Café/Maneiras de preparar a bebida

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Uma xícara de café turco servida em um restaurante em Istambul, na Turquia
  • Café à moda turca: é o café não filtrado. Esquenta-se a água filtrada junto com o pó de café e o açúcar e se coloca na xícara. Espera-se o pó de café se depositar na xícara para então tomá-lo. É a maneira típica de se tomar café na Grécia, Turquia e Oriente Médio.[1]
  • Café coado: esquenta-se a água filtrada e joga-se-a sobre pó de café previamente colocado em um filtro de papel ou pano. Consome-se o líquido coado. É um método muito popular no Brasil.
  • Prensa francesa: consiste em um recipiente dotado de um mecanismo que faz pressão sobre a mistura de água e pó. O mecanismo possui pequenos furos que somente deixam passar o líquido do café, retendo as partículas do pó.
  • Cafeteira italiana, moka ou percolação: é o método mais popular na Europa. Consiste em um bule especial, com um compartimento inferior onde a água filtrada é esquentada no fogo. A água em ebulição sobe por um duto onde entra em contato com o pó de café, produzindo café que é guardado em um compartimento superior do bule.
  • Café expresso ou espresso: trata-se de uma máquina, de origem italiana, que faz a água passar pelo pó do café com cerca de 15 bar de pressão, proporcionando um café denso e cremoso.

Referências