Conhecendo o Knoppix/Configurando

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Translation arrow.svg Este módulo encontra-se em processo de tradução. A sua ajuda é bem vinda.

Encontrar permanência[editar | editar código-fonte]

"A caixa dizia que eu precisava para ter o Windows 98 ou melhor ... então eu instalei Linux." - LinuxNewbie.org

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Knoppix permite armazenar as configurações personalizadas, arquivos de documentos e configurações do sistema em um disco. Isso evita que você tenha de configurar Knoppix a partir do zero cada vez que você executá-lo.

Criando um diretório home persistente[editar | editar código-fonte]

Personalização é o que torna seu computador. configurações personalizadas incluem preferências do aplicativo, por exemplo, o seu favorito papel de parede do KDE. Os documentos são os arquivos que você criar usando o Knoppix aplicações, tais como gráficos e processados documento word. configurações personalizadas e documentos são armazenados em um lugar especial chamado seu diretório Home.

Knoppix permite que você mantenha seu diretório home no outro disco. Isso é chamado de criação de um diretório home persistente Knoppix. Ele permite que você use uma conta Knoppix personalizada onde quer que vá. Por exemplo, você pode se sentar em um computador, fazer algum trabalho, vá para outro computador e continuar a trabalhar.

Isso funciona melhor com um pau disco rígido USB, também conhecido como um flash drive USB. Estes aparelhos maravilhosos pouco dar-lhe centenas de megabytes de armazenamento, em um espaço do tamanho de um chaveiro. Uma unidade flash USB é o companheiro ideal para um CD Knoppix. Para criar um diretório home persistente em um flash drive USB:

  1. Insira o seu flash drive USB.
  2. Aguarde um momento enquanto a unidade é detectada.
  3. Um ícone da nova partição de disco rígido aparecerá na área de trabalho.
  4. Anote o nome do novo ícone. Por exemplo, se não há outras unidades SCSI no computador, ele será identificado como "partição do disco rígido [sda1]".
  5. Botão direito do mouse no ícone do drive flash USB.
  6. Clique em "Monte".
  7. Botão direito do mouse no ícone do drive flash USB novamente.
  8. Clique em "Change read / write mode".
  9. Ele vai perguntar se você quer fazer a partição gravável.
  10. Clique em "Sim".
  11. Clique no menu Knoppix no painel.
  12. Aponte para "Configurar".
  13. Clique em "Criar diretório home persistente KNOPPIX".
  14. Clique em "Sim".
  15. Escolha a partição que corresponde ao seu pendrive. Neste exemplo, / dev/sda1 representa a unidade flash.
  16. Você será perguntado se você deseja criptografar o arquivo que será criado na unidade flash. Isso é opcional, então clique em "Não".
  17. Digite o tamanho em megabytes que você gostaria que seu diretório home Knoppix ser. Por exemplo, digite "100" para 100 megabytes. Imagine que você tenha um flash drive 256 Mb. Isso criará um arquivo de 100 megabytes no flash drive, deixando 156 MB livres para outros arquivos.
  18. Clique em OK.
  19. Aguarde enquanto prepara o Knoppix flash drive. Se o flash drive tem uma luz de atividade, você vai vê-lo trabalhando por alguns momentos.
  20. Você será perguntado se deseja usar a partição inteira. Clique em "Não". Isso vai deixar os arquivos existentes na unidade flash sozinho.
  21. Aguarde enquanto o Knoppix conclui o processo de instalação.
  22. Knoppix vai dizer o que você precisa digitar no prompt de inicialização para usar o diretório home persistente Knoppix em seu flash drive. Anote o que diz, em seguida, clique em OK.

Você deve reiniciar para que as alterações tenham efeito. Encerre e reinicie o Knoppix. No prompt, digite o seguinte comando, substituindo "sda1", conforme apropriado:

knoppix casa = / mnt/sda1

Durante a inicialização, você deverá ver uma mensagem como esta:

Montagem / mnt/sda1/knoppix.img como / home / knoppix ...
/ Home / knoppix montado em OK.

