Discussão:Introdução à programação/Arquivo LQT 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Wikimania2006 b.jpg
O livro português Introdução à Programação,
do Wikilivros, chegou à final do concurso internacional
Wikimania Awards


Objetivo[editar código-fonte]

Qual é o objectivo deste livro? Ensinar o geral da programação de uma forma abstrata ou ensinar uma linguagem própria para iniciantes? - João Jerónimo 21:10, 15 Janeiro 2006 (UTC)

O objectivo do livro é abrir algumas luzes de programação aos leitores. Assim, qualquer pessoa que se queira iniciar na programação encontra aqui uma forma de encaminhamento possível para realizar o seu estudo. --lightningspirit 17:42, 28 Abril 2006 (UTC)

Navegação[editar código-fonte]

Olá, acho que seria interessante colocar a estrutura de navegação regressiva linear (utilizando barra ao invés de dois pontos), para que a navegação seja simplificada e o leitor possa ir e voltar no livro navegando pelos links. Se não houver nada contra farei a alteração assim que puder. --Wellington Brito de Carvalho 02h36min de 27 de Junho de 2007 (UTC)

Mais um motivo, é que aquele índice "jogado" no final de cada página fica um tanto desorganizado, seria interessante a separação das páginas por barras para simplificar a navegação e limpar a página daqueles tópicos no final. --Wellington Brito de Carvalho 14h28min de 9 de Julho de 2007 (UTC)
Também acho mais apropriado... --Marcos A. N. de Moura 01h12min de 12 de Julho de 2007 (UTC)

Para uma introdução, está complicado demais[editar código-fonte]

Na minha opinião, para um livro de Introdução a programação, está com tópicos muito complicados.. Acho que deveria começar explicando o que é um algoritmo, criar alguns algoritmos simples...
Como Programar: Pensar como uma máquina - Até é um tópico legal, mas acho que deveria ficar como "Anexo", afinal não é obrigatório para programar entender de hardware.. a não se que seja programação para microcontrolador, o que não é especificamente o objetivo deste livro, este livro visa Introdução a programação. No mínimo precisamos melhorar a didática do capítulo, pq logo que entrei tomei um susto com aquilo tudo sobre hardware em um livro de Introdução a programação.

Bem, talvez queira poupar os iniciantes de conceitos que possam os afugentar, eu compreendo, se tiver a intenção de tornar o livro útil para Ciência da computação podemos até considerar esta possibilidade, em todo caso, não acharia melhor que o livro mantivesse uma linha mais abrangente, o que o torna útil para estudantes de Engenharias também? --Marcos A. N. de Moura 01h24min de 12 de Julho de 2007 (UTC)
É verdade, realmente acho que estava com o pensamento muito voltado para a Ciência da computação... Talvez caiba na introdução desta página uma observação sobre as necessidades ou não de se conhecer este tópico, por exemplo para o engenheiro e para o cientista. Estou pensando no usuário que quer, por exemplo, apenas criar pequenos aplicativos para desktop e veio procurar uma base neste livro. --Wellington Brito de Carvalho 00h36min de 14 de Julho de 2007 (UTC)

Liguagens de programação - Acho que é outro "Anexo", não é Necessário para a Introdução saber que existem essas liguagens, é algo legal e opcional, ou seja, um anexo, ou apêndice. --Wellington Brito de Carvalho 14h56min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

De fato, como anexo pode ser mais adequado. --Marcos A. N. de Moura 01h24min de 12 de Julho de 2007 (UTC)

Como Programar: Pensar como uma máquina[editar código-fonte]

Dentro deste tópico estão:

   * Estrutura interna de um computador
   * Processamento de dados
   * Algoritmos e Lógica
   * Lógica

Acredito que o tópico Algoritmos e Lógica e o tópico Lógia deveriam, primeiro, ser um tópico só, já que Lógica está contido em Algoritmos e Lógica, e segundo, deve ser um tópico primário, não estar dentro de outro tópico, já que algoritmos é, se não o principal, um dos principais tópicos de programação. --Wellington Brito de Carvalho 16h43min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

