00% concluído

Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Este Wikilivro tem por objetivo problematizar o processo de aquisição e desenvolvimento de leitura e da escrita, oferecendo conceitos e reflexões a respeito da linguagem humana assim como a relação entre conceitos básicos da educação e psicologia de maneira a mostrar possibilidades de intervenção efetiva no processo de alfabetização de crianças.

De modo a permitir o desenvolvimento de tais objetivos, este Wikilivro irá elucidar o histórico da leitura, suas funções e aspectos de seu desenvolvimento: os fatores de influência e objetivos. Além disso, mostrará como a leitura contribui para a formação crítica do cidadão, em suas diferentes fases de aprendizado, incluindo a instituição escolar ao citar algumas estratégias de leitura proveitosa na escola. Também mostrará a relação da criança com o desenvolvimento da escrita, destacando o papel da instituição escolar e do profissional docente no processo de ensino e aprendizagem da escrita pelo educando, conectando linguagem oral e a segmentação escrita.

Em benefício da atuação de futuros profissionais da área de Educação, Psicologia e Psicopedagogia, este Wikilivro mostrará diferentes aspectos do processo de alfabetização, seu cenário atual no Brasil relacionado aos conceitos de alfabetização e letramento, tocando em personalidades importantes como Paulo Freire, no seu método de alfabetização, assim como Piaget e Vygotsky, analisando as divergências e aproximações para a compreensão da aquisição e desenvolvimento da linguagem.

Capítulos

Breve Percepção Histórica da Leitura

A Leitura e sua Função

Principais Aspectos do Desenvolvimento da Leitura

A Leitura na Formação Crítica e Reflexiva do Cidadão

Criança e o Desenvolvimento da Escrita

O Processo de Alfabetização

O Cenário Atual da Alfabetização no Brasil

Conceitos de Alfabetização e Letramento

O Método Paulo Freire de Alfabetização

Piaget e Vygotsky: Divergências e Aproximações para a Compreensão da Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

Bibliografia