Saltar para o conteúdo

Aplicações do GeoGebra ao ensino de Matemática/Conteúdos matemáticos dos PCN

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


O GeoGebra possibilita trabalhar de forma dinâmica em todos os níveis da Educação Matemática. A abordagem que apresentamos está embasada nas exigências dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), tanto do Ensino Fundamental[1] quanto do Ensino médio, apresentamos a seguir os conteúdos que serão abordados em cada nível. Lembrando que o leque de possibilidades e de aplicações pode ser ampliado por aqueles que estiverem interessados em colaborar com o aprimoramento deste texto.

Tópicos do Ensino Fundamental

[editar | editar código-fonte]

Vários conteúdos matemáticos que estão presentes nos PCN do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, podem ser abordados de forma dinâmica em sala de aula ou em um ambiente informático com a utilização do GeoGebra. Eis alguns exemplos: o estudo de figuras planas, perímetros, áreas, medida de ângulos, os Teoremas de Tales e Pitágoras, o Teorema Fundamental da Semelhança, eixos coordenados, planos cartesianos, homotetias e simetrias.

Tópicos do Ensino Médio

[editar | editar código-fonte]

Da mesma forma as sugestões para aplicação do software no Ensino Médio são:

  1. No primeiro ano: noções de funções, trigonometria do triângulo retângulo. Geometria plana (semelhança, congruência e representações de figuras planas).
  2. No segundo ano: funções trigonométricas. Trigonometria do triângulo qualquer e da primeira volta. Comprimentos, perímetros e áreas,
  3. No terceiro ano: geometria analítica (representações do plano cartesiano e equações; interseção e posições relativas de figuras planas).
  1. Consulte os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática do Ensino Fundamental acessando o Volume 03 da coleção.