Discussão:Guia do Linux

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

A permissão de uso para este trabalho se encontra arquivada no OTRS da Wikimedia Foundation. Ela está disponível aqui para pessoas com uma conta OTRS. Para confirmar a permissão, por gentileza, entre em contato com alguém que tenha uma conta OTRS.

Link para a permissão: https://ticket.wikimedia.org/otrs/index.pl?Action=AgentTicketZoom&TicketID=5315676&ArticleID=6033050&QueueID=109

Untitled

Esta texto esta sendo postado aqui porque seguir as regras da GNU FDL segundo esta nota presente no livro original

Nota de Copyright

Copyright © 1999-2007 - Gleydson Mazioli da Silva.

Permission is granted to copy, distribute and/or modify this document under the terms of the GNU Free Documentation License, Version 1.1 or any later version published by the Free Software Foundation; A copy of the license is included in the section entitled "GNU Free Documentation License".

(É dada permissão para copiar, distribuir e / ou modificar este documento sob os termos da GNU Free Documentation License, Versão 1.1 ou qualquer versão posterior publicada pela Free Software Foundation; Uma cópia da licença é incluída na seção intitulada "GNU Free Documentation License ".)


PS: Por ser um por ser um ambiente colaborativo não é garantido que este livro ofereça os mesmos conteúdos do livro original. — o usuário Raylton P. Sousa (discussão  contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.

Organização

Navegação Dinâmica

Conteúdo movido de Usuário Discussão:Raylton P. Sousa em resposta a esta pergunta.
  • Eu ia sugerir o uso de ligações relativas como [[../Introdução Geral/]] em vez de endereços absolutos como [[Guia do Linux/Introdução Geral|Introdução Geral]]. A opção resulta em um código com bem menos caracteres, mas infelizmente não irá resolver neste caso, pois a quantidade de níveis de sub-páginas varia de um lugar para outro do livro... Então isso deixa de ser uma opção.
  • Raylton, não ficou claro para mim qual sua motivação para manter em todas as páginas do guia uma navegação dinâmica (com esconder/expandir) que exiba uma lista de links pra todas as páginas dele. Dependendo do motivo, talvez eu tenha uma opção mais interessante, veja:
    1. As páginas do guia tem os seguintes títulos (que refletem a forma de organização que escolhemos):
      1. Guia foca Linux
      2. Guia foca Linux/Volumes
      3. Guia foca Linux/Volume/Capítulos
      4. Guia foca Linux/Volume/Capítulo/Seções
    2. Cada uma das páginas do tipo "Guia foca Linux/Volume/Capítulos" já incluem um "índice do capítulo", com ligações para as várias seções do mesmo, bem formatadas e organizadas.
    3. Em vez da atual "Navegação Dinâmica Global", poderíamos fornecer aos leitores em cada seção uma "Navegação Dinâmica Local", relativa aos capítulo que está sendo lido. Assim, nas páginas "Guia foca Linux/Volume/Capítulo/Seções" seria exibida uma Navegação Dinâmica contendo apenas os links presentes no capítulo atual, ou seja, o que aparece no "Guia foca Linux/Volume/Capítulo" (como este).
    4. Já nas páginas do tipo "Guia foca Linux/Volume/Capítulos", estaria presente uma "Navegação Dinâmica" com o conteúdo da página "Guia foca Linux/Volume".
    5. Note que não é preciso duplicar os índices que estão em cada "Guia foca Linux/Volume/Capítulo" nem em "Guia foca Linux/Volume", pode se combinar as <noinclude> e <includeonly> com códigos do tipo {{Guia foca Linux/Volume/Capítulo}}.
    6. Fazendo isso, não seria necessário ter uma página com links para todas as páginas, pois a Navegação seria quebrada em várias partes menores.
    7. Como desvantagem, teríamos que trocar os endereços relativos que estão nos índices dos capítulos por endereços absolutos.

O que acham de tudo isso? Confuso? Helder 14h52min de 14 de abril de 2009 (UTC)

