Saltar para o conteúdo

Bichos da mata/Sucuri

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Sucuri

É uma cobra muito assustadora porque é enorme, pode medir até 8 metros e pesar até 150 quilos.

Seu corpo, do pescoço até o rabo tem desenhos parecidos com a letra O. Na cara ela tem dois riscos, um de cada lado.

Na Amazônia, nas regiões alagadas, cavernas e na floresta sempre perto das margens dos rios. Essa Sucuri de que estamos falando é chamada de Sucuri-verde.

Também existem outras espécies de Sucuris em diversos lugares da América do Sul.

Alimentação

[editar | editar código-fonte]

É um bicho carnívoro, portanto come peixes, sapos, macacos, jacarés, aves, tartarugas, antas... Se ela está com fome e o bicho está por perto, ela não escolhe muito não, come qualquer um.

De um modo geral, elas atacam qualquer bicho que pese a mesma coisa ou menos do que ela. Se ela estiver faminta de verdade, pode atacar até mesmo seres humanos.

Sucuri.

Essas cobras evitam se aproximar de humanos, afinal eles não são seu prato preferido. Se necessário elas atacam os humanos com uma mordida, muito rara a história da Sucuri que comeu gente (só mesmo se ela estiver faminta e sem outra opção).


Elas ficam ativas ao entardecer e a noite. As Sucuris não são peçonhentas, ou seja, elas não matam usando veneno. Para caçar, elas esperam nas margens dos rios e quando a caça se aproxima para beber água, elas atacam no pescoço. Depois abraçam a presa e apertam, matando por constrição ou afogada dentro do rio.

As Sucuris chocam seus ovos dentro do corpo (ovoviviparas) durante mais ou menos 240 dias. Depois de 6 meses, nascem entre 20 e 40 filhotes, que sabem viver perfeitamente sozinhos.

O problema dos filhotes é que são muito pequenos e poucos sobrevivem para chegar à idade adulta porque são vítimas de diversos predadores como as onças, as piranhas e os jacarés.

Como vimos acima, os predadores das Sucuris filhotes são bichos da natureza, uma vez que, quando são adultas e enormes, elas é que são as predadoras.

No caso das cobras adultas, os homens são os maiores predadores porque a pele da Sucuri é muito valorizada. Também matam as Sucuris por medo das histórias fantasiosas de que elas comem crianças.