Bichos da mata/Tucunaré

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
Peixe da família do Tucunaré.

Tucunaré[editar | editar código-fonte]

Aparência[editar | editar código-fonte]

O Tucunaré é um peixe que pode medir entre 30 centímetros e 1 metro.

Seu corpo é longo e estreito, cheio de escamas, de cor amarelo-esverdeada, por cima ele é escuro mas a barriga é branca.

Conforme a espécie eles podem ter manchas e pintas mas a característica do Tucunaré é a mancha redonda na cauda.

Onde vive?[editar | editar código-fonte]

O Tucunaré é natural da bacia amazônica. Hoje ele pode ser encontrado em outros locais porque os pescadores os levaram para outros rios.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Esse é um peixe muito guloso e dos maiores predadores nos rios. Come peixes adultos, filhotes, pitus, qualquer tipo de inseto que caia na água. Na verdade, enquanto os filhotes deles não têm a mancha na cauda, podem virar comida também.

Quando ele persegue uma presa não desiste e vai atrás até pegá-la.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

É um peixe que vive durante o dia, quando fica escuro, ele dorme no fundo. São peixes que vivem sempre nos mesmos lugares. Esses peixes gostam das águas mansas ou paradas como rios de águas baixas, lagoas e igarapés. No início da manhã e no fim do dia eles se alimentam perto das margens, quando a água é mais quente, durante o dia eles vão para o meio da lagoa.

Quando o peixe é adulto vive sozinho ou em pares. Quando ainda é muito filhote, vive em cardumes muito grandes. Quando já está quase adulto passa a viver num cardume com menos peixes.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Peixe da família do Tucunaré.

Em geral a época de reprodução é o inverno, porque as águas estão menos quentes.

Os pais fazem seu ninho entre pequenas pedras e a fêmea vigia o local. O macho por sua vez, nada em volta para evitar os intrusos.

Até os dois meses de idade, os pais cuidam dos filhotes que são chamados de alevinos e não têm a mancha na cauda.

Quando são alevinos (quando nascem) eles têm três pintas pretas no corpo. Conforme crescem, essas pintas viram listras verticais que são mais nítidas quando o peixe está bem de saúde e vivendo num local saudável.

Depois que se separam dos pais, os filhotes vivem na vegetação das margens e já apresentam a mancha na cauda. É nessa época que eles se juntam em cardumes enormes e vão embora para locais onde a água é quente.

Predadores[editar | editar código-fonte]

Como é um peixe grande e bravo, ele praticamente não tem predadores, com exceção a jacarés, botos e claro o homem.

Esse peixe sofre muito por causa da pesca principalmente a profissional, pois na bacia amzônica praticamente não existe fiscalização. Muitos tem falado sobre a pesca esportiva, mas, esta praticamente não causa impacto na natureza. A Pesca esportiva ou pesca e devolução é muito conhececida, difundida e respeitada principalmente fora do Brasil.O maior problema na predação do tucunaré hoje é sem dúvida a total ausência do estado para a preservação, estudo e desenvolvimento sustentavel da Amazonia. Mas, esta especia em especial esta distante da extinção. Mas, se faz necessário estudos e a preocupação do estado, pois os grandes exemplares desta especié esta se tornando cada vez mais raro.