Excelentes colocações, no entanto receio que essas sugestões não sejam pertinentes para os meus atuais objetivos(espero que fique claro que ainda assim são totalmente validas) a intenção principal é que seja possível mover-se por todos (ou a maioria ) os capítulos estando em qualquer lugar, poupando tempo (observe que em Internet discada ,por exemplo, é um trabalho árduo voltar para o índice sempre que precise-se pular um capitulo que ao leitor não pareça interessante),entende? mas me interessa muito reutilizar os índices já existentes ... ainda assim fica a minha pergunta que infelizmente acho não ter sido muito claro... a pagina que lhe falei continua sendo longa mas esta subdividida em mais de uma pagina, sendo assim o seu tamanho em bytes diminuiu mas o conteúdo continua grande como antes, isso afeta a navegação em um determinado navegador sem suporte para esse tipo de pagina longa? (como aparece "aqui no MediaWiki" quando ultrapassamos os 32 Kb... )
flw abraço
Raylton P. Sousa oi 21h01min de 14 de abril de 2009 (UTC)
Ah sim, falha minha. A divisão que você fez funciona (pelo menos pelo que vi), pois cada uma das páginas que efetivamente contém uma lista de links é menor que os 32k, e a página que as chama contém apenas o código de duas chamadas à duas predefinições (o que com certeza é menor que 32k) e finalmente, o código extra adicionado a cada página do livro é ainda menor: apenas uma chamada à predefinição. Helder 21h28min de 14 de abril de 2009 (UTC)
Entendi o que quer fazer... Se bem que pra colocar a lista de links em todas as páginas, quem usa discada vai ter que aguardar um tempo de carregamento adicional em cada página por causa do html correspondente à lista inteira. Se levar em conta o tamanho do guia, acho pouco provável que alguém faça a leitura toda de uma vez, então deixar apenas os índices parciais (por capítulo) em cada página não seria grande prejuízo (talvez não seja prejuízo algum) para a navegação, e o tempo de carregamento por página diminui um pouco. Além disso, a lista fica mais navegável, por não ser tão comprida...
Se mesmo assim quiser fazer a lista inteira, pode experimentar usar os vários {{Guia foca Linux/Volume/Capítulos}} no lugar destas chamadas para as duas partes da sua lista de links (mas acho que precisa colocar uns <*include*> nos capítulos). Helder 21h28min de 14 de abril de 2009 (UTC)
Certo, mas quando falo de de internet discada trata-se de um exemplo... o que eu quero dizer(dentre outras coisas) é que eu quero que o leitor tenha o minimo de trabalho possivel, e que para ler não precise de um minimo de conhecimento sobre a estrutura do livro(isto é: só clicar onde quer). É, o guia é grande mas uma pessoa que não queira ler o guia inteiro(a curto prazo)sem duvida não vai querer ter muito trabalho para selecionar os capitulos que se mostrem interessantes, tá entendedo?
sobre os <?include?> eu não tenho muita pratica com isso... vou fazer uns teste e já posto aqui. Certo?
Raylton P. Sousa oi 21h50min de 14 de abril de 2009 (UTC)
Fazendo estas modificações aqui é possível usar o código {{Índice|{{:Guia foca Linux/Introdução Geral}}}} para obter isso:
Tabela de conteúdo
Início:
Básico:
Criação:
Desenvolvimento:
Maturação:
Revisão:
Desenvolvido:
Finalização:
Finalizado:

 

Para deixar uma mensagem aos colaboradores utilize a página de discussão.

Mascote do projeto GNU e do Linux, respectivamente

Introdução Geral


Note que os <noinclude> servem para impedir que aqui na discussão seja incluído qualquer coisa desnecessária (como os avisos que estão na página que peguei como exemplo).
Teria que fazer algo parecido em cada página com índices... Isso ajuda? Helder 22h14min de 14 de abril de 2009 (UTC)
  • Só para constar: de uns dias para cá providenciamos uma alternativa à predefinição {{Oculto}}, para permitir a criação de tabelas com botões. O recurso original estava na Wikipédia inglesa, mas ainda não deu tempo de traduzir a documentação que está em w:en:Help:Collapsing. O código para o nosso caso seria:
{| width=100% class="wikitable mw-collapsible mw-collapsed"
! Navegação Dinâmica
|-
| {{:Guia foca Linux/Introdução Geral}}
|}

que resulta em:

Navegação Dinâmica
Início:
Básico:
Criação:
Desenvolvimento:
Maturação:
Revisão:
Desenvolvido:
Finalização:
Finalizado:

 

Para deixar uma mensagem aos colaboradores utilize a página de discussão.

Mascote do projeto GNU e do Linux, respectivamente

Introdução Geral


Eu preferiria usar esta opção, pois tenho a impressão que a Oculto está com defeito (mas não sei corrigir)... Helder 23h12min de 14 de abril de 2009 (UTC)

eu fiz alguns testes e me pareceu muito simples de se fazer...
sobre o código, eu não utilizo a predefinição {{Oculto}} eu utilizo este código:
{| width="100%" style="background:transparent"
| width="100%" valign="top" | 
<div class="NavFrame" style="text-align:left; background:#ffffff;">
<div class="NavHead" style="background:#ffffff; padding-left:1em">'''Navegação Dinâmica'''</div>
<div class="NavContent" style="display:none">
{{{|{{{1}}}}}}
</div>
|}

não repare a má formatação, é que eu não perco a mania de fechar duas DIVs com uma só etiqueta, já vou corrigir.

eu também acho que Oculto esteja com problema tentei usar e não deu certo...
até mais
Raylton P. Sousa oi 02h20min de 15 de abril de 2009 (UTC)
Simples até é, só que é repetitivo demais! (mas nada que um localizar e substituir não ajude)
Olhando o resultado desta edição, acho que você tem razão sobre remover a formatação também. Aí faz-se a formatação depois, na página onde todos os códigos estiverem inseridos.
Ahh... quando precisar fazer testes, pode deixar sua página de usuário quietinha, e usar a Caixa de areia (nossa página de testes). Helder 21h46min de 16 de abril de 2009 (UTC)

