

Além dos lances, comentaristas costumam indicar em suas anotações, avaliações dos lances. O jogador deve ficar atento que este tipo de anotação não é permitido em partidas que estão em andamento, apenas em análises posteriores.

 !        bom lance
 !!       excelente lance
 ?        mau lance
 ??       erro
 !?       lance interessante
 ?!       lance duvidoso

Notação descritiva[editar | editar código-fonte]

A notação descritiva, inventada por Phillidor, e muito popular no Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha e países de língua espanhola, é uma abreviação do sistema usado por Ruy Lopes, Greco e outros. Os lances originalmente eram escritos como "O Rei comanda seu Cavalo da Ala do Rei para que movimente-se e ocupe a terceira casa em frente ao seu Bispo". Phillidor abreviou para C3BR, que é lido assim: "Cavalo para Terceira Casa da Coluna do Bispo do Rei".

Com isto, cada casa no tabuleiro passou a receber um nome: 1TD "primeira casa da coluna da Torre da Dama", 2TD "segunda casa da coluna da Torre da Dama", e assim por diante. Só que Philidor não privilegiou nenhum dos jogadores, o que criou uma ambiguidade: havia duas casas que podiam ser chamadas de "1TD": a casa "1TD" das brancas, e a casa "1TD" das pretas. A notação dá um pouco de trabalho, por que o jogador, ao anotar um lance do bando contrário, tem que assumir o ponto de vista do oponente, não pode esquecer, por exemplo que a casa que ele chama de "1TD" é, para o oponente, a casa "8TD".

Um lance é anotado então com o nome da peça que faz o lance, e a casa para a qual ela vai. O avanço do peão do Rei para a quarta casa da coluna do Rei é anotada, por exemplo, como "P4R". Tanto o nome da peça, como o nome da casa para a qual ela se dirige, são anotadas em maiúscula.

As capturas são anotadas de forma bem resumida, dizendo apenas qual peça captura qual peça. Assim, se um bispo captura um cavalo, o lance é anotado assim: "BxC", e lido "Bispo captura Cavalo". PxP significa "Peão captura Peão".

As promoções são anotadas assim: P8D=C ("peão avança para a oitava casa da coluna da dama e é promovido a cavalo").

Notação algébrica[editar | editar código-fonte]

Começo de um tabuleiro de xadrez. a b c d e f g h
8 Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt 8
7 Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt 7
6 Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt 6
5 Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt 5
4 Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt 4
3 Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt 3
2 Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt 2
1 Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt Predefinição:Diagrama de xadrez/texto alt 1
a b c d e f g h Fim do tabuleiro de xadrez.
O tabuleiro

Atualmente a notação descritiva está sendo deixada de lado em favor da Notação Algébrica, que indica cada casa por uma combinação de uma letra com um número.

Por exemplo, o rei branco fica inicialmente em e1, e o rei preto em e8. As torres brancas são colocadas inicialmente em a1 e h1 e as torres pretas em a8 e h8. O nome das casas é sempre anotado em letras minúsculas, enquanto o nome da peça é sempre anotado em letras maiúsculas.

Os lances são indicados pela peça que faz o movimento, e a casa de destino da mesma. As peças são anotadas pela letra inicial de seu nome, como na notação descritiva, exceto que o peão não é anotado. Assim, o movimento de um peão para a casa e4 é anotado apenas como "e4". Um cavalo sendo colocado em f3 é anotado como "Cf3"

As capturas são marcadas por um "x" separando o nome da peça e a casa em que se dá a captura. Em algumas versões da notação, o "x" é substituído por ":", e na notação algébrica de figurinos resumida, a captura feita por peões é anotada apenas com os nomes das colunas, sem nenhum sinal para indicar a captura. Assim, o peão em e4 capturando o peão em d5 pode ser anotado como "exd4", "exd", "e:d", ou simplesmente "ed". Um cavalo capturando um peão em "e5" seria anotado como "Cxe5".

A promoção é anotada da seguinte forma: e8=B ("peão avança para e8 e é promovido a Bispo"). O lance exd8=D+ deve ser lido como "peão captura em d8, é promovido a Dama e dá xeque", podendo também ser anotado como "e:d8=D+", ou "e:d=D+", ou ainda "ed=D+".

