Como montar um computador/Silenciando

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta seção fala sobre como diminuir o ruído causado pelo computador. Enquanto que no overclock você provavelmente não se importará com barulho desde que haja desempenho, haverá outros que se importarão, e talvez não queiram fazer overclock. Isso porque seria difícil fazer overclock sem aumentar o ruído, pois por exemplo, as ventoinhas precisam trabalhar em uma velocidade maior para resfriar o sistema.

Uma das principais fontes de barulho desagradável vem de ventoinhas (em inglês fans) presentes na CPU, no gabinete, na fonte de alimentação, na placa de vídeo, etc. Mas até discos rígidos podem fazer barulho (principalmente os defeituosos).

Resfriamento com ar[editar | editar código-fonte]

Quando geralmente falamos de resfriamento por ar, falamos de resfriamento por ventoinhas (aqueles ventiladores pequenos que ficam em cima das peças em um computador). Mas existe também o resfriamento passivo, que é feito através do uso de algum componente feito de algum material que transmite muito bem o calor (ex.: cobre).

Ventoinha maior[editar | editar código-fonte]

As ventoinhas que costumam fazer muito barulho são as menores (as de 80mm ou 92mm), elas podem ser substituídas por ventoinhas maiores (de 120mm). Como a ventoinha maior abrange mais ar, ela consegue a mesma eficiência do que a pequena, no entanto com menos rotação (o que faz diminuir o ruído). Geralmente materiais de alta qualidade podem reduzir os ruídos, mas a tática anterior de substituir uma menor por uma maior ainda é mais válida.

Limpeza[editar | editar código-fonte]

Às vezes por incrível que pareça, o que as ventoinhas precisam é de limpeza. Muitas vezes um usuário esquece de limpar o computador, logo a poeira acumula nas ventoinhas, o que gera muito barulho devido ao atrito entre a poeira e as pás da ventoinha, ou pela ventoinha trabalhar com uma potência maior para suprir a deficiência do resfriamento (roda mais rápido).

Ventoinha regulada por temperatura[editar | editar código-fonte]

As ventoinhas com mais recursos, como por exemplo, reguladas pela temperatura, são bem mais silenciosas do que as outras que não são. Isso porque a rotação da ventoinha é regulada de acordo com a necessidade. Se o computador requer pouco resfriamento, então a ventoinha estará trabalhando em uma velocidade muito baixa. Mas também existem outras alternativas: como diminuir a voltagem para as ventoinhas, para assim trabalharem com menor rotação.

CPU[editar | editar código-fonte]

Geralmente a ventoinha que mais faz barulho é a CPU. Mas existem CPUs que de tão pouco calor que geram, necessitam de apenas um simples dissipador sem necessitar de uma ventoinha. Este tipo de resfriamento se chama: resfriamento passivo. É o caso das CPUs de baixo custo da VIA. Então vale a pena saber se há necessidade de ter uma CPU de alto desempenho. Mas caso necessite de uma ventoinha, verifique se há opção na BIOS para que a ventoinha possa trabalhar de forma otimizada de acordo com a necessidade.

Fonte de alimentação[editar | editar código-fonte]

As que fazem muito barulho devem ter suas ventoinhas substituídas.

Gabinete[editar | editar código-fonte]

Ventoinhas de gabinetes quando fazem muito barulho, podem ser controladas por resistores, mas elas também podem ser substituídas por outras ventoinhas de melhor qualidade. Também, as ventoinhas menores pode ser substituída por ventoinhas maiores.

Placas de vídeo[editar | editar código-fonte]

Placas de vídeo geralmente possuem uma ventoinha com mais recursos, elas variam a rotação da hélice conforme a necessidade. Às vezes estas ventoinhas até podem ser substituídas por um tipo de resfriamento passivo.

Resfriamento com água[editar | editar código-fonte]

Conhecido também por Watercooling, resfriamento por água, é uma maneira muito eficiente para reduzir os ruídos, pois ela diminui radicalmente o número de ventoinhas em um computador. Isso porque a maioria dos sistemas internos de resfriamento por água, necessitam de uma ventoinha para resfriar o radiador, mas é uma só ou muito poucas. Somente nos sistemas externos é mais comum encontrar um kit assim, sem ventoinha.

Esse tipo de resfriamento líquido parece ser mais bem apreciado pela comunidade do que o feito por óleo, pois há uma maior facilidade de limpeza, e a água consegue reter melhor o calor. Para você montar um o ideal é comprar um kit de resfriamento por água.

Ambox important.svg Embora pareça muito interessante montar um sistema assim, tenha em mente que água não combina muito com circuitos elétricos. Bem, não os tradicionais. Recomendam que caso ocorra um vazamento, rapidamente desligue o computador para que assim minimize o contado da água com os componentes.

Resfriamento com óleo[editar | editar código-fonte]

Por incrível que pareça aos usuários de computador, existem pessoas que usam óleos usados em automóveis. Isso é bem comum visto que as propriedades dos óleos usados não incluem condutividade elétrica, o que facilita seu uso em computadores. Eles até chegam a "mergulhar" peças nestes óleos. Parece interessante, mas imagine limpar estas peças caso for vendê-las, ou trocar alguma.

Resfriamento com nitrogênio líquido[editar | editar código-fonte]

É o mais exótico dos resfriamentos, porém, o mais caro de todos aqui apresentados. Ele funciona porque o nitrogênio pode se manter na forma líquida a baixíssimas temperaturas. É também muito procurado como uma "alternativa exótica" devido a facilidades de encontrá-lo no mercado.

Ambox important.svg O nitrogênio em contato orgânico pode trazer queimadoras de frio, em contato com materiais quentes expande-se muito rápido e em uma proporção muito grande, pode gerar asfixia em ambientes fechados. [1]

Outras dicas[editar | editar código-fonte]

HD[editar | editar código-fonte]

Discos rígidos podem fazer muito barulho, especialmente se não estão trabalhando de forma otimizada. Existem alguns fabricantes que providenciam ferramentas para reduzir o ruído causado pelos discos rígidos.

Outra alternativa é trocar o HD por um mais moderno (igual de computadores portáteis). Mas o preço pode ser o impedimento para essa mudança. Mas no geral se você pretende reduzir o ruído, a melhor opção no momento é comprar discos SSD.

Gabinetes[editar | editar código-fonte]

Gabinetes com materiais mais densos geralmente isolam mais os ruídos. Isso ocorre porque materiais mais densos vibram menos. Mas também você pode comprar espuma acústica para melhorar o isolamento acústico. Mas ao usar uma espuma dessas, você terá que verificar novamente se dentro do gabinete a temperatura não voltou a subir, porque isso pode aumentar a velocidade de trabalho das ventoinhas.

Cabos[editar | editar código-fonte]

Ao organizar os cabos dentro do gabinete as ventoinhas não precisarão de trabalhar a uma velocidade maior do que a necessária. Pois quanto melhor for o fluxo de ar dentro do gabinete, menos haverá calor, ou seja, menos haverá necessidade de refrigeração.

Underclocking[editar | editar código-fonte]

Fazer underclocking e fazer o processo inverso do overclocking, é reduzir o desempenho do computador. E esse tipo de mudança reduz o ruído principalmente nos casos em que o computador é refrigerado por ventoinhas.

Este tipo de mudança pode ser ajustada, porque nem sempre todos os usuários requerem o máximo da performance de um computador. O que seria verificado com computadores voltados apenas para o acesso a internet.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Wikipédia: Nitrogênio líquido.