Isso significa que ele trabalhava. A unidade flash USB agora será usado para o diretório home do usuário "knoppix".

Importante. 
Com um diretório home persistente em uma unidade flash, o flash drive estará em uso o tempo todo.
Não tome o flash drive até que você desligue o Knoppix.

Salvando as configurações do sistema[editar | editar código-fonte]

Salvando as configurações do sistema é chamado de fazer um arquivo de configuração do Knoppix. Este armazena as configurações que são salvas no diretório de configuração do sistema, não no diretório home. Por exemplo, ele permite que você salve a configuração da impressora, assim você não precisa fazê-lo novamente na próxima vez. Para salvar as configurações do sistema:

  1. Clique no menu Knoppix no Painel.
  2. Aponte para "Configurar".
  3. Clique em "Salvar configuração KNOPPIX".
    Knowing Knoppix (Saving system settings 1).png
  4. Selecione as configurações do sistema que você gostaria de guardar.
    Knowing Knoppix (Saving system settings 1-2).png

de configuração pessoais. Se você tem um diretório home persistente Knoppix, você não precisa disso. Se você não possui um diretório home persistente, Knoppix, esta opção inclui as configurações personalizadas que você tenha feito em programas como o Centro de Controle KDE, e suas configurações personalizadas em aplicações como o AbiWord. Ele não inclui os arquivos de documentos, como arquivos do processador salvo palavra. Também não inclui os arquivos de cache de navegação na web.

Todos os arquivos no Desktop. Se você tem um diretório home persistente Knoppix, você não precisa disso. Se você não possui um diretório home persistente, Knoppix, selecione essa opção para salvar o novo disco ícones ou ícones de programas que você pode ter criado no Desktop.

As configurações de rede. Se você tem um diretório home persistente Knoppix, e tudo o que você está fazendo é usando o discador KPPP para conectar à Internet através de um modem, você não precisa disso. configuração do KPPP é salvo como parte do seu diretório home Knoppix.

As configurações de rede salvo por esta opção incluem Rede de Área Local (LAN), configurado manualmente a rede dial-up (modem), Integrated Services Digital Network (ISDN) e Asynchronous Digital Subscriber Line (ADSL) configurações. Por exemplo, se você tiver configurado sua placa de rede manualmente, selecione essa opção para salvar a configuração para a próxima vez.

subsistema de configurações gráficas. Isso salva as configurações para o "X Window System" (visor gráfico). Por exemplo, se você especificou uma resolução de tela certos quando você começou Knoppix, esta opção irá salvar essa configuração.

Outros configuração do sistema. Esta opção salva a configuração da impressora e todas as outras configurações do sistema.

  1. Clique em OK.
  2. Selecione o dispositivo que você gostaria de salvar em. Por exemplo, supondo que você tenha um flash drive USB, e não há outras unidades SCSI no sistema, escolher / mnt/sda1.
    Knowing Knoppix (Saving system settings 2).png
  3. Clique em OK.
  4. Aguarde enquanto o arquivo é criado.
    Knowing Knoppix (Saving system settings 3).png
  5. Se funcionasse, ele vai dizer, "Criação do arquivo de configuração KNOPPIX foi bem-sucedida". Vai dizer-lhe o comando para usar no prompt de inicialização para carregar as configurações salvas.
    Knowing Knoppix (Saving system settings 4).png
  6. Clique em OK para sair.

Para carregar as configurações salvas na próxima vez que você iniciar o Knoppix, utilize o "myconfig" parâmetro no prompt de inicialização. Por exemplo, supondo que você salvou o arquivo para "/ mnt/sda1", no prompt digite:

knoppix myconfig = / mnt/sda1

Se isso funcionar, você irá ver algo como isso perto do final das mensagens de inicialização (Ctrl + Alt + F1):

Verificar / mnt/sda1 para KNOPPIX arquivo de configuração ...
Encontrado, agora executando / mnt/sda1/knoppix.sh