Bichos da mata/Bicho-preguiça

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bicho-preguiça.

Bicho-preguiça[editar | editar código-fonte]

Aparência[editar | editar código-fonte]

Todo mundo fala que o bicho-preguiça é muito bonitinho. Realmente sua expressão é simpática, parece que ele está rindo.
Esses bichos em geral são de cor cinzenta com riscos brancos ou marrom e podem ter manchas claras ou pretas. As vezes pensam que eles têm pelos verdes, mas na verdade, é porque algumas algas verdes grudam nos seus pelos, isso é bom, porque serve de disfarce no meio das folhagens. Essas algas também servem de comida para lagartas de mariposas.

Os braços e pernas das preguiças são compridos, o corpo é curto e a cauda é curta e grossa, isso é para facilitar sua vida, sempre de cabeça para baixo dependurada nos galhos altos.

Elas podem ter dois ou três dedos com longas garras nas mãos. Esses bichos não têm dentes incisivos mas, o resto dos seus dentes cresce sempre, porque não tem esmalte e portanto se desgasta.

As preguiças tem a visão muito fraca e se orientam, na maior parte das vezes, pelo olfato.

Onde vive o bicho-preguiça?[editar | editar código-fonte]

Eles vivem nas florestas, não só na floresta amazônica, mas algumas espécies também vivem em outros locais das Américas, que também tenham matas. Elas passam praticamente toda a vida nas copas das árvores, raramente descem ao chão. Se for mesmo necessário descer e para fazer suas necessidades, elas se viram muito bem dentro d´água, são boas nadadoras.

Elas podem viver até 40 anos.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Esse é um grande problema para se manter as preguiças em cativeiro. Sua alimentação é muito restrita, elas gostam de folhas novas, apenas de algumas árvores como a embaúba, a ingazeira e a figueira.

A preguiça não tem os dentes incisivos, então ela parte as folhas com a boca, os lábios dela são bem duros. Mais um detalhe, as preguiças não bebem água.

Bicho-preguiça.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

A preguiça tem hábitos noturnos, vive em pequenos bandos, mas, principalmente, tem detalhes muito curiosos.

Esses bichos só fazem cocô e xixi a cada 7 ou 8 dias, já pensou? É nessas horas que elas descem das árvores, para fazer suas necessidades no chão. Nesse momento é quando elas estão mais vulneráveis, porque não sabem se defender e ficam expostas.

Outra curiosidade é que os pelos da preguiça crescem da barriga na direção das costas, ao contrário dos outros animais. E sabe porque isso acontece? Porque como esse bicho vive de cabeça para baixo, e assim, a água da chuva escorre com mais facilidade.

Já viram que a preguiça vira a cabeça sem mover o corpo? Pois é, as vezes a cara da preguiça fica nas costas porque elas têm mais vértebras no pescoço.

Além disso, o nome da preguiça vem do fato delas dormirem 14 horas por dia, nesses momentos sua respiração é lenta, assim como suas reações e digestão.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Até para namorar a preguiça prefere a copa das árvores. Normalmente tem apenas um filhote a cada ano, que carrega sobre as costas ou sobre a barriga durante os primeiros nove meses de vida.

Bicho-preguiça de três dedos.

Predadores[editar | editar código-fonte]

Os predadores naturais do bicho-preguiça são o gavião real, as onças e algumas serpentes. A defesa das preguiças é apenas sua capacidade de ficar bem disfarçada no meio da folhagem.

Nesse item precisa ser destacado o fato do desmatamento estar acabando com o habitat do animal, especialmente porque, acabando com árvores de cujas folhas elas alimentam, fica impossível sua sobrevivência. Além disso, pelo fato da preguiça ser um animal muito lento, ela se torna presa fácil para os caçadores e traficantes de animais.