A cultura da manga/Características botânicas
Informações taxonômicas da manga:
- nome científico = Mangifera indica
- Reino = Plantae
- Divisão = Anthophyta
- Classe = Magnoliopsida
- Ordem = Sapindales
- Família = Anacardiaceae
- Género = Mangifera
- Espécie = M. indica
A mangueira é um árvore de porte médio a alto (10 a 30 metros), com copa cheia e arredondada ou rala e globosa, compacta ou aberta. As folhas são lancioladas, coriáceas, com cabo ou pendículo curto.
A inflorescência ocorre em de duas mil a três mil panículas por planta que originam até dezesete mil flores. Desse número, no entanto, apenas uma baixa porcentagem se transforma em fruto, ocorrendo um desbaste natural. Apenas três frutos em médias por panícula e muitos caem pela açnao do vento e das chuvas. A floração ocorre, dependendo da região, de agosto a março.
As carcaterísticas do fruto da mangueira variam muito em termos de tamanho, peso e forma. Dependendo da variedade, o fruto é mais ou menos fibroso, a cor da casca é verde ou alaranjado, a cor da polpa é mais ou menos intensa, o sabor é mais ou menos doce, etc. De modo geral, os frutos tês um único caroço ou semente, que guarda o embrião, e amadurecem entre 100 e 150 dias após a floração. A manga é rica em prebióticos, Vitamina C, caretonóides e fibras alimentares.
Quanto ao sistema radicular, um estudo feito na Nordeste em plantação da variedadeTommy Atkins, com mangueiras de 4 anos, com 4 metros e meio de altura, revelou que 84% das raízes de absorção de água e de nutrientes estão localizadas nas camadas de solo até 60 cm de profundidade. 100% das raízes de sustentação estão nessa faixa.