Conversão de diversos formatos para DVD/Visão geral do processo de conversão

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta seção cobre alguns termos técnicos e processos envolvidos no processo de conversão.

Frameserver[editar | editar código-fonte]

Um dos problemas encontrados durante a conversão de vídeos é o travamento. O TMPGEnc Xpress usa muita memória enquanto está convertendo os vídeos, e se você tentar converter vários vídeo no mesmo projeto (por exemplo, converter vários episódios de um anime) e importar os arquivos de vídeo diretamente no TMPGEnc Xpress, as chances de que o programa trave durante a conversão são altíssimas. Qualquer errinho de nada durante a conversão é o suficiente para parar todo o processo que estava rodando por horas, todo o trabalho estará perdido, e você terá que recomeçar tudo.


Usar um frameserver soluciona o problema. Quando você tenta carregar o vídeo diretamente no TMPGEnc Xpress, arquivos temporários enormes são criados durante a conversão, o que aumenta muito o uso de memória, e consequentemente aumenta as chances de que erros de leitura ocorram e muito tempo seja desperdiçado. Avisynth é um programa que permite a criação de scripts (scripts são conjuntos de comandos que algum programa interpreta e executa, no caso, o Avisynth) para ler o arquivo de vídeo e mandar somente pedacinhos do vídeo para o decodificador. Por exemplo, você tem um vídeo chamado Movie.avi, e um script chamado Movie.avs. Movie.avs é basicamente um arquivo texto com algumas linhas que indicam qual vídeo deverá ser carregado. Então uma das linhas terá algo parecido com isso: file = "Movie.avi". Então, ao invés de abrir o vídeo Movie.avi diretamente no TMPGEnc Xpress como você faria normalmente, agora você abrirá o arquivo Movie.avs em seu lugar. Desta forma, quando a conversão começar, Avisynth começa a servir frames (frameserv) do vídeo Movie.avi, ou seja, começa a mandar apenas alguns frames por vez para serem lidos pelo TMPGEnc Xpress. Desta maneira, o espaço que seria utilizado com arquivos temporários é poupado, a utilização de memória é reduzida e as chances de interrupção da conversão e de travamentos se torna mínima.

Convertendo[editar | editar código-fonte]

A maioria dos DVD players não conseguem ler os arquivos Avi/RM/RMVB/etc diretamente. Para que tais vídeos possam ser assistidos na televisão, você deve primeiramente convertê-los para um formato que o DVD player possa entender. Este formato é o MPEG-2. MPEG-1 também pode ser lido por DVD players, mas este formato possui uma qualidade muito inferior. Se você quiser criar VCDs então é este o formato para o qual você quer converter. No entanto, não irei cobrir o processe de criação de VCDs neste tutorial.


TMPGEnc Xpress faz o papel da conversão. Eu também escolhi este programa pois ele possui diversas funções que facilitam muito nossa vida, como por exemplo a capacidade de redimensionar o vídeo e converter vários vídeos juntos, como capítulos, para facilmente prever o tamanho resultante que será usado no DVD.


Um dos problemas mais comuns ao tentar converter um filme para o formato de DVD é o overscan. A maioria das televisões é feita para agradar o povão. Por essa razão, tudo que você vê na TV teve suas bordas cortadas, em cima, embaixo e nos lados. Isso é feito para garantir que a imagem sempre cubra a tela toda. Isso é chamado de overscan. Infelizmente, quando você faz um DVD, suas bordas provavelmente serão cortadas também, e se o seu vídeo tiver legendas embaixo, elas não serão mostradas totalmente.


A solução para isso é simples. TMPGEnc Xpress tem uma opção de redimensionar o vídeo. Tudo o que você deve fazer é ajustar o tamanho (o novo tamanho deve ser somente um pouquinho menor que o tamanho original para corrigir o overscan). Então o vídeo ficará um pouco menor e com bordas negras em seu redor. Estas bordas ficarão na área do overscan, e o vídeo será mostrado na tela toda sem ter suas bordas cortadas.


É sempre uma boa idéia testar na TV diferentes valores de redimensionamento com o vídeo que você irá converter, para saber qual deles irá preencher melhor a TV. Para isso TMPGEnc Xpress também tem uma opção de cut edit (editar corte). Você pode usá-la para selecionar apenas alguns segundos de vídeo para serem convertidos. Dessa forma, você pode converter esse pequeno trecho rapidamente para testar logo os resultados na televisão.

Compilando o DVD[editar | editar código-fonte]

Depois que a conversão foi concluída com sucesso, os arquivos ainda não estão prontos para serem queimados no DVD. O formato está correto, mas os arquivos ainda precisam ser organizados para que possam ser vistos em um DVD player normal.


O último passo antes de queimar o DVD é carregar os arquivos de vídeo no DVD Lab Pro. Então você poderá configurar os capítulos, extras, imagens de fundo e quaisquer outros detalhes você gostaria de adicionar no seu DVD. Depois disso, o DVD será compilado, um processo que normalmente leva de 15 a 20 minutos. Então o DVD estará pronto para ser queimado e rodado em qualquer DVD player.