Format & Reinstall

Eu estou achando estes arquivos muito zoneados. Este guia é "sagrado", ou qualquer um pode editar massivamente? Qual é a relação do "Guia foca" com o Linux para iniciantes? Seria um Linux para não-iniciantes? Se for assim, seria recomendável cross-linkar os dois livros. Albmont (Discussão) 13h05min de 16 de setembro de 2009 (UTC)

A história é longa...
Em princípio os dois livros não têm relação, pelo menos não no sentido de um ser continuidade do outro: são simplesmente dois livros, de autores diferentes sobre um mesmo assunto. No caso do Guia Foca, nossa intenção (Raylton e eu) é terminar de importar/wikificar o Guia foca para que o texto esteja disponível no Wikilivros. Dê uma olhada na outra discussão: Discussão:Guia foca Linux/Iniciante+Intermediário. E tem vários fragmentos de conversa na minha página de discussão e na do Raylton.
Enfim, os dois textos têm enfoques distintos, mas acho válido ir lincando um ao outro conforme for adequado.
Por acaso não gostaria de nos ajudar a trazer o conteúdo de lá para cá? Helder 13h58min de 16 de setembro de 2009 (UTC)
This is madness. Não faz sentido haver dois textos em paralelo sobre o mesmo assunto! Também não entendi porque importar o Guia foca; se este guia existe e é free text como a Wikipedia e o Wikilivros, não seria melhor fazer um fork? Ou a ideia é que o Wikilivros passe a ser a versão oficial do Guia foca?
Quanto a ajudar a trazer o texto, você já sabe que eu sou preguiçoso para este tipo de mudança. Eu sou melhor em pegar erros e ser chato do que em criar artigos.
Aliás, que horror esse negócio de espalhar as conversas por vários lugares, não é? Albmont (Discussão) 17h31min de 16 de setembro de 2009 (UTC)
Discordo: há muitas situações em que a existência de mais de um livro sobre o mesmo assunto se justifica simplesmente por causa dos diferentes enfoques que podem ser dados a um mesmo tema. Inclusive eu considero isto uma vantagem sobre a Wikipédia, onde parece que quanto mais próximo de "tudo sobre um assunto" um artigo chegar, melhor. Específicamente na minha área, será muito bom se para cada assunto um dia chegara existir tanto um livro com a abordagem axiomática de determinada teoria, e outro focado em aplicações da mesma. Minha concepção do que seja "um bom livro" sobre alguma coisa tem mudado muito nos últimos dois anos, e diria que se um livro tiver um objetivo bem definido e cumpre ao longo dos capítulos aquilo que promete, e procura ser verificável (citando fontes), está no bom caminho. Por outro lado os que já começam com "Tudo sobre isto" e "Manual completo de sei lá o que" dificilmente chegarão atender as expectativas de quem julga o livro pela capa pelo título.
A intenção é fazer com que o "Guia foca Linux" do Wikilivros seja inicialmente a versão wiki do original. O aprimoramento que ele vier a receber depois, por passar a ser editável por quem quiser contribuir, não precisa refletir o que estiver sendo feito no "original", e quem sabe o original até venha a se basear nas mudanças que forem feitas na wiki.
O que acha então de revisar e dar os seus palpites no livro de Cálculo (Volume 1)?
Acho que o estilo das conversas só melhorará quando o MediaWiki tiver mais recursos que lembrem os fóruns... (cadê a Extensão:LiquidThreads?) Helder 18h05min de 16 de setembro de 2009 (UTC)

Instalação

Engraçado que o guia fala de um monte de coisas, mas não fala da mais fundamental: como eu instalo linux no meu computador?

Eu tenho prática em instalar o Fedora através de CD ou DVD, mas estava procurando uma forma de instalar a partir de pen-drive, e não consigo encontrar nada. Albmont (Discussão) 02h31min de 28 de Julho de 2010 (UTC)

Sabe cara? Essa é uma constatação interessante, e é de fato complicado de se tratar já que cada distribuição tem um tipo de instalação(consideravelmente) diferente, mas como ainda estou na etapa de revisão acho que podemos pensar em redistribuir o conteúdo mais tarde, no entanto isso deve ser feito com calma pois alterar a ordem de capítulos adicionando, removendo ou trocando de lugar pode trazer alguns problemas, sobre o motivo do guia original não abordar instalação veja aqui. Até mais! =D - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 03h04min de 28 de Julho de 2010 (UTC)
Bem, o computador novo veio com o Mandriva, e todo o hardware está funcionando perfeitamente; em time que está ganhando não se mexe, apesar de eu gostar (e saber usar) o Fedora, é melhor aprender a usar o Mandriva (e, pelo meu método didático de escrever o wikilivro e depois aprender, espere vários novos artigos relacionados) do que arriscar uma troca com possível perda do hardware. Albmont (Discussão) 20h07min de 28 de Julho de 2010 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Discussão:Guia do Linux/Arquivo LQT 1 em 2015-11-03.

Não existem tópicos antigos