Bichos da mata/Boto

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Boto comendo peixe.

Boto vermelho[editar | editar código-fonte]

Aparência[editar | editar código-fonte]

Os botos são mamíferos que vivem na água na região amazônica, o maior deles é o boto-vermelho que é conhecido como boto cor-de-rosa.

O corpo dos botos é completamente flexível, eles conseguem virar muito a cabeça, muito mais do que os primos golfinhos (que vivem em águas salgadas).

Suas nadadeiras dianteiras são bem desenvolvidas e são mais curvas, Eles têm uma espécie de bico denteado, longo e estreito, apropriado para pegar o alimento por entre as folhagens dos rios.

A cor do corpo do boto muda com a idade. Normalmente, ele é cinza escuro quando filhote, depois vai ficando de um cor-de-rosa cada vez mais vívido até começar a desbotar e ficar quase branco.

A visão dos botos é fraca, mas para compensar eles possuem uma espécie de radar. Sobre a cabeça eles têm um tipo de corcova, chamada melão, por onde emitem ondas sonoras. Essas ondas fazem eco quando batem sobre corpos sólidos, é assim que os botos se orientam nas águas barrentas dos rios.

Onde vive?[editar | editar código-fonte]

Os botos são encontrados nos rios da Amazônia. Rio Amazonas, rio Negro e em outros rios que fazem parte dessa região.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Eles gostam de peixes e nos rios existe uma grande variedade deles. Também tem caranguejos e até pequenas tartarugas que eles comem na falta dos peixes.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Eles são encontrados sozinhos ou aos pares, filhote e mãe. Nadam devagar, são curiosos, inteligentes e muito alegres. Aceitam bem os seres humanos, assim como os golfinhos. Eles gostam de brincar pulando bem alto para fora da água, principalmente ao amanhecer e entardecer.

Inia ou boto- vermelho.

Os índios da Bolívia chamam esse golfinho de Inia, depois ele foi chamado de boto cor-de-rosa, mas na verdade, seu nome é boto-vermelho. Ele é conhecido assim tanto pela população da beira dos rios como pelos pesquisadores.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A gestação do boto leva 8 meses e meio e ninguém sabe até que idade eles mamam.

Predadores[editar | editar código-fonte]

Como de hábito a maior ameaça aos botos é o homem. As redes de pesca, a caça, a destruição de seu habitat com a poluição dos rios.