Discussão:Guia do Linux/Iniciante+Intermediário/Arquivo LQT 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Copyright?[editar código-fonte]

Não pode, em nenhum dos projetos da Fundação Wikimedia, serem adicionadas informações protegidas por Copyright. No entanto, dada a natureza deste projeto, limitei-me a remover as informações de direitos autorais. Caso discorde, favor remover inteiramente este livro. Grato pela compreensão. --Lugusto 19:43, 24 Mar 2005 (UTC)

copyleft[editar código-fonte]

No pé da página do guia foca encontra-se o seguinte:

© Copyleft 1999-2005 Gleydson Mazioli da Silva <gleydson@cipsga.org.br>

Se não me engano, copyleft quer dizer que o documento pode ser copiado, utilizado e modificado de acordo que permaneça sob a licença copyleft; ou seja, não pode ser patenteado.

Acredito que não há nenhum problema em colocá-lo no wikilivros, porém seria adequado entrar em contato com o Gleydson para confirmação.— o usuário 200.204.142.226 (discussão • contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.

Estou a Reorganizar[editar código-fonte]

não entendo essa organização! trata-se de um indice unico para todas as versões(Iniciante, Intermediário e Avançado)? poderia me esplicar(administradores ou editores) por favor!

obrigado...


--Raylton P. Sousa 15h24min de 27 de Dezembro de 2008 (UTC)

Se entendi direito, comparando as opções desta página, o conteúdo atual deste índice reflete a estrutura da Versão Iniciante+Intermediário - 5.60. Só que aqui foram colocados capítulos extras tirados da Versão Avançado - 6.42:
16. Configurações especiais de Rede
e depois:
31. Firewall iptables
32. Gerenciamento de contas e cuidados para a proteção de senhas
33. Apache
34. Servidor ident
35. Servidor telnet
36. Servidor ssh
37. Servidor pop3
38. CVS
39. SAMBA
40. Restrições de acesso, recursos e serviços
41. Introdução ao uso de criptografia para transmissão/armazenamento de dados
Eu ainda não li o Guia Foca, então não sei sugerir qual seria a melhor forma de organizá-lo aqui. Não sei se a simples inclusão dos capítulos extras mantém a ordem lógica do texto. Se achar que sim, pode-se usar o índice atual e ir adicionando/formatando o conteúdo dos capítulos. Se não, poderiam ser removidos estes capítulos que listei, e faz-se apenas a versão "Iniciante+Intermediário". Helder 18h19min de 27 de Dezembro de 2008 (UTC)

Certo...

vou reorganizar como "Iniciante+Intermediário" e depois vou estudar a possibilidade de agregar o avançado também...

se alguem tiver conhecimento e estiver afim de ajudar só é postar aqui sua opinião pra melhorar(ou até mesmo editar diretamente)


--Raylton P. Sousa 13h46min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)

Pra mim, por hora, acho que "Iniciante+Intermediário" está de bom tamanho! Depois, conforme o tempo permitir, pode-se expandir o trabalho incluindo o avançado... Manda ver!!! Teeth.png Helder 21h44min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)

Sobre a diferença entre a versão wiki e a versão original[editar código-fonte]

Ainda não sei exatamente como, mas acho que poderíamos indicar que o Guia Foca Linux que estará disponível aqui no Wikilivros daqui a uns tempos é uma versão independente daquela mantida pelo Gleydson Mazioli da Silva. Segundo o site, ele faz atualizações mensais daquelas versões. Poderíamos ressaltar que aqui (como em toda wiki), qualquer interessado pode fazer atualizações a qualquer momento, inclusive edições que atualizem o texto daqui seguindo a atualização que for lançada lá...

Além disso, podemos frisar que o texto daqui não precisa se limitar a ser uma cópia do que está lá, quem quiser pode fazer melhorias aqui por conta própria, sem ficar esperando por mudanças lá. Senão pode ficar a impressão de que aqui temos apenas uma mera cópia desatualizada do que está lá...

