Discussão:Números primos/Arquivo LQT 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Fusão[editar código-fonte]

Proponho fundir este wikilivro com o de Matemática Elementar Dante 23:16, 30 Janeiro 2006 (UTC)

Concordo com a fusão, já que o conteúdo é pequeno e faz parte do escopo do livro Matemática Elementar. --Marcos A. N. de Moura 15:32, 31 Janeiro 2006 (UTC)
A idéia não é manter o livro só nisto, mas sim incluir aqui todos os fatos já conhecidos sobre os números primos. O objetivo de manter o assunto em separado é ver se se consegue evitar caminhos clássicos para a abordagem deste problema, como a Função de Rimmer e outros já conhecidos, que embora talvez levem à solução do problema estão num nível muito alto para as pessoas em geral... — o usuário Crislena (discussão • contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.
OK! Se há uma definição clara de conteúdo distinto em relação ao de "Matemática Elementar" e o conteúdo será enriquecido, não há razão para fundir os livros, uma vez que pretende adotar essa linha de edição que relatou, sugiro que coloque-a no prefácio, para deixar claro para os leitores e eventuais co-autores o exposto, também seria recomendável que seja montado o "Esqueleto" do livro, ou seja: que as futuras páginas e capítulos sejam criadas, mesmo sem conteúdo, apenas com os subtítulos, isto ajuda a orientar a edição... no mais, agradeço a sua contribuição e peço que retire a faixa de {{Em discussão}}, caso esteja de acordo. --Marcos A. N. de Moura 15:41, 3 Março 2006 (UTC)

Pedido da autora[editar código-fonte]

Como autora principal deste livro gostaria de comunicar a todos os que o lerem, editarem ou o utilizarem em suas pesquisas que a propriedade intelectual da idéia e do formato da Base Prima a ser apresentada a partir desta data (02 Setembro 2007) está sendo solicitada junto ao registro de patentes na cidade de Rio Claro, SP. Embora o livro possa ser editado e usado para pesquisas de acordo com a GNU FDL, solicito a todos que incluam meu nome ao usarem a idéia da Base Prima.

Grata

--Cristina

Discordo desta proposição. Se formos exigir que nosso nome seja colocado em toda contribuição nas wikis vai ser muito complicado. Creio que a autoria só deve ser dada caso o texto seja publicado em qualquer lugar fora das wikis, de preferência em uma revista acadêmica. Ozymandias 10h17min de 3 de Setembro de 2007 (UTC)
Também discordo, levando em conta que aqui não é um lugar para alguém publicar seus textos com autoria reivindicada. Helder 14h16min de 17 de abril de 2009 (UTC)

Objetivo fora do escopo do projeto[editar código-fonte]

Tenho críticas ao conteúdo atual deste wikilivro, a começar pelo seu prefácio:

  • Citação: a autora escreveu: «Este livro tem por objetivo apresentar métodos simples para se encontrar números primos»
    • Até aí tudo bem. O problema começa logo em seguida:
  • Citação: a autora escreveu: «..., na esperança de que uma análise isolada destes métodos possa contribuir para a descoberta de uma fórmula geral para os números primos que seja simples e prática.»
    • no mínimo precisa ser reformulado para que não caracterize o livro como pesquisa inédita. E depois:
  • Citação: a autora escreveu: «...O conceito que guia este livro entende que toda a discussão sobre primos esteja no caminho errado» (negritos meus)
    • Além de ser uma afirmação "generalizada demais", não cita qualquer fonte que possa comprová-la. Mesmo porque, acredito que seja falsa.
  • Citação: a autora escreveu: «...e que, assim como já foi dito por outros, a solução para este problema tem de ser simples, como tudo o mais na teoria de números.»
    • carece de fontes, mas poderia ficar pois acho que já li/ouvi isso em algum lugar, restando cassar onde foi...
  • Citação: a autora escreveu: «...Deve existir algo que falta para que tal fórmula seja encontrada. Este livro espera conseguir descobrir o que falta para permitir que alguém descubra a fórmula mais buscada em toda a história da Matemática.»
    • certamente ainda falta algo, mas o enfoque deste trecho também caracteriza o livro como pesquisa inédita, precisando ser reformulado.

Depois de remover alguns trechos, o material ficará bem pequeno, talvez valendo a pena reconsiderar a fusão proposta acima, pois há conteúdos que podem ser aproveitados no livro de matemática elementar. Helder 14h24min de 17 de abril de 2009 (UTC)