Sim, também acho que os tópicos podem ser redistribuidos e expandidos. --Marcos A. N. de Moura 01h26min de 12 de Julho de 2007 (UTC)
Bem, eu de facto quando escrevi este livro (e digo eu porque, embora seja um livro colaborativo fui eu quem o escrevi praticamente todo) desenhei-o segundo o que para mim um iniciado em informática deverá conhecer.
Em primeiro lugar: Desculpem-me discordar com algumas palavras proferidas mas, ninguém que queira aprender algo vai longe se desistir com um entrave à primeira, à segunda ou até mesmo à terceira... acontece é que quando se tem "a papinha feita" muitas vezes não se evolui mais que aquilo que se poderia - isto pode parecer um pouco rude mas acho que devem concordar comigo.
Em segundo lugar: Acho que é extremamente importante que um programador, um controlador de máquina, alguém que vai criar código para que uma máquina que em principio está "estagnada" ou parada funcione, precisa de saber de hardware... todos sabemos que sem código um computador não funciona, não serve para nada! e o que eu apresento de hardware aí nesse capítulo é uma coisa mínima.. eu tive o cuidado de não exagerar e de fazer até esquemas em imagens, e falei apenas nos conceitos de hardware de uma computador minimalista (entrada, processamento, saída) que no fundo é como uma função matemática ou uma "slot-machine" dos casinos... acho de extrema importância um programador de qualquer área conhecer este conceito de "processamento de dados" visto que é isto que o programador vai manipular. :P
Mas tudo bem, se não concordarem comigo não vou ficar chateado se alterarem o texto... Abraço a todos, Vitor --lightningspirit 18h15min de 18 de Julho de 2007 (UTC)
Bem, eu concordo, mas gostaria de acrescentar que, dependendo dos objetivos do programador, ele não vai necessitar de conhecimentos de Hardware. Não estou propondo deletar o capítulo, mas separar as coisas. Penso que o livro de introdução a programação, principalmente por se tratar de Introdução, deveria ser o mais compacto possível, e se restringir apenas a programação básica (explicar algoritmos, fluxo de dados..). E para o profissional que realmente vai precisar conhecer um pouco sobre Hardware, poderia ver aquele capítulo em um livro mais específico, "Introdução ao hardware" por exemplo. E ao final do livro a indicação do livro de hardware para os interessados. Entenda que não quero eliminar conteúdo bom e útil do livro, gostaria apenas de modularizar para os diferentes interessados no assunto. --Wellington Brito de Carvalho 23h06min de 18 de Julho de 2007 (UTC)
Ok. A sua ideia então será colocar esse capítulo como um anexo ou então começar um novo livro do tipo "Introdução ao hardware". Concordo com ambas as opções se a opinião unânime for modificar o conteúdo deste livro. Mas mesmo assim continuo com a minha ideia (a que expressei acima)...acho que essa parte não surge como um entrave, apenas complementa o estudo...e o leitor tem a opção de a passar à frente se quiser... Abraços--lightningspirit 15h06min de 19 de Julho de 2007 (UTC)
E eu continuo achando que é um pouco de "excesso de informação" falar sobre hardware para alguém que quer começar a se introduzir na programação. Acho que deve ser dado um passo de cada vez. Veja como exemplo qualquer apostila ou livro de introdução a programação. Como só estamos "eu vs você" neste final de discussão, não vou mexer no capítulo, fico no aguardo de uma terceira opinião. --Wellington Brito de Carvalho 00h48min de 20 de Julho de 2007 (UTC)
Acho que a estrutura sobre Hardware é necessária para estudantes de todas as áreas de interesse e mais ainda para os de Engenharias. Um livro de introdução a programação que não traga luzes sobre o que se está programando me parece um tanto incompleto. --Marcos A. N. de Moura 01h56min de 20 de Julho de 2007 (UTC)

Capa[editar código-fonte]

Vou tomar por base eu mesmo, quando comecei a utilizar a wikibooks eu me confundia muito com as capas dos livros, pois ao clicar na capa você é direcionado para a página da licença, sendo que o esperado era que abrisse o livro. Este e muitos livros da wiki tem este problema, é colocada uma capa e um link "ir para capa", o primeiro instinto é clicar na imagem, caso ela seja um link. Se olharem os livros da wiki em inglês, verão uma organização muito interessante, onde é colocado uma pequena imagem ao topo da página, funcionando como nossas capas, e logo abaixo está o índice, o que evita muitos problemas. Por esses motivos sou a favor de colocar os índices dos livros na página principal, abaixo da imagem de exibição do livro. Fica muito mais fácil, não acham? --Wellington Brito de Carvalho 23h32min de 18 de Julho de 2007 (UTC)

É uma ideia interessante, mas acho que será melhor ser discutida na esplanada e não num módulo de um livro lol Abraços--lightningspirit 15h09min de 19 de Julho de 2007 (UTC)

Hello, world![editar código-fonte]

Acho que o artigo Hello, world! deveria ser trazido para cá, como uma forma de comparar as diversas (todas?) linguagens de programação. Ou talvez criar uma área com vários programas diferentes, escritos em várias linguagens - os clássicos fatorial, torres de Hanói, fibonacci e quicksort. Esqueci algum? Albmont 11h29min de 27 de Agosto de 2008 (UTC)

Acho que os módulos "Hello world!" de cada linguagem poderiam ser incluídos aqui resumidamente, para dar uma idéia da diferença entre as linguagens, porém a transferência total criaria uma lacuna nos outros livros, acredito que seja mais adequado incluir um resumo sobre o tema do programa "Hello world!" para cada linguagem. Já o tópico sobre os algoritmos, que tal um livro separado do tipo "Algoritmos e lógica de programação" ? --Marcos A. N. de Moura 10h39min de 28 de Agosto de 2008 (UTC)

Strings![editar código-fonte]

Este livro não tem um capítulo sobre Strings!!! Albmont (Discussão) 18h46min de 11 de Maio de 2010 (UTC)