Sei lá, ainda precisa dar mais "forma" ao que eu disse, mas acho que dá pra passar a idéia... O que acha? Sugestões? Helder 21h44min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)


sim. sem duvida esse é um trabelho independente, mas precisamos de uma base e essa é a uma boa, quanto a edição independente pensei em criar uma seção especial chamada introdução geral antes do inicio dos livros para especificar essa posição quanto ao trabalho... o que acham? --Raylton P. Sousa 16h28min de 29 de Dezembro de 2008 (UTC)

Nome das páginas[editar código-fonte]

Não seria melhor que o livro se chamasse "Guia Foca Linux", com espaçamento entre as palavras? Em caso afirmativo, vou pedir para um admin fazer o movimento, pois eles podem mover todas as subpáginas ao mesmo tempo, sem precisar fazer o trabalho manualmente.

Gostaria de aproveitar para remover "/Índice" do nome destas páginas aqui. Assim as páginas do livro passam a seguir a convenção de nomenclatura "Título do livro/Nome do capítulo" (onde "Nome do capítulo" pode eventualmente ser composto por partes separadas por "/", como em "GuiaFocaLinux/Introdução/O computador"). Aliás, só para confirmar, como o livro será estruturado? Todas as páginas terão um nome como "Guia Foca Linux/Capítulo/Subcapítulo"? No caso, Capítulo será um dos 32 itens do índice original. E cada um dos sub-itens de segundo nível será uma página (uma página para 3.5, outra para 3.6, ... mas 3.5.1 e 3.5.2, ... na mesma página 3.5, como seções). É isso? Helder 23h08min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)

Acredito que uma estrutura mais racional poderá ser construída inicialmente com os capítulos como páginas principais com sub-seções. Faz tempo que li o guia foca, não sei se isso é o ideal para todos os capítulos, uma vez que o guia é muito dinâmico.
Vale a pena verificar se as páginas de capítulos ficarão muito grandes, acima dos 32KB, caso tendam a ficar muito grandes então pode-se dividir em subseçòes apenas os capítulos que estejam acima do limite. --Marcos A. N. de Moura 00h17min de 29 de Dezembro de 2008 (UTC)
Bom, escolhi um capítulo aleatório (se não me engano o 5) para colocar na caixa de areia e dar um preview esperando receber o aviso sobre os 32kb. Não deu outra: a página ficou grande. Podemos então dividir apenas os capítulos que ficarem grandes, apesar disso criar tanto capítulos com nome "simples" ("Livro/Capítulo") quanto "compostos" ("Livro/Capítulo/Subcapítulo")...

Ahh, Marcos, pensando um pouco sobre como ficará a navegação ao longo do livro posteriormente, o que acha de fazer o seguinte: Digamos que existem as páginas "GuiaFocaLinux/Capítulo X/Parte 1" e "GuiaFocaLinux/Capítulo X/Parte 2". Como sabemos, para que elas tenham os links automáticos criados pela estrutura com "/", é preciso que exista a página "GuiaFocaLinux/Capítulo X". Como o conteúdo do "Capítulo X" do material original vai estar distribuído entre as subpáginas de "GuiaFocaLinux/Capítulo X", esta página propriamente dita terá pouco ou nenhum conteúdo. Então, já que a divisão em subcapítulos é feita apenas para evitar que os editores tenham problemas se usarem navegadores que não editam páginas com mais de 32kb, podíamos colocar na página "GuiaFocaLinux/Capítulo X" os comandos "{{GuiaFocaLinux/Capítulo X/Parte 1}}" e "{{GuiaFocaLinux/Capítulo X/Parte 2}}", de modo que o conteúdo das páginas correspondentes fosse incluído na página que estaria sem conteúdo. Assim a navegação pelo livro fica bem simples, no ponto de vista dos leitores: basta fornecer links que apontam de um capítulo para o próximo e para o anterior. A navegação entre os subcapítulos seria visível apenas quando tais páginas forem acessadas diretamente, servindo apenas como ajuda para editores. Afinal, leitores não tem (ou não deveriam ter) que se preocupar com as características e limitações do software que usamos para escrever o material para eles. Só os editores deveriam se preocupar com isso... Estou pensando nessa sugestão como aplicável a outros livros que usam estrutura com vários níveis, para simplificar a vida de quem lê. O que acha? Helder 00h47min de 29 de Dezembro de 2008 (UTC)