Os lances ambíguos devem ser acrescidos de informação suficiente para eliminar a ambiguidade. Por exemplo, Se há uma captura feita por um cavalo em "e5", mas há um cavalo em g4 e outro em c4, e qualquer um dos dois poderia ter feito a captura, então o lance deve indicar de que coluna partiu o cavalo: "Cgxe5". Se fosse um movimento de Torre, por exemplo, sem captura, para a casa d5, e uma Torre está em d1 e a outra em d6, anota-se a linha em que estava a Torre que foi movida: "T1d5". Em alguns casos uma das peças está cravada, ou seja, não pode mover-se sem expor o Rei a xeque. Neste caso, ela não poderia ser movida, e, mesmo que a casa destino do movimento ou captura seja controlada por ela, ela não pode participar do lance. Neste caso, não há ambiguidade, e não há necessidade de anotar a origem da peça que realizou o movimento/captura.

Estude o exemplo de partida a seguir para familiarizar-se com a notação algébrica:

 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 Bc5 4.b4 Bxb4 5.c3 Ba5 6.d4 exd4 7.O-O d3 8.Db3 Df6 
 9.e5 Dg6 10.Te1 Cge7 11.Ba3 b5 12.Dxb5 Tb8 13.Da4 Bb6 14.Cbd2 Bb7 15.Ce4 Df5
 16.Bxd3 Dh5 17.Cf6+ gxf6 18.exf6 Tg8 19.Tad1 Dxf3 20.Txe7+ Cxe7 21.Dxd7+ Rxd7
 22.Bf5+ Re8 23.Bd7+ Rf8 24.Bxe7# 1-0

Notação Figurino[editar | editar código-fonte]

A notação figurino ou com figuras está sendo utilizada atualmente no meio editorial enxadrístico para reprodução de partidas. Em vez de utilizar letras para representar peças, são utilizadas as figuras que as representam. A partida anterior, representada em figurino, fica assim:

 1.e4 e5 2.♘f3 ♘c6 3.♗c4 ♗c5 4.b4 ♗xb4 5.c3 ♗a5 6.d4 exd4 7.O-O d3 8.♕b3 ♕f6 
 9.e5 ♕g6 10.♖e1 ♘ge7 11.♗a3 b5 12.♕xb5 ♖b8 13.♕a4 ♗b6 14.♘bd2 ♗b7 15.♘e4 ♕f5
 16.♗xd3 ♕h5 17.♘f6+ gxf6 18.exf6 ♖g8 19.♖ad1 ♕xf3 20.♖xe7+ ♘xe7 21.♕xd7+ ♔xd7
 22.♗f5+ ♔e8 23.♗d7+ ♔f8 24.♗xe7# 1-0

Notação Forsyth[editar | editar código-fonte]

A w:Notação Forsyth é utilizada, principalmente, para anotar posições de partidas. Foi desenvolvida por um jornalista especializado em xadrez, David Forsyth, e tornou-se muito popular no século XIX. Nesta notação, a posição é descrita do ponto de vista das brancas, começando pela linha 8, da esquerda para a direita, como alguém que lê um livro. Sempre que se muda de linha, é colocado um traço. As peças são anotadas pela sua letra inicial, geralmente sendo usada a notação em inglês, as pretas sendo anotadas com letras minúsculas, e as brancas, em maiúsculas. As casas vazias são agrupadas sob um número, assim o número "1" indica "uma casa vazia", o "2" indica "duas casas vazias".

A posição inicial, em notação Forsyth, pode ser representada das seguintes formas:

tcbdrbct/pppppppp/8/8/8/8/PPPPPPPP/TCBDRBCT
tcbdrbct-pppppppp-8-8-8-8-PPPPPPPP-TCBDRBCT
rnbqkbnr-pppppppp-8-8-8-8-PPPPPPPP-RNBQKBNR

A notação Forsyth também é usada no xadrez Fischer-Random, para anotar a posição inicial (no Fischer-Random, as peças ocupam posições aleatórias).