Bichos da mata/Cachorro-vinagre

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cachorro-vinagre.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Esses animais nem parecem muito com um cachorro, como nossos cães domésticos, parecem mais com mais com pequenos ursos, são muito interessantes.

Para começar são pequenos, com uns 30 cm de altura e pesam no máximo 7 ou 8 quilos. O pelo deles é de cor marrom meio avermelhada e quase preta embaixo do pescoço, na barriga, patas e cauda.

Suas orelhas são pequenas, as patas são curtas e seus dedos possuem membranas para poderem nadar com mais facilidade.

Onde vive?[editar | editar código-fonte]

Na floresta, em diversos países das Américas central e do sul.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Eles são carnívoros e podem comer insetos por necessidade. Quando estão em bando eles conseguem caçar pacas, gambás, cutias, rãs e patos. Isso quando estão livres, na natureza.

Em cativeiro, eles comem ração, carne crua e frutas.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

São animais que gostam de viver em grupos. Andam juntos até 10 cachorros-vinagre, isso é um bando, e assim eles se protegem e podem caçar animais maiores.

Quando andam assim juntos, eles se comunicam usando sons variados e agudos.

Eles têm unhas fortes que usam para escavar buracos, assim abrem túneis no chão que usam para se abrigar. Também gostam de morar em ocos de árvores.

Como já vimos, eles possuem membranas entre os dedos então, nas regiões alagadas eles se saem muito bem porque são ótimos nadadores.

São muito raros de se ver na natureza porque são arredios e vivem escondidos na mata. Seu nome vinagre é por causa da cor que parece com a cor do vinagre.

Cachorros-vinagre em zoológico.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Não se sabe muito sobre o cachorro-vinagre na natureza. A maior parte do que se sabe, foi adquirida na observação desses animais nos zoológicos.

Eles normalmente têm de 3 a 4 filhotes que desmamam com uns 3 meses de idade. A gestação dura 67 dias.

Predadores[editar | editar código-fonte]

Esse animal está na lista de animais em extinção por causa do desmatamento. Assim que a mata diminui eles somem. Não se sabe de fato como eles se comportam na natureza e nem quantos existem em cada local, todos os estudos foram feitos com animais em cativeiro.