Não vejo problema em adotar o modelo que você apontou, caso os editores do livro achem adequado. Não acho, contudo, que esta regra seja como um modelo a generalizar a forma de criar livros. Neste contexto prefiro dar liberdade, a partir dos capítulos em diante, para que os editores escolham como estruturar.
O uso de subcapítulos, geralmente, é mais trabalhoso para ser elaborado. Um modelo com subcapítulos pode ser usado para dirigir o roteiro de estudo, sendo mais didático neste caso. O limite de 32KB, sistematicamente, serve para evitar problemas em navegadores, mas eu uso como referência de páginas que podem ser cansativas de serem lidas. Via de regra, páginas muito grandes são desestimulantes de leitura. --Marcos A. N. de Moura 01h12min de 29 de Dezembro de 2008 (UTC)

Sim. Seria mais interessante se o nome tivesse espaços e já que estamos falando sobre isso eu prefiro que o nome seja "Guia Foca GNU/Linux". E o quanto ao índice não fui eu quem fiz, foi o autor original do projeto aqui nessa wiki, eu particularmente preferia que a pagina foca Linux servisse somente como navegação para os livros, ou seja que houvesse uma introdução ou uma ponte para o capitulo de introdução nessa pagina, e depois só haveria os links para cada volume do guia foca, ex: (esta seria a pagina Guia Foca GNU/Linux e essas seriam as ligações)

  • Introdução Geral
  • Iniciante+Intermediário
  • Avançado

e que dentro desses volumes se encontrassem os índices. Assim a pagina seria melhor organizada , no entanto uma das coisas que prezo e o trabalho de outras pessoas e percebi que alguem já veio aqui e gastou algum tempo editando então não seria certo ignorar o que foi feito e escrever separadamente, por resolvi utilizar o que já foi feito e pensar em organização mais tarde, porem já que tocarão no assunto eu acho que seria bom organizar logo certo? quanto ao índice de cada livro ficaria assim Guia Foca GNU/Linux/nome do volume e o índice ficaria dentro do volume correspondente...

e as paginas seriam divididas como subseção de cada capitulo para resolver o problema do tamanho da pagina tal como Helder falou, e não capítulos inteiros divididos em dois... o que acham?

caso achem relevante a minha opinião, sera que pode mover pra mim Marcos? Flw

a proposito:

feliz ano novo a todos!!!


--Raylton P. Sousa 17h14min de 29 de Dezembro de 2008 (UTC)

Vamos definir o formato mais claramente, antes de efetuar a mudança... O novo formato de livros aprovado recentemente na esplanada não comporta página Índice, separada, o índice deve ficar na primeira página do livro e a capa deve ficar separada, então como deveria ficar a arrumação deste livro? Seria algo assim:
->Guia foca Linux/Capa
->Guia foca Linux -----> Introdução geral ficaria aqui, junto com os links para os níveis.
->Guia foca Linux/Iniciante+Intermediário ----> Introdução específica + índice.
->Guia foca Linux/Iniciante+Intermediário/Páginas deste nível
->Guia foca Linux/Avançado ----> Introdução específica + índice.
->Guia foca Linux/Avançado/Páginas deste nível

Parece adequado? --Marcos A. N. de Moura 00h11min de 31 de Dezembro de 2008 (UTC)

Exatamente!!! poderia por favor fazer "exatamente" isso. Obrigado... --Raylton P. Sousa 00h52min de 31 de Dezembro de 2008 (UTC)

Caramba!!! Deu um trabalhão... Mas está Yes check.svg Feito --Marcos A. N. de Moura 13h07min de 31 de Dezembro de 2008 (UTC)

Muitíssimo obrigado!!! flw

--Raylton P. Sousa 15h29min de 31 de Dezembro de 2008 (UTC)