Conhecendo o Knoppix/Lendo o HD

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Translation arrow.svg Este módulo encontra-se em processo de tradução. A sua ajuda é bem vinda.

Knoppix suporta todos os IDE e SCSI mais unidades de disco rígido. Ele lê arquivos de toda a gama de sistemas operacionais da Microsoft - a partir do MS-DOS até Windows XP.

Isso é útil porque se você não conseguir iniciar o Windows, muitas vezes, todos os arquivos de dados ainda estão lá feliz no disco rígido. Em muitas ocasiões, é uma questão simples para localizar os arquivos usando o Knoppix. Costuma-se, em seguida, igualmente trivial para salvar os arquivos, copiando-os em algum lugar seguro (explicado nas seções posteriores).

Para percorrer os ficheiros no disco rígido interno, procure na área de trabalho. Você deverá ver um ícone para cada partição do disco rígido. Para acessar os arquivos na partição:

  1. Clique no ícone da partição do disco rígido.
  2. Aguarde um momento enquanto a partição é montada. Um triângulo verde aparecerá, indicando que a partição está em uso.
  3. Aguarde enquanto o gerenciador de arquivos Konqueror é iniciado.
  4. Os arquivos na partição deverá ser exibido apenas para leitura. Este exemplo mostra um típico "drive C:" de um computador que geralmente é executado no Windows 98.

Selecionar arquivos e pastas[editar | editar código-fonte]

Para criar CDs de dados e copiar arquivos e pastas em discos de outros, que você precisa saber como selecionar. Há várias para selecionar arquivos e pastas:

  • Lasso. Clique e mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse sobre um espaço em branco no Konqueror janela. Arraste para o canto oposto. Os arquivos e pastas na área marcada será selecionado. Para desmarcar, clique em qualquer área em branco dentro da janela.
  • Ctrl + clique. Mantenha a tecla Ctrl no teclado, e clique em um arquivo ou pasta. Será selecionado. Para cancelar a seleção, Ctrl + clique no arquivo ou pasta ícone novamente ou clique em qualquer área em branco dentro da janela.
  • Shift + clique. Ctrl + clique no primeiro arquivo ou pasta. Solte a tecla Ctrl. Mantenha a tecla Shift e selecione o último arquivo ou pasta. O intervalo será selecionado. Para desmarcar, clique em qualquer área em branco dentro da janela.
  • Botão direito do mouse. Clique no botão direito do rato sobre um ficheiro ou pasta. Um menu de contexto "irá aparecer, mostrando as ações mais comuns para esse item. O arquivo ou pasta também será selecionado. Para desmarcar, clique em qualquer área em branco dentro da janela.

Ativando o acesso de escrita[editar | editar código-fonte]

Knoppix tem a habilidade opcional para escrever para discos rígidos. Modo escrita permite copiar arquivos para o drive, e alterar os arquivos existentes. Knoppix suporte escrito para MS-DOS e Windows 95/98/Me partições formatadas. Escrevendo em partições Windows NT/2000/XP nativa não é suportado. Para permitir o acesso de escrita:

  1. Clique no ícone da partição do disco rígido que você deseja gravar.
  2. Aguarde um momento enquanto a partição está montada.
  3. Aguarde enquanto ogerenciador de arquivos Konqueror é iniciado.
  4. Os arquivos na partição será exibida.
  5. Botão direito do mouse no ícone da partição do disco rígido.
  6. Clique em "Change read / write mode".
  7. Você será solicitado a fazer a partição gravável. Clique em "Sim".
  8. Você deve ser capaz de gravar arquivos na partição.

Ajuda rápida[editar | editar código-fonte]

Pergunta: Não existem ícones para o disco rígido no Desktop .

Se você tiver um disco rígido IDE, isso geralmente significa que o BIOS não detectou a unidade de disco rígido. Vá para o BIOS da placa-mãe e verifique se o disco rígido é detectado pelo BIOS corretamente. Se você tem um dos recentes "Serial ATA" unidades de disco rígido, eles não são suportados nesta versão do Knoppix. Tente uma nova versão do Knoppix.

Pergunta: Eu ainda não consigo acessar o disco rígido .

A partição pode ser criptografado, o que significa que pode ter sido especialmente criado com o propósito de torná-la inacessível às ferramentas externas, como o Knoppix. A tabela de partição pode ser incorreta, ou pode haver erros. No pior dos casos, a unidade pode ser fisicamente danificado; para ouvir bola de ping-pong quicando ruídos ou barulho alto.

Pergunta: Como posso verificar e testar o meu disco rígido ?

Knoppix tem muitas ferramentas embutidas, mas eles estão fora do escopo deste livro. Você vai precisar de um livro mais avançado, um amigo bem informado ou ajuda on-line para usar essas ferramentas. Dito isto, aqui está uma dica. Para listar os comandos que têm as palavras "dos", "ntfs" ou "divisão" em qualquer lugar em sua breve descrição, digite:

k-man dos partição NTFS