Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q59925108

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Convento de Santa Tereza

Convento de Santa Tereza
 
Ficha catalográfica

Título: Convento de Santa Tereza
Identificador no Wikidata: Q59925108
Número de inventário: 1-19038-0000-0000
Criador(a): Alípio Dutra
Data: 1919
Coleção: Coleção Museu Paulista, Coleção Fundo Museu Paulista
Instância de: pintura
Material utilizado: tinta a óleo
Altura: 82 centímetros, 57,7 centímetros
Largura: 113,5 centímetros, 88,5 centímetros
Localização: Museu Paulista
País de origem: Brasil
País: Brasil
Retrata: convento, capela, janela, porta, Rua Boa Morte, meio de transporte, cavalo, edifício, ser humano
Google Arts & Culture ID: 9AHwejAj-DFbhw

 
Audiodescrição

Edite a audiodescrição
Convento de Santa Tereza é uma pintura de Alípio Dutra, de 1919, feita com tinta a óleo. A obra possui 57,7 cm de altura por 88,5 de largura e pertence à coleção do Museu Paulista.

A pintura apresenta a fachada e parte lateral direita de um convento, ocupando quase toda a extensão horizontal da tela. A metade superior do quadro é ocupada por um céu azul arroxeado com nuvens esparsas, também em tons de roxo. Na base da tela, ocupando um quarto do espaço horizontal, há um chão de pedras cinza, no qual quatro personagens andam separadamente, próximos ao convento.

O convento é um edifício de dois andares com uma pequena torre na esquina, às esquerda do espectador. A torre possui um telhado triangular esverdeado com uma cruz fina preta em seu topo e duas janelas marrons de bordas arrendondadas na parte superior.   

A fachada do convento possui, à direita, 12 janelas azuis de bordas marrons - quatro delas no térreo, com uma porta entre elas. Ao lado esquerdo, há 5 janelas, todas no primeiro andar, também azuis de bordas marrons. No centro da fachada, há mais 3 janelas, dessa vez, azuis com bordas brancas quadriculadas. Há também três portas na frente do edifício: uma à direita, cercada pelas janelas, uma central e uma outra próxima ao canto esquerdo, todas de bordas marrons. A fachada do convento é majoritariamente branca, com uma faixa laranja terrosa horizontal até a altura da metade das portas. A faixa laranja aparece também verticalmente nos três cantos visíveis da torre. O telhado do convento é marrom.

A lateral do convento possui duas janelas. Próximas a ela, nota-se a figura de uma mulher de saia longa branca e parte superior vermelha. Outra mulher está mais à frente, usando vertido rosa, próxima à torre. Já na fachada do convento, vê-se um homem de blusa azul e calça branca. Ao lado direito da obra, há um homem de calça branca sobre um cavalo marrom.