Conhecendo o Knoppix/Opções avançadas de inicialização

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Translation arrow.svg Este módulo encontra-se em processo de tradução. A sua ajuda é bem vinda.

"Há apenas uma maneira satisfatória para inicializar um computador." - JH Goldfuss

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Esta secção explica as opções de inicialização para o Knoppix. Use essas opções para afinar o Knoppix para seu hardware e acelerá-lo.

Ativando DMA[editar | editar código-fonte]

O primeiro e mais importante forma de fazer o Knoppix correr mais rápido que quase todo mundo pode usar é para ativar o DMA. Fica para Acesso Direto à Memória. Melhora a velocidade das unidades de disco rígido e também pode ajudar as unidades de CD-ROM. DMA não é suportado em todos os computadores, de modo Knoppix desliga por padrão. Para ativar o DMA, adicione 'dma' para o comando de boot, por exemplo:

knoppix lang = pt dma

Para testar a velocidade da unidade de disco rígido, clique no menu Knoppix, escolha "Root Shell" e digite:

hdparm-t / dev / hda

"Substituir" hda pelo nome do dispositivo do disco rígido adequadamente. Depois de uma pausa de cerca de 3 segundos, você receberá um pequeno relatório que vai dizer o quão rápido o seu disco rígido lê os dados. DMA faz uma diferença muito grande. Por exemplo, olhar para estes resultados do teste da amostra:

Drive Sem DMA Com DMA
Seagate Barracuda 7200 RPM IDE 8,5 MB / seg 26,8 Mb / sec

Se você tiver apenas um drive de CD single[editar | editar código-fonte]

Knoppix assume sua unidade de CD e você não consegue ejetá-lo durante a sessão. E se você quiser usar o drive de CD para alguma coisa? Por exemplo, você pode querer criar CDs usando uma unidade de CD-RW. Se você tiver apenas um drive de CD, este será um problema.

Felizmente, existe uma solução. É possível rodar o Knoppix a partir de um disco rígido ou memória RAM, liberando o drive de CD para outras tarefas.

Transferindo-se para uma partição do disco rígido[editar | editar código-fonte]

Transferindo-se para uma partição do disco rígido significa copiar o conteúdo do CD para um disco rígido. Isso é chamado de "copiar a imagem do CD". Uma vez feito isso, Knoppix começa de uma forma normal, mas a partir do disco rígido em vez da unidade de CD-ROM.

Isso dá um melhor desempenho, porque os discos rígidos são geralmente muito mais rápido do que as unidades de CD-ROM. Também libera sua unidade de CD-ROM para outras tarefas. Ele não afeta os arquivos existentes no disco rígido. Tudo que faz é utilizar espaço de disco rígido, que pode ser recuperada mais tarde.

Para transferir a uma partição de disco rígido, você precisa:

  • O MS-DOS, Linux ou FAT formatado partição do disco rígido.
    NTFS (nativo do Windows NT/2000/XP) partições não podem ser usados.
  • Pelo menos 700 Mb de espaço livre na partição.

No prompt de inicialização, insira este comando. "Dispositivo" Substitua o nome do dispositivo da partição do disco rígido que você deseja usar.

knoppix tohd device =

Por exemplo, suponha que você tenha o Windows 98. Provavelmente você tem o Windows instalado na primeira partição do primeiro disco IDE mestre. Neste caso, use:

knoppix tohd = / dev/hda1

Knoppix terá início a partir do CD, copiar-se para o dispositivo especificado e, em seguida, continuar a carregar a partir daí. Você pode então tomar o Knoppix CD fora da unidade.

Re-utilizar uma imagem existente[editar | editar código-fonte]

Você só precisa copiar a imagem do CD para o disco rígido uma vez. Da próxima vez, você pode ler de volta a partir do disco rígido, sem ter que copiar a imagem do CD novo.

No prompt de inicialização, insira este comando. "Dispositivo" Substitua o nome do dispositivo da partição do disco rígido onde o Knoppix imagem de CD está localizado.

knoppix fromhd device =

Por exemplo:

knoppix fromhd = / dev/hda1

Knoppix terá início a partir do CD, pegar a imagem do CD a partir do dispositivo especificado e continuar o carregamento. Você pode então tomar o Knoppix CD fora da unidade.

Apagar a imagem[editar | editar código-fonte]

No Windows, retire o "KNOPPIX" diretório do disco rígido usando o Windows Explorer. Isto vai dar de volta o espaço no disco rígido ocupado pela imagem de CD.

Transferindo para a RAM[editar | editar código-fonte]

Se você tiver 828 Mb de RAM ou mais, você pode copiar o Knoppix imagem de CD para a memória RAM. Depois de uma espera inicial, a transferência para a memória RAM dá dramaticamente o desempenho melhorou, e do CD do Knoppix não é necessário. Você precisa de 828 Mb de RAM, pois os primeiros 700 Mb é utilizado para a imagem do CD. Os restantes 128 Mb é usado para o sistema e aplicativos.

No prompt, digite o seguinte comando:

knoppix toram

Knoppix terá início a partir do CD, a transferência da imagem de CD para a memória RAM, e continuar a carregar. Uma vez que a transferência para a RAM foi concluída, você pode pegar o CD do Knoppix para fora da unidade.

Mais opções de hardware[editar | editar código-fonte]

Estas opções permitem Knoppix afinar para o seu hardware específico. Eles podem ser combinados em qualquer ordem. Por exemplo, para iniciar o Knoppix com a linguagem EUA / teclado, um mouse de roda, uma resolução de tela de 800x600 e Direct Memory Access (DMA) habilitado para discos rígidos, digite isso no prompt de inicialização:

knoppix lang = pt WheelMouse tela 800x600 = dma

Knoppix presume que você tenha um computador portátil. Começa-se com suporte para interface PCMCIA (adaptador de cartão de crédito) ativado por padrão. Se você tiver um computador desktop, ao invés de um laptop, você pode melhorar o desempenho ligeiramente, digitando o "nopcmcia" opção no prompt de inicialização. Por exemplo, para iniciar o computador com a localidade dos EUA, um rato de roda, uma resolução de tela de 1024x768, e não PCMCIA:

knoppix lang = us tela WheelMouse = 1024x768 nopcmcia

Se você tem menos de 128 Mb de RAM[editar | editar código-fonte]

Depois de carregar o kernel eo sistema básico, Knoppix olha para ver quanta memória RAM é a esquerda. O kernel eo sistema de base leva cerca de 20 Mb de RAM. O restante é chamado de RAM livre, ou memória RAM disponível.

Knoppix verifica se existe uma partição swap disponível. Você pode ter uma partição swap se você já tiver instalado o Linux no disco rígido. Se assim for, Knoppix usará a partição swap existentes automaticamente.

Se houver menos de 80.000 Kb de RAM livre, Knoppix irá solicitar que você crie um arquivo de swap. Um arquivo de permuta permite que você utilizar uma parte do disco rígido como se fosse memória RAM.

Este truque permite que você execute o Knoppix, na íntegra, mesmo quando você tem menos de 128 Mb de RAM. Por exemplo, é possível executar com sucesso o Knoppix em um computador com apenas 64 Mb de RAM. No entanto, você paga uma penalidade de desempenho, porque swap é muito mais lento que a RAM física.

Para criar um arquivo swap, você precisa de um disco rígido com pelo menos uma partição que está formatada com o sistema de arquivos FAT. Formatado em NTFS partições não podem ser usados.

  1. Iniciar Knoppix da maneira usual.
    Knowing Knoppix (If you have less than 128 Mb RAM 1).png
  2. Você receberá uma mensagem que diz: "Existem apenas X Kb de memória RAM disponível no seu computador".
  3. Pressione Enter.
  4. Knoppix irá procurar por uma partição FAT disponível formatado. Se houver mais de um, irá escolher o Knoppix disponíveis última partição. Você será perguntado se deseja criar um arquivo de swap na partição que selecionou Knoppix.
    Knowing Knoppix (If you have less than 128 Mb RAM 2).png
  5. Usando as setas do teclado, escolha "Yes" e pressione Enter.
  6. Você será solicitado como um grande arquivo de swap que você deseja criar. Você precisa de um arquivo de swap que é grande o suficiente para levar a RAM livre + total do arquivo de troca de pelo menos 80.000 Kb.
  7. Digite o tamanho do arquivo de swap que você deseja criar. Neste exemplo, ele diz que há 49.152 Kb de memória RAM livre. O tamanho do arquivo sugerido de swap de 60 MB vai trazer o total de 108 Mb livres.
    Knowing Knoppix (If you have less than 128 Mb RAM 3).png
  8. Pressione Enter.
  9. Aguarde um momento enquanto Knoppix cria o arquivo de swap.
    Knowing Knoppix (If you have less than 128 Mb RAM 4).png
  10. Pressione Enter para continuar a carregar o Knoppix.
Dica 
Da próxima vez que você iniciar o Knoppix, ele irá detectar e usar o arquivo de swap automaticamente.
Para remover o arquivo de swap e recuperar o espaço que ela ocupa, saída Knoppix, iniciar o Windows, exclua o arquivo chamado "knoppix.swp"  usando o Windows Explorer.