A Secretária Moderna/O perfil do novo profissional

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< A Secretária Moderna
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Para Maria Odete Rabaglio no seu livro gestão por competências define “competências como um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas. Para ela, ser competente e ter competência são coisas diferentes”.

Uma pessoa pode ser competente ao realizar uma determinada tarefa, mas isso não significa que ela seja sempre competente, ou seja, pode ser designada a fazer outra tarefa e não obter o mesmo nível de satisfação. Ter competência para a realização de uma tarefa significa ter conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis com o desempenho dela e ser capaz de colocar esse potencial em prática sempre que for necessário.

Para Fleury (2000) competência implica ouvir de maneira responsável, mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor económico à organização e valor social ao indivíduo é saber agir de maneira, ou seja, o responsável deve entregar-se completamente para a empresa e comprometer-se com seus objectivos. Assim, o novo perfil da secretaria moderna envolve que ela tenha as seguintes competências para melhor desempenhar